"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
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quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A HISTÓRIA SE REPETE...

EM ROMA, PÃO E CIRCO PARA O POVO. EM GRAVATÁ, CREAM-CRAKER, KI-SUCO PARA AS CRIANÇAS, MIGALHAS E FOGOS DE ARTIFICIO PARA OS PROFESSORES !



Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.
Por aqui, após quase um ano de negociações, desde que o Piso Salarial Nacional dos Professores foi implantado, hoje foi comunicado a categoria, após mais de uma das dezenas de reuniões realizadas com o executivo, de que o valor retroativo, referente a diferença dos 2/3 que deveriam ser pagos no ano de 2009 será pago em 08 parcelas, com valor inicial de 10%., estendendo o pagamento para julho de 2010.

Embora não se tenha por aqui nenhum Coliseu, a relevante genialidade dos romanos, e não estejamos sendo literalmente devorados por leões, ainda somos manobrados e/ou manipulados por governantes que acreditam serem detentores de todos os direitos sobre nossos salários e opinões, como se fóssem propriedade privada ou individuos escravizados, cuja submissão devia ser totol aos seus senhores.
O grande agravo é a concordância que há, por parte de alguns, que, sentindo-se acuados em meio as diversas ofensivas, retaliações e ameaças que recebem, acatam uma decisão que só beneficia o executivo, não o funcionário, que trabalha arduamente para receber seus proventos, submetido a condições degradantes e indignas.

Busque saber, dileto(a) leitor(a) o número de professores que foram afastados do trabalho, apenas este ano, por depressão e diversos problemas de saúde, como DEPRESSÃO, tendinite, TOC, e outras patologias adquiridas pelas péssimas condições de trabalho. Some aos demais profissionais afastados nos anos anteriores.

É necessário ser redundante algumas vezes para que sejamos compreendidos: Enquanto as SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE, AÇÃO SOCIAL, e EDUCAÇÃO foram contempladas com aluguéis de prédios confortáveis e luxuosos, durante os quase 200 dias letivos que passamos em sala de aula, convivemos com falta de iluminação, falta de ventilação, salas com 2 metros quadrados e 30 alunos no interior, salas-garagem, salas com esgoto passando por cima do quadro de giz, salas quase ao ar livre (sem ser aula de campo), com o sol batendo no rosto e em todo o corpo dos alunos, falta de espaço para recreação, falta de merenda digna, porque não podemos chamar BOLACHA CREAM-CRAKER COM KISUCO, de merenda, especialmente para quem tem esta refeição como a única refeição do dia.

Das 06 capacitações realizadas, se falou no IDEB o tempo todo, esquecendo que nossas crianças, não são bonecos programaveis ao bel prazer de números, sem conferir-lhes a dignidade que elas precisam ter, da forma como devem ser tratadas, para que posteriormente, haja crescimento do IDEB. Juntar um "monte" de crianças na rua, embaixo de um toldo para distribur pipoca, NÃO lhes confere DIGNIDADE. Realizar 06 capacitações com função imediatista e curativa, NÃO confere QUALIDADE à educação.
A tentativa de coação e manipulação é uma sequencia de um processo iniciado em Gravatá há 07 anos atrás. O discipulo SUPERA o mestre!

Uma das CONDIÇÕES para que o executivo negociasse o retroativo com os professores, foi a retirada de um texto deste blog, que de acordo com informações recebidas por esta editora, foi dito pelo gestor que possuía inverdades. A outra, foi de que eu NÃO PARTICIPASSE da reunião, embora tenha sido eleita pela categoria como COMISSÃO DE BASE, para defender e representar os interesses da classe.Ora, o que dizer e pensar de um governo que se indispõe com uma funcionária pública efetiva, cidadã e sindicalista, impondo condições no minimo imaturas, para quem está a frente de um municipio? Que tipo de liderança é exercida por este governante? Onde está a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, garantida pelo regime democrático brasileiro, e a aptidão de lider? Seria esta ação uma prova de que este é um governo equivocado?

Embora o número de leitores deste blog ainda seja pequeno, se comparado a outros blogs,os textos aqui apresentados são lidos por pessoas inteligentes e sérias, que jamais concordariam com inverdades. Todos os fatos aqui relatados podem ser constatados. Os valores enviados pelo Governo Federal estão disponíveis no Portal da Transparencia e Tesouro Fazenda, dentre outros portais de prestação de contas que o Governo Federal tem disponiblizado.
Nunca se ouviu em Gravatá ( COM EXCEÇÃO DOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2008, NAS MADRUGADAS QUE ANTECEDERAM O PLEITO), tantos fogos de artificio! Uma moto que chaega a cidade, uma árvore plantada, uma caixa d'água doada, pipocas para as crianças e outras fulitidades do tipo.

As merendeiras "ganharam" uma festa, totalmente merecida, contudo, quando quiserem preparar uma sopa, precisarão LEVAR DE CASA ou pedir aos alunos as VERDURAS, alunos estes que, na maioria sequer tem verduras para consumir em casa, embora também sejamos um dos maiores produtores agrícolas do estado de Pernambuco, as verduras não são compradas aos nossos agricultores.
Algumas escolas usaram a verba federal do PDE (Programa Dinheiro na Escola) para realizar obras de acessibilidade, contudo os professores NÃO RECEBERAM formação para trabalhar com crianças deficientes!

O SALÁRIO DOS PROFESSORES É PAGO COM RECURSO DO FUNDEB, QUE ESTE ANO, CONFORME LINK DO GOVERNO FEDERAL, ENVIOU PARA GRAVATÁ ATÉ O MÊS DE NOVEMBRO, R$ 12.082.245,52, SEM O REPASSE DE DEZEMBRO QUE COSTUMA SER MAIOR DO QUE OS OUTROS MESES DO ANO, SENDO QUE, NO DOCUMENTO ELABORADO PELO GOVERNO MUNICIPAL PARA JUSTIFICAR A FALTA DE RECURSO PARA EFETUAR O PAGAMENTO DO RETROATIVO, DO MÊS DE JANEIRO A MAIO, CONSTA OS VALORES: R$ 5 142. 327, 84 COMO RECURSO USADO DENTRE OS 60% E R$ 4 273. 279,50 COMO O EQUIVALENTE DOS 40%, QUE SOMADOS CHEGAM A QUANTIA DE R$ 9 415. 607, 34. NÃO É PRECISO SER UM GÊNIO DA MATEMÁTICA PARA PERCEBER QUE, ALÉM DO CÁLCULO ESTAR COMPLETAMENTE "EQUIVOCADO", TRATANDO DOS PERCENTUAIS, HÁ UMA DIFERENÇA CONSIDERÁVEL ENTRE O VALOR ENVIADO PELO GOVERNO E O QUE FOI APRESENTADO PELO EXECUTIVO MUNICIPAL.

COMO É ÉPOCA DE NATAL, ACHO QUE O COELHO DA PÁSCOA SE ANTECIPOU, OU, TEM COISA NESSE SACO DO NOEL!!!

Para a Grade Curricular de 2010, continuaremos "ensinando" aos alunos Noções de Turismo, como se TODOS tivessem que se tornar COPEIROS, MODORMOS, FAXINEIROS, GARÇONS... REPITO: Todo trabalho é digno. Esse não é o foco. A discussão é referente, primeiro ao direito de escolha, segundo, a aplicabilidade e importância desta disciplina e terceiro, a falta de mercado de trabalho para todos na área de turismo. Nossas crinças precisam ambicionar um futuro melhor. Curiosamente, quem IMPLANTOU de forma totalitária esta grade curricular, TAL QUAL quem a mantêm, tem os filhos estudando em ESCOLAS PARTICULARES (alguns ao preço de R$ 3000,00 a mensalidade), onde não há esta disciplina, e onde EDUCAÇÃO FÍSICA é lecionada por PROFISSIONAIS HABILITADOS, como determina a Lei, além de terem professores com salários honrados.
Ainda acredito que a informação mudará a cara deste país! Enquanto isso: PROLETÁRIOS DO MUNDO, UNI-VOS!!


Fontes:

www.suapesquisa.com/imperioromano
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/municipios.asp

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