"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

REVENDO CONCEITOS E OPINIÕES

Durante muito tempo fui motivo de comentários em minha cidade, especialmente por minhas posições políticas, sempre radicais. Ouvi todo tipo de coisa. Das falas mais insanas as mais inusitadas, contudo, por acreditar nas intenções dos que me cercavam, segui com o que eu acreditava ser uma ideologia de vida. Por mais inteligentes que sejam, as pessoas quando diante de algo arrebatador, fecham os olhos para as coisas que acontecem ao seu redor, como acontece quando estamos apaixonados. Ficamos completamente embevecidos com a figura de nosso amado, passando a ignorar qualquer comportamento, que para os outros, não condiz com quem está de fato apaixonado.

Em virtude de algumas características que adquiri com o tempo, como perspicácia e destemor, aliados a informação, sempre fui apontada como porta-voz dos que se consideravam injustiçados, e assim, em pouco tempo, me tornei uma figura odiada por uns e detestada por muitos. Passei a "representar" as pessoas que não queriam se expor diante do poder executivo, para sempre parecerem boazinhas. Curiosamente, quando eu precisava de alguma coisa, como todo ser humano, era sempre atendida por quem eu tratava como algoz. Não é curioso? Aquelas pessoas que recorriam a mim para que fosse porta-voz de suas agruras, sempre desapareciam, retornando apenas quando lhes era conveniente.


Como todo indivíduo inquieto, andei em busca de respostas, acreditando que as alternativas, que estavam-me sendo apresentadas seriam as melhores, mas, apenas me deparei com demagogias, soberba e auto-suficiência, que serviram para me mostrar o quanto eu estava equivocada, em condenar sumariamente algumas figuras do cenário politico de Gravatá, sem que sequer tivesse-lhes dado a chance de apresentar um argumento, uma defesa.


Por longos 5 anos, gritava aos sete cantos que não suportava o ex-prefeito Joaquim Neto, e fiz disso uma bandeira, que serviu de sombra pra muito covarde se esconder atrás dela. Há um sábio ditado que nos ensina: "Nunca diga nunca". A vida não abriria uma exceção justamente
pra mim, e isso, não por castigo, mas apenas para me mostrar que todas as pessoas cometem erros, mas o que importa é a vontade de corrigi-los e fazer optar pelo certo. Não cabe a mim emitir julgamento, muito menos decretar uma sentença condenatória. Muito pelo contrário. Todos nós, cristãos, já temos um justo juiz, que é o Pai Celestial. Viro esta página, afirmando que este episódio ficou para trás.


Reflitam nesse texto que acabo de ler:

Tamatoe, rei de Huahiné (uma ilha cerca de 80 milhas náuticas a noroeste do Taiti), tornou-se cristão em 1818, como resultado do trabalho de missionários da Sociedade Missionária de Londres. Alguns dos vizinhos pagãos de Tamatoe, numa ilha próxima, odiavam o cristianismo e decidiram queimar Tamatoe vivo, junto com alguns dos que se haviam tornado cristãos juntamente com ele.

A conspiração foi descoberta pelos cristãos e um bando deles escondeu-se perto da praia. Quando os inimigos saltaram das canoas, no escuro, foram desarmados sem sofrer nenhum dano físico. Agora sem armas, os pagãos tinham a certeza de que seriam executados de maneira cruel. Podemos imaginar a surpresa deles quando Tamatoe e seus companheiros cristãos passaram a tratá-los bem, explicando que Jesus ensinara Seus seguidores a serem bondosos com os inimigos.

Mas os cristãos foram além. Prepararam um suntuoso banquete e convidaram seus ex-inimigos a participarem da refeição com eles. Ao final do banquete, um dos chefes pagãos colocou-se em pé e disse que, por causa daquela inesperada bondade, ele havia decidido tornar-se um seguidor de Cristo. Outros fizeram o mesmo e dentro de alguns dias todos os ídolos pagãos na ilha deles foram destruídos, resultando na conversão do povo ao cristianismo.

A misericórdia que será alcançada pelos misericordiosos segundo nosso texto, não é necessariamente a misericórdia que os outros demonstram para conosco em retribuição àquela que estendemos a eles. Com freqüência, as "ternas misericórdias" dos outros são na verdade "cruéis". Prov. 12:10. Assim, uma tradução melhor de nosso verso provavelmente seja: "Felizes são os que têm misericórdia dos outros; Deus terá misericórdia deles."

Esse é o tipo de favor imerecido de que todos nós precisamos; em certo sentido, somos "inimigos" de Deus (Rom. 5:10), e Ele tem misericórdia de nós na mesma medida em que revelamos misericórdia ao nosso próximo. Esse é o mesmo princípio do perdão: Deus nos perdoa os erros assim como nós perdoamos os erros dos nossos semelhantes (ver S. Mat. 6:12). Os cristãos de Huahiné aprenderam e posteriormente praticaram esse princípio.
Liberdade da Prisão Espiritual

Estava... preso e fostes ver-Me. ... Em verdade vos afirmo que sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes. S. Mat. 25:36 e 40.

Em seu livro Just for Today (Por Hoje Só), James Keller conta como numa tarde de janeiro de 1951, Sakuichi Yamada, uma garota japonesa cristã, aproximou-se do superintendente da penitenciária numa das menores cidades do Japão. Entregou-lhe um pacotinho que trazia o endereço dela como remetente, e pediu que ele o entregasse a um certo criminoso condenado. Depois saiu em silêncio.

O pacote continha livros cristãos e uma confortadora carta da garota. A carta concluía com estas palavras: "Aos olhos de Deus, um criminoso é Seu filho." E a assinatura era, simplesmente: "Uma estudante." O superintendente da prisão entregou o pacote a um assassino que tinha sido condenado à execução por ter eliminado uma família de três pessoas. Quando o sentenciado leu os livros e a carta, foi profundamente tocado e escreveu para Yamada. Confessou-se como um endurecido criminoso e reconheceu que tinha medo de morrer, mas que desde a leitura dos livros e da carta seu temor havia diminuído notavelmente. Concluiu a carta dizendo: "Quão grande é a misericórdia de Deus para comigo, este pecador. ... Que Deus a abençoe."



"Se vós perdoardes aos homens as faltas que eles fazem contra vós, vosso Pai celestial vos perdoará também vossos pecados, mas se vós não perdoardes aos homens quando eles vos ofendam, vosso Pai, também, não vos perdoará os pecados". (Mateus, 6, 14 e 15)


"Não julgueis para não serdes; porque vós sereis julgados segundo tiverdes julgado os outros; e se servirá para convosco da mesma medida da qual vos servistes para com eles". (Mateus, 7, 1 e 2)



Ao citar as escrituras, não tenho a pretensão de parecer (muito menos de ser) puritana, ou algo do gênero. Trago apenas um ensinamento que aprendi durante o tempo em que acreditava nas boas intenções de alguns: é preciso ouvir todos os lados para se chegar a alguma conclusão, seja ela qual for. Não acredito em duendes, mas acredito em potencial, determinação, liderança.

Tenho certeza de que muitas pessoas, que continuam equivocadas com certo candidato, se ouvissem o que ouvi e vissem o que vi, perceberiam quais as reais intenções, e tal qual a mim, quando escutassem um certo slogan de campanha que se gaba dele teoricamente não ter pendências, respondo:"Por enquanto". E ainda: "Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra".

É muito fácil ser santo recolhido dentro de um mosteiro, sem estar sendo exposto as tentações. Dificil é ser luz no meio das trevas.

Contudo, o que importa nosso passado, se o próprio Jesus afirma que o lança no mar do esquecimento. Temos que olhar para a frente, e apostar em quem de fato tem conhecimento, competência, habilidade e determinação para realizar algo por nossa cidade. É hora de rever conceitos e opiniões.


Somos seres humanos em constante mutação. Só não muda quem estar morto, ou perdeu a capacidade de aprender. Assim sendo, dou por encerrado este capítulo da minha vida, que não tem lugar para rancor e caprichos alheios.


AOS QUE ME CRITICAM, DE FORMA CONDENATÓRIA, E ME APONTAM O DEDO, NÃO LEMBRO DE TER-LHES VISTO PAGANDO MINHAS CONTAS!!



________________
Texto extraído do site:
http://www.jesusvoltara.com.br/meditar/62_bem_aventurados.htmlcimento?
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails