"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 28 de novembro de 2009

ESCOLA JOHN KENNEDY CONTA A HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO DE 1500 AO SÉCULO XXI

MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA FEZ UM PASSEIO ENTRE OS SABORES DO BRASIL


No dia 27 de Novembro (sexta-feira), a Escola Municipal John Kennedy realizou sua 2ª Mostra Cultural, apresentando as principais influências recebidas pelos brasileiros, a partir da introdução de novas culturas, como a dos portugueses, em 1500, depois os africanos, italianos, alemães, japoneses e americanos.
Foram 18 professores - da Educação à 4ª série, envolvidos com diversos temas relacionados com a culinária e os hábitos alimentares dos brasileiros. Dezessete barracas apresentaram pratos peculiares de cada cultura e região, com especiarias como LEITÃO A PURURUCA, da Culinária Alemã, BACALHAU - da Culinária Portuguesa, com um prato elaborado por Paulo Medeiros Buffet. Dois stands discutiram sobre os distúrbios alimentares. Outros pratos deliciosos:

*MANIÇOBA, da Região Norte do Brasil - receita elaborada a três mãos: pela professora Sunamita e as funcionárias Edneide e Neide, da Escola John Kennedy.
*MOCOTÓ, da Região Nordeste, elaborado por D. Zélia (minha mãe).
*ESCONDIDINHO DE CHARQUE, também do nordeste, elaborado pelo Restaurante Charque D. Neuza.
*CARNE NO BAFO, da Região Sul, elaborado pelo Mania Caseira.
*TORTA ALEMÃ, da Culinária Alemã, elaborada pela Sorveteria Gullas.
*SANDUÍCHE NATURAL, elaborado pela Sorvetes Bacana.
*CHURRASCO, da Região Sul, elaborado pelo Picanha da Serra.
*SASHIMI, da Cultura Japonesa, elaborado pelo Irashai Sushi.

Aleḿ dos pratos do TOURNÉE RESTAURANTE, CANTINA LA MASSA, HÍPER PADARIA, DELÍCIAS DA CASA, ENGENHO DO TRIGO, PANIFICADORA BRASIL, NATURAL DA VACA.
Os contatos com os restaurantes foram realizados pela Secretaria de Turismo do município, cujo foi imprescindível.

A Escola contou ainda com o apoio do Supermercado Bonanza, Cesta Básica, Supermercado Queiroz, além da ajuda de alguns vereadores, empresários locais, como o Sr. Brasil, proprietário da Ótica Brasil, do amigo Régis da Banca, do Sub prefeito de Uruçu-Mirim - Irmão Jessé, da AMA Terra, através dos agricultores de São Severino, com o apoio de Macione Pessoa, além do trabalho de diversas pessoas que contribuíram direto ou indiretamente com nosso trabalho. À mineira Eliane Macedo, secretária de imprensa, pelos deliciosos pães de queijo: Obrigada, uai!! A todos, nosso MUITO OBRIGADA!!



Mas, temos um agradecimento mais do que especial para fazer: A PROFESSORA ROSA DA SILVA MELO, atual secretária de educação do município, que possibilitou a concretização deste trabalho com toda dedicação. O apoio de D.Rosa não foi apenas burocrático, meramente profissional. Ela acreditou em nosso potencial, em um trabalho que vinha sendo pensado desde o início do ano.
Enfrentamos muitas dificuldades, recebemos algumas negativas, mas, graças ao apoio de ROSA MELO, o trabalho foi realizado de forma espetacular.
Pode não ter sido perfeito para alguns, mas, para nós, que saímos pela primeira vez das quatro paredes da escola, para expor nosso trabalho na rua, consideramos que tudo foi extremamente válido. O envolvimento de todos os professores, as pesquisas, o compromisso assumido com a qualidade, provando que, ESCOLA PÚBLICA TAMBÉM SABE FAZER, eleva nossa crença na educação.
E já que temos nome de presidente americano: YES, WE CAN!!

Nosso agradecimento profundo ao CACIQUE MARCOS XUKURU e ao povo XUKURU DO ORORUBÁ, pela presença e belíssima apresentação. Foi inesquecível!!

Ao parente e amigo MARCELO WERÁ, um líder guarani lá de Aracruz (ES) pelo envio de peças do artesanato guarani! Iporã Eté!! (Agradecimento sincero e profundo - em guarani). Ao grupo de Capoeira, que fez uma brilhante apresentação, elevando a cultura africana, muito obrigada!

ENFIM, A TODOS: BRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!! FOI LINDO!!!!







Produtos diet e light (3ª série B)


Culinária Japonesa e outros elementos desta cultura. Ao lado, culinária americana - os fast-foods (4ª série B)



Culinária da Região Norte: maniçoba, mandioca, macaxeira, batata, banana (4ª série C)



Cacique Marcos Xukuru e a Professora Sunamita Oliveira


Diretora da escola Denise e a vice Margarida com o Cacique Marcos Xukuru


Alimentação Orgânica (1ª série B) Foto: site da prefeitura - Boneco


Culinária da Região Nordeste(4ª C): camarão na moranga, moqueca baiana, mocotó, manteiga de garrafa, pimenta de cheiro, dendê, farinha de mandioca (Foto: site da prefeitura: Boneco).


Ciclo da cana-de-açúcar(4ª C): açúcar mascavo, açúcar cristal, rapadura, mel de engenho e cana. (Foto: site da prefeitura: Boneco)

História do Chocolate(2ª B): bombons, brigadeiros, fondue, tortas e bolos de chocolate. (Foto: site da prefeitura:Boneco)


Barraca da Região Sudeste(4ª C): cuscuz paulista, escondidinho de charque (Charque D. Neuza) - foto: site da prefeitura:Boneco.


Teatro dos Jovens Xukuru do Ororubá (Foto: site da Prefeitura - Boneco)


ASSISTA AO VÍDEO DA MOSTRA CULTURAL FILMADO PELA EQUIPE DA INFOTV WEB :
www.infotvweb.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns à Escola John Kennedy pela realização de sua Mostra Cultural. Que sirva de inspiração para outras escolas mostrarem que as escolas públicas também podem fazer um trabalho como este!

Unknown disse...

Muito obrigada pelo comentário! Acredito nisso com todas as minhas forças!!
Grande abraço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails