"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

INTERCÂMBIO CULTURAL - ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOHN KENNEDY VISITAM ALDEIA XUKURU


Alunos da Escola JK posam ao lado do Cacique Marcos Xukuru



TRÊS TURMAS DA ESCOLA JOHN KENNEDY  REALIZAM AULA DE CAMPO NA ALDEIA VILA DE CIMBRES

Esta segunda-feira (23) começou bem diferente das demais para os alunos das 4ª séries da Escola Municipal John Kennedy. Acompanhados das professoras Alciene Vasconcelos, Nadilma, Sunamita Oliveira e Maysa Cavalcante, que também é gestora do CAIC, além das gestoras Denise Batista, Margarida e Hiolanda Cavalcante, os alunos foram até a Vila de Cimbres, aproximadamente 15 km depois de Pesqueira, onde fomos calorosamente recepcionados pelo coordenador Adjailson, além de todos os professores da escola, e em seguida, puderam ouvir uma palestra do próprio Cacique do povo Xukuru - Marcos Luidson, ou Marquinhos Xukuru, que falou sobre o processo de criminalização, a luta do povo pelos seus direitos, lembrando as vidas que foram sacrificadas por conta dessa luta, incluindo a de seu pai, o Cacique Chicão.
Os alunos participaram do toré, apresentado por crianças xukuru e por professores da escola, e depois, divididos em grupos, participaram de várias oficinas, como a confecção de barretina (um tipo de chapéu feito com folhas de coqueiro) e tacó (uma espécie de saia feita de palha de coco, usada nos rituais) colares e até a tocar o mimbi.
A Escola Municipal John Kennedy é uma das precursoras dentre as escolas públicas municipais de Gravatá a realizar um trabalho específico sobre a Cultura Indígena, visando esclarecer muitas questões responsáveis pela discriminação e pré-conceito contra os povos indígenas, especialmente os do nordeste brasileiro, normalmente "confundidos com a massa da população", ou chamados simplesmente de "caboclos", como nos lembra o Prof. Dr. Edson Hely, em diversos textos apresentados aqui que vale apena serem lidos.
Para realizar esta atividade, a escola sempre contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária ROSA DA SILVA MELO, que além de viabilizar o transporte, acompanha o desempenho dos alunos e o aproveitamento de toda equipe, sendo uma grande incentivadora deste trabalho.
No dia de hoje, além dos alunos, alguns professores do municipio da área de História também participaram deste intercâmbio, podendo ampliar seus conhecimentos, com essa experiência in locco, para posteriormente repassa-las a seus alunos.



Em frente a igreja católica, na Vila de Cimbres


Em frente ao Senado, construído pelo Marques de Pombal em 1940




Toré, com alunos e professores Xukuru
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails