"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

NOTÍCIAS DE GRAVATÁ

Jovens Cientistas

Alunos de Gravatá ficam em 1º lugar na MOSTRATEC no Rio Grande do Sul

Gravatá foi bem representada na 24ª edição da MOSTRATEC no Rio Grande do Sul, uma feira de ciências que reuniu alunos de todos os Estados do Brasil, incluindo o Distrito federal e mais 22 países. A MOSTRATEC aconteceu no período de 26 a 31 de outubro e revelou grandes talentos, dando o primeiro lugar aos alunos Geórgia Pires, Fábio Denis, Kleiton Alves e Emerson de Oliveira, todos de Gravatá e estudantes do 3º ano da Escola Devaldo Borges. A invenção que garantiu o primeiro lugar na feira foi o Bioformicida natural feito a base de óleo essencial de laranja que serve para combater formigas domésticas. O produto foi desenvolvido pelos alunos há cerca de dois anos e vem sendo aperfeiçoado com o tempo. Orientados pelo professor de Química, Antônio D’oleron, os alunos demonstraram avanços e criatividade na área da bioquímica, até chegarem a criação do Bioformicida. O primeiro lugar já era esperado pelo professor, “Eu esperava pela vitória, já que eu acompanhei todo o processo de avaliação, e o projeto sempre estava em destaque, por esse motivo eu estava acreditando na vitória”, disse Antônio D’oleron.

A mesma intuição não tiveram alguns dos alunos, a exemplo de Geórgia Pires, única menina do grupo, que não compareceu à divulgação do resultado, “Eu nem fui saber do resultado, vi tantas pessoas de outros lugares, com projetos bons, que eu pensei que não fossemos chegar a lugar algum. Não acreditei quando meus amigos chegaram com a medalha e me deram, foi uma sensação, de incredulidade. Meu deus nós estamos em primeiro lugar, eu não acredito”, disse emocionada Geórgia. O mais confiante era o jovem Fábio Denis que tinha a certeza de que ele e seu grupo estariam entre os cinco primeiros lugares, “Eu tinha a certeza de que pelo menos entre os cinco nós ficaríamos, quando anunciaram o quinto lugar meu coração disparou, no quarto minhas esperanças ainda existiam, no terceiro passei a pensar que não seria desta vez, no segundo tive a certeza de que perdemos, e quando anunciaram o primeiro eu não acreditei, pra mim eu estava sonhando”, disse Fábio.

Todos receberam medalhas e certificados de participação do evento, e em agosto de 2010 os jovens estarão representando Gravatá mais uma vez, e desta será na MILSTE AMLAT feira da América Latina que acontecerá no Estado do Maranhão. Os jovens possuem todo um histórico de interesse escolar. ESTUDAM NA ESCOLA ESTADUAL DEVALDO BORGES DESDE A 5ª SERIE!! Participaram e ganharam o primeiro lugar do Ciência Jovem em Pernambuco e outras mostras de ciência que se destacaram. Atualmente estão buscando trazer para Gravatá a Mostra Científica Internacional. “É uma forma de mostrarmos para a cidade e região outros projetos de grande valor e inovação. Essa feira internacional acontece no Brasil, mas ainda não aconteceu em Pernambuco, e queremos trazer pra cá, e que seja em Gravatá”, disse o professor.

Os alunos participaram da MOSTRATEC com o apoio da Prefeitura de Gravatá, Secretarias de Educação e Infância e Juventude e de algumas lojas da cidade, que os alunos fizeram questão de agradecer, “Nós não podemos deixar de agradecer o apoio que tivemos da prefeitura, do nosso colégio, dos professores e de lojas do comércio da cidade que nos apoiaram e incentivaram nossos objetivos. Sem essa colaboração não seria possível”, disse Geórgia.

Quem quiser conhecer mais o trabalho dos jovens pode acessar o blog www.bioformicida.blogspot.com
Espaço Multimeios – Escola Amenayde Farias inaugura sala de estudos
Foi inaugurado na manhã desta quarta feira (04/10) na Escola Municipal Amenayde Farias, o Espaço Multimeios que conta com computadores e biblioteca agregados num mesmo lugar, possibilitando e facilitando o estudo e acesso conhecimento. O espaço tem disponível uma grande quantidade de materiais bibliográficos para pesquisa, tais como mapas, periódicos, livros, além de CDs e DVDs, jogos educativos, e sete computadores, todos com acesso a internet. O espaço multimeios também conta com funcionários e instrutores a disposição dos alunos para auxílio dos mesmos de acordo com as necessidades. Ao todo mais de mil alunos serão beneficiados com a sala de estudos.
O espaço foi implantado com recursos do PDE (Programa de Desenvolvimento Escolar). A inauguração contou com a presença do prefeito Ozano Brito, da secretária de educação Rosa Melo, secretários, vereadores, professores e alunos. A secretária de educação Rosa Melo, citou a importância do espaço para a educação dos alunos e a facilidade de aprendizado que terão a partir da implantação dessa sala de estudos, “Esse espaço multimeios será essencial para o desempenho escolar desses alunos que a partir de agora terão a facilidade e disponibilidade de materiais exclusivos de estudos. São mais de mil livros de várias matérias, e muitos outros tipos de materiais para os alunos”, disse Rosa Melo.
Um ponto inovador do espaço, é a possibilidade de alunos de outras escolas têm de visitar a Escola Amenayde Farias fazer pesquisas no espaço, “Os livros serão emprestados para os alunos da escola, no entanto, alunos de outras escolas poderão vir aqui e realizar suas pesquisas e fazerem seus trabalhos sem problema algum, aqui o espaço é dedicado ao conhecimento de todos”, disse Joana D’arc, professora e responsável pelo espaço. O espaço multimeios além de funcionar em horário de aula, funcionará também em horários extracurriculares. Segundo Joana D’arc, em média cerca de 40 livros são disponibilizados para os alunos só no período da manhã.
O prefeito Ozano Brito falou sobre a prioridade que a educação merece, ressaltando a força da juventude em tomadas de decisões e o conhecimento é o melhor caminho, “A educação deve estar sempre em primeiro lugar para que possamos construir um futuro melhor e os jovens são fortes. Esse espaço deve ser utilizado da melhor maneira para que todos sejam beneficiados e usufruam da tecnologia disponível”, disse Ozano. A diretora da escola, Dulce Farias, falou sobre o novo espaço disponível na escola, “É a realização de um sonho de alunos e professores que hoje estamos vendo concretizado. Essa sala servirá de incentivo à leitura para nossos alunos. São mais de mil alunos beneficiados, isso é um grande avanço”, afirmou.
Associação dos Pequenos Agricultores do Alto do Caboclo – Nova diretoria toma posse nesta sexta-feira
A nova diretoria da Associação dos Pequenos Agricultores do Alto do Caboclo toma posse na próxima sexta feira (06/11) a partir das 19 horas na escola da comunidade. O prefeito Ozano Brito estará presente na solenidade prestigiando os moradores da comunidade e participando de mais este ato de organização da comunidade através de associações.

Representantes da organização LEADERS’QUEST visitam Gravatá

Troca de experiências e aprendizagem sobre novos desafios e oportunidades, com essas palavras definiu a intérprete Linda Manoel sobre a visita da organização Leaders’Quest à cidade. Os representantes da organização tiveram a oportunidade de conhecer a região agreste de Gravatá e ver de perto a realidade dos moradores da cidade, as vantagens e dificuldades que enfrentam diariamente. Irlanda, França, Espanha, Califórnia e Inglaterra estavam representadas pelos participantes da organização que viaja o mundo todo realizando esse trabalho de conhecimento e convívio, um verdadeiro intercâmbio. Os visitantes foram recebidos na secretaria do Meio Ambiente de Gravatá pelo secretário Aarão Lins e membros de associações que vieram dar as boas vindas aos convidados.

O secretário Aarão Lins falou sobre a cidade e a região agreste de Gravatá, citando os diferentes biomas que existe e as dificuldades que os moradores enfrentam com a falta d’água, ressaltando os programas de abastecimento de água disponibilizados pela prefeitura para amenizar os problemas, “Os moradores enfrentam dificuldades nessa época de estiagem, no entanto a prefeitura busca amenizar esses problemas através de carros pipas que abastecem as comunidades”, disse Aarão.

A Leaders’Quest ficou impressionada com a grande quantidade de associação de moradores, conselhos e instituições que a cidade possui, todas em busca de soluções e garantindo seus direitos. O espanhol Hector, afirmou que a participação popular em decisões que mudem suas vidas, é o caminho para a conquista de grandes sonhos, “Sentimos aqui a força da comunidade através das associações e demais grupos que se preocupam com as melhorias para seus bairros e conseqüentemente para a cidade de uma forma geral”, disse Hector.

Saiba mais sobre a instituição

Leaders'Quest é uma organização internacional empenhada em desenvolver e colocar em contato líderes de todo o mundo. Nosso objetivo é atuar como catalisadores de mudanças positivas, inspirando líderes de todos os setores da sociedade - negócios, governo e sociedade civil – que desejem fazer diferença em suas organizações, comunidades e no mundo. Nosso incomparável programa único de ensino "Quests" dirigido às maiores regiões do mundo, reúne líderes em espírito de desafio, criatividade e compartilhamento para aprender sobre assuntos-chave, desafios e oportunidades, e também para ver o mundo através dos olhos e experiências de outros. Temos dois tipos de programas diferentes, embora relacionados:

  • Quests Abertas para pequenos grupos de líderes individuais provenientes de setores diversos
  • Quests Adaptadas para diretorias, equipes de alta gerência e importantes escolas de negócios mundiais
  • Atualmente nossos programas são realizados na Índia, China, Sul da África e Brasil.

Entre os freqüentadores de nossos cursos estão líderes de empreendimentos de pequeno e médio porte e de algumas das maiores corporações do mundo, além de bem-sucedidos empresários e investidores, e líderes de setores governamentais, instituições acadêmicas, organizações não governamentais e das artes.Intimamente ligado ao trabalho da Leaders’ Quest está a atuação da Fundação Leaders’ Quest, uma instituição de caridade registrada no Reino Unido. A Fundação apóia projetos selecionados de desenvolvimento e de natureza caritativa, proporcionando alivio da pobreza nas regiões do mundo onde se operam os programas Quest. A Fundação apóia especialmente o desenvolvimento de líderes de base ou comunitários nos países em desenvolvimento, através do Programa de Bolsas da Fundação.

Fonte – www.leader’quest.org

O Amanhã começa hoje - PRÓXIMO DOMINGO AULÃO GRATUITO DE QUÍMICA

No próximo domingo (08/11) a Prefeitura de Gravatá / Secretarias de Educação e Infância e Juventude, promovem mais um aulão preparatório para os pré-vestibulandos da cidade. As aulas acontecem na Escola Amenayde Farias a partir das 13 horas. A matéria será Química e os alunos podem fazer suas inscrições no local antes das aulas.

Indústria e Comércio: Treinamento Especial – Secretaria promove palestra
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Gravatá em parceria com a ACIAG e SEBRAE promove no próximo dia 18 de novembro na AABB a partir das 19:30 palestra sobre Excelência no Atendimento ao Cliente nas Festas de Fim de Ano com o consultor Eugênio Sales Queiroz.

A palestra tem como objetivo aperfeiçoar o desempenho dos profissionais da área de vendas e atendimento, visando a melhoria da qualidade, da imagem e da capacidade competitiva exigida pelo mercado de trabalho nas vendas, principalmente no período do fim de ano.

Veja a Programação:

1- O que é atender com eficiência?
2- Conhecimentos que o atendente deve ter.
3- Como atender com excelência.
4- Como surpreender o cliente.
5- Como lidar com reclamações.
6- A importância da motivação para se atender com qualidade.
7- Como encantar e surpreender o cliente.
8- Como entender os diversos tipos de clientes.


Data: 18/11/09

Local: AABB

Horário: 19:30h

Valor:

R$ 15,00 Sócio ACIAG

R$ 20,00 Não Sócio

Grupo com 10 Pessoas tem Desconto

Inscrição:
ACIAG (Praça 10)

Informações:
3533-1464 / 3533-0677

VAGAS LIMITADAS!
Retreta – Música de qualidade em comemoração aos 115 anos da Banda XV de Novembro
O dia 15 de novembro ficará marcado na história de Gravatá. Em comemoração aos 115 anos da Banda XV de Novembro que é fruto da cidade, um grande evento aberto ao público será realizado na Praça da Matriz, onde acontecerá uma Retreta com a presença da Banda da Base Aérea do Recife, Spok Frevo Orquestra e a aniversariante e centenária Banda XV de Novembro. Música de qualidade e bom gosto para toda a população. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá e acontecerá a partir das 16 horas.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
3563-9059 / 3563-9020 - RAMAIS 211 / 213
Mais Informações
Dúvidas, sugestões ou contatos:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails