"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 24 de março de 2013

De Cabral (Pedro -1500) a Cabral (Sérgio -2013)!!

A estudante Monica Bello é retirada à força da Aldeia Maracanã pela polícia do Rio de Janeiro

Truculência, covardia e desrespeito marcam a retirada de vários indígenas, na Aldeia Maracanã, para construção de um museu olímpico.
Com indignação, li no facebook o que escreveu uma carioca, que conheci no curso de Ciências da Educação (Universidad Americana). Ela escreveu: "A justiça foi feita. Os cariocas não sabem como eles chegaram aqui. Foram chegando e se instalando".  (!!!!!!!!)
Eis a face de quem lê apenas os livros escritos na versão dos colonizadores, responsável por um pensamento fascista!! Que vergonha Rio de Janeiro! Que vergonha Brasil!!!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Aniversário de Gravatá/PE: 120 anos, sem muito a comemorar!

Imagem do Blog do Agreste


Caroatá, originalmente habitada por diversos povos indígenas até o século XIX, chega aos 120 anos de emancipação política, chamando-se de Gravatá, em decorrência da grande quantidade desta planta, presente na região, bem como, pela adaptação e evoluação da própria língua falada.
Uma jovem cidade, se comparada a grandes cidades como Recife e Olinda, contudo, ainda não acompanhou os avanços e mudanças do século XXI, especialmente no quesito distribuição de renda, geração de emprego, qualificação profissional, atividades culturais dente outros.
Não temos teatros, faculdades, cinemas, pinacoteca, biblioteca pública bem equipada, escolas com infra-estrutura adequada... enfim, precisamos amadurecer para fazer jus a esta idade, afinal, não temos mais 15 anos, e não podemos mais nos dar ao luxo de cometer os erros decorrentes da pouca idade.
O povo precisa querer, desejar o conhecimento, lutar contra a alienação e o comportamento típico de cidades do interior que, por conta da falta de esclarecimento de seu povo, são facilmente manipulados por aventureiros, especialmente na política. É preciso conhecer seus direitos para aprender a exigir o cumprimento dos mesmos. A paixão que se emprega durante o pleito, precisa continuar com  a mesma avidez, na hora de cobrar as promessas da campanha.
Quando isto acontecer, talvez tenhamos menos desigualdades, mais oportunidades para nossos jovens e mais crença num futuro promissor para nossas crianças!!

terça-feira, 12 de março de 2013

Email enviado pelo MEC sobre o Programa Mais Educação

 
 
 
Boa tarde
 

  O programa inicia após a escola ter recebido os recursos do FNDE.
 
 
Qualquer dúvida e esclarecimento entre em contato com Clarissa Machado fone 61 20229175 . fabio.ribas@mec.gov.br
 
 
Leia este email com atenção e siga as orientações.
Já estão disponíveis no SIMEC - Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC - a indicação de novas escolas que podem fazer a adesão e cadastramento ao Programa Mais Educação 2013.
 
É necessária a liberação do acesso dos diretores das respectivas escolas contempladas no simec, a partir do acesso da secretaria, seguindo o passo a passo em anexo.
 
- Após a liberação de acesso dos diretores (seguindo passo a passo em anexo), estes devem fazer a adesão e cadastramento das escolas no PME 2013:
 
Diretores devem entrar no simec com CPF e senha
 
Preencher e salvar os dados das abas: dados da escola, dados do diretor, professor comunitário, atividades 2013, espaços PME (opcional), Parceiros (opcional), nesta última aba a escola deve clicar em Ações (lateral direita da tela) - Enviar para Secretaria Municipal.
 
Secretaria Municipal deve abrir o SIMEC com respectivo CPF e senha, PREENCHER A ABA COORDENADOR MUNICIPAL (com CEP da Secretaria de Educação Municipal) conferir todas as abas das escolas contempladas e enviar cada cadastro para avaliação MEC - Abre aba Parceiros da respectiva escola
 
- Clica em Ações (lateral direita da tela) - Enviar cadastro para Avaliação MEC. Aguardar que os cadastros sejam finalizados pelo MEC para novos encaminhamentos posteriores.
 
O CADASTRAMENTO PODE SER REALIZADO ATÉ 31/03/2013
 
- O RECADASTRAMENTO DAS ESCOLAS CONTEMPLADAS PELO PME EM 2012 (escolas antigas) AINDA NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO SIMEC, E SÓ ESTARÁ DISPONÍVEL EM MARÇO DE 2013.
 
TODAS AS ESCOLAS DE 2012 (escolas antigas) DEVEM FAZER O RECADASTRAMENTO QUANDO ESTIVER DISPONÍVEL NO SIMEC.
 
Para mais informações sobre o Programa Mais Educação 2012, solicitamos a leitura da Resolução N.21/2012 e o respectivo Manual Operacional 2012, disponível no link a seguir ( é preferível copiar e colar o link na barra de endereços da internet):
 
http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3550-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-21-de-22-de-junho-de-2012 <https://webmail.mec.gov.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3550-resolu%25C3%25A7%25C3%25A3o-cd-fnde-n%25C2%25BA-21-de-22-de-junho-de-2012>
 
Para mais informações e materiais pedagógicos complementares, acesse o link:
 
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16727&Itemid=1119 <https://webmail.mec.gov.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content%26view=article%26id=16727%26Itemid=1119> 
 
 
 
Ernesto Rodrigues
Consultor UNESCO
Diretoria de Currículos e Educação Integral - DICEI
Secretaria de Educação Básica - SEB
Ministério da Educação - MEC
 
 
________________________________
 
De: Sunamita Oliveira [mailto:sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com]
Enviada: dom 10/3/2013 13:51
Para: Educação Integral
Assunto: Informações URGENTE
 
 
Saudações!
 
Sou educadora pública municipal há 12 anos, em Gravatá -PE, e li com muita satisfação, no site do MEC a informação de que minha escola MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA foi contemplada com o Programa Mais Educação para este ano de 2013. O que não visualizei, e gostaria de saber, é o início do programa (mês).
Desde já, agradeço imensamente.
 
Sem mais,
 
Sunamita Oliveira
Mat. 3419 

 
 

sábado, 9 de março de 2013

Escola Maria Alice da Veiga Pessoa foi contemplada com Programa Mais Educação do governo federal: até que enfim!!





O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.




> Edição 2013





QUANDO A EDUCAÇÃO NÃO É PRIORIDADE...

PREFEITURA DE GRAVATÁ-PE CONTINUA AFIRMANDO NÃO TER DINHEIRO PARA PAGAR SALÁRIO DOS SERVIDORES DE DEZEMBRO/2012


Fonte: Tesouro Nacional


FPM SÓ DESTE ANO JÁ ULTRAPASSA 4 MILHÕES DE REAIS!!!

Mas, eles disseram durante a campanha que "honestidade é nosso caminho"!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

PARABÉNS À TODAS AS MULHERES MARAVILHOSAS QUE CONHEÇO!!!

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça
Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher
Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção
Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte mas não chego aos seus pés

(Erasmo Carlos)


quarta-feira, 6 de março de 2013

PROFESSORES DE GRAVATÁ/PE NO PROGRAMA "O POVO NA TV"

  Prefeitura de Gravatá resolveu parcelar salários atrasados de servidores

 
Os atuais gestores da Prefeitura de Gravatá encontraram um débito enorme deixado pelos antigos gestores. Os salários de dezembro não foram pagos aos professores e a alguns servidores da saúde, mesmo com os recursos federais, chegando de forma correta para fazer os pagamentos. A atual gestão resolveu parcelar o pagamento do salário em 10 vezes e os servidores não estão aceitando e vão acionar o Ministério Público para que o problema seja solucionado. Veja na reportagem da TV Jornal.


Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

http://ne10.uol.com.br/canal/interior/agreste/noticia/2013/03/06/video-prefeitura-de-gravata-resolveu-parcelar-salarios-atrasados-de-servidores-403576.php

sábado, 2 de março de 2013

PREFEITO DE GRAVATÁ QUER OS BÔNUS DO PODER SEM O ÔNUS!!!





Foi com espanto que abrimos o site da prefeitura, além de um blog pago da cidade, e lemos o alardeamento acerca do pagamento do salário dos professores, referente ao mês de fevereiro. A matéria é tão sensacionalista que chega a causar a impressão que trata-se de uma caridade.

Embora saibamos que há um índice absurdo de pessoas leigas e desinformadas na cidade, ainda acreditamos que as pessoas conhecimento, no mínimo de que, todos os trabalhadores tem direito ao seu salário e que, a verba responsável pelo pagamento dos proventos da educação são advindos do governo federal, através do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), cujos repasses podem ser acompanhados por qualquer cidadão através do site do Banco do Brasil, FNDE e Tesouro Nacional.

O que o prefeito não está divulgando para a população é de que os professores continuam com os salários atrasados, referentes ao retroativo do piso salarial de 2011 e 2012, além do salário de dezembro de 2012 e, que a proposta que enviou para a categoria, foi de parcelar nosso salário em 10 vezes!!!!

Também não informa à população que há um saldo positivo de mais de 10 milhões de reais, correndo juros diariamente, e que, enquanto os professores aguardavam das 9 da manhã até as 14h, em frente a secretaria de finanças, a negociação do pagamento do salário atrasado, o prefeito eleito se encontrava num hotel, falando sobre fazer uma festa!!! 

https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx
 Sequer teve a ombridade de ir conversar com os professores, cara a cara!!!
Ora, no dia 28 de dezembro de 2012, o governo federal enviou os recursos necessários para efetivar o pagamento dos funcionários, num montante de mais de 2 milhões de reais, e que nesta data, havia total harmonia na transição realizada entre o ex-prefeito Ozano Brito e o atual, uma vez que foram aliados durante a campanha, tendo explicitamente o empenho total da ex-secretária de educação.  Se ao assumir, o prefeito percebeu que o dinheiro não estava na conta, mas os salários não foram pagos, não caberia, no 2º dia de mandato UMA AUDITORIA? E por que não foi solicitado? Onde foi parar os mais de 2 milhões do FUNDEB? Que o Ministério Público nos responda!!!

Disponível em: https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx


Os funcionários públicos, como diz o próprio nome, não são empregados de prefeito A ou prefeito B. Quem assume o bônus do poder, leva o ônus referente a ele, pois a prefeitura não é uma empresa particular, muito menos um engenho com escravos sendo comandados pela “Casa-Grande”.
É dever do prefeito eleito, tal qual foi feito em Chã-Grande e em Bezerros, com candidatos de oposição, honrar os compromissos com os funcionários, independente de qualquer coisa, e de fato, ter isto como prioridade. O que vemos até agora, são articulações para festas e futebol, e o funcionário público sendo desrespeitado, tendo seus direitos usurpados.
Há quem vá dizer que meus esclarecimentos são partidaristas, o que demonstra mais uma vez um nível absurdo de alienação que tomou conta desta cidade!! Sou politizada, sim, mas não politiqueira! Tenho partido, tenho bandeira, por isso mesmo, luto com consciência pelos meus direitos e de minha classe, tão oprimida historicamente no Brasil.
Aos bajuladores de plantão: não preciso morrer de amores pelos olhos azuis do gestor para reconhecer quando alguma ação da parte dele for acertada, mas até agora, o que mais temos assistido, são investidas para tirar todos os direitos conquistados com luta, pela categoria, como é o caso do Plano de Cargos, carreira e remuneração do magistério, elaborado durante 09 meses e em vigor desde 2008.
A lei determina que, 60% da verba do FUNDEB, é o valor mínimo para investir na valorização do professor, em salário, pois o município pode utilizar de outras verbas, tais como impostos, para aumentar esse valor. Até este momento, não há nenhum esforço real da atual gestão para tal, contudo, durante toda a campanha, o lema propagado era: “HONESTIDADE É NOSSO CAMINHO”. “EDUCAÇÃO É PRIORIDADE”.
Iniciamos o ano letivo, depois de uma eleição, sem sermos recepcionados pelo gestor, apresentando a nova equipe, especialmente, da educação. Não tivemos nenhum contato com a atual secretária, não temos coordenadores nas escolas de base, não recebemos os diários de classe, e as escolas estão com diversos problemas de estrutura.
O ex-prefeito Sebastião Martiniano quando assumiu, de fato pegou uma prefeitura afundada em dívidas, bem diferente de agora, cuja arrecadação é superior a dezenas de outros municípios, contudo, recepcionou os professores com um formação continuada de qualidade, distribuiu bolsas e material de apoio para cada professor e com menos de 6 meses, iniciou a construção da escola de Avencas e ainda equiparou o salário dos professores, extremamente defasado. Não tenho dúvidas de que seu legado está sendo jogado na lama!!!!
Estejam certos de que, no dia que acontecer um tratamento respeitoso por parte deste gestor para com a educação e seus profissionais, serei a primeira a registrar. Hoje, quero registrar minha indignação, minha vergonha, meu repúdio, pela falta de respeito e pelas perdas de direitos a qual já estamos sendo submetidos. O acordo feito pela categoria, através do Sindicato dos Professores, na gestão do ex-prefeito Joaquim Neto, concedendo 50% de ajuda de custo para os professores cursarem pós-graduação, como forma de qualificação profissional a ser revertida na educação do município, FOI CORTADA pela atual gestão. Menos UM direito. Menos UM incentivo. MAIS UMA MUDANÇA!!!Meus sentimentos de pesar!!!!

Sunamita Silva de Oliveira Albuquerque – professora efetiva há 12 anos. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Americana, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia.
Email: sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 1 de março de 2013

RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO À PREFEITURA DE GRAVATÁ/PE



1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE GRAVATÁ-PE

RECOMENDAÇÃO Nº 001/2013

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por sua presentante infra assinada, Exma. Sra. Promotora de Justiça
Dra. LILIANE ASFORA CUNHA CAVALCANTI DA FONTE - no desempenho de suas atribuições constitucionais e legais, com fulcro
nas disposições contidas no art. 129, inciso II, da Constituição Federal; na Lei nº 8.625/93, art. 26, incisos I e V, e art. 27, incisos I e II,
parágrafo único, inciso IV combinados, ainda, com o disposto no art. 5º, incisos, I, II e IV, c/c art. 6º, incisos I e V, da Lei Complementar
Estadual nº 12/94 – RECOMENDA, por meio desta, ao Exmo. Sr. Prefeito de Gravatá-PE, Sr. Bruno Coutinho Martiniano Lins, da forma
que segue.
CONSIDERANDO notícias trazidas a esta Promotoria de Justiça, em 15 de janeiro de 2013, através de representantes do
SINDSGRA (Sindicato dos servidores de Gravatá) e SIPROG (Sindicato dos professores municipais de Gravatá), de que o
anterior gestor municipal, Senhor Ozano Brito Valença, deixou de adimplir pagamento de vencimentos referentes ao mês de
dezembro;
CONSIDERANDO notícias trazidas a esta Promotoria, em 16 de janeiro de 2013, pelo Secretário de Finanças de Gravatá, Sr.
Marcelo Alexandre Silva Correia Gaston, informando a ausência de informação acerca de folha de pagamento dos servidores
municipais, bem como a falta de lançamento da mesma em restos a pagar, saldos negativos em valores extratosféricos relativos
às contas do município, além de outras irregularidades;
CONSIDERANDO a incumbência constitucionalmente atribuída ao Ministério Público da Defesa da Ordem Jurídica, do Regime
Democrático e dos Interesses coletivos e individuais indisponíveis, prevista no artigo 127 da Constituição da República e artigo 67 da
Constituição do Estado de Pernambuco;
CONSIDERANDO que o combate à corrupção, tanto sob a forma de atos de improbidade administrativa defi nidos na Lei nº 8.429/92 ou
sob aspecto de conduta tipificada como infração penal, está entre as atribuições constitucionais do Ministério Público, inclusive inserido
no Planejamento Estratégico do Ministério Público Nacional e Estadual;
CONSIDERANDO que a observância dos Princípios Constitucionais da Legalidade, Moralidade, Impessoalidade e Efi ciência da
Administração Pública positivados no artigo 37 da Constituição da República devem ser observados por todos os entes e Poderes
Públicos, inclusive no âmbito municipal, deve o Ministério Público agir preventiva e repressivamente na coibição de atos atentatórios ao
interesse público;
CONSIDERANDO que, historicamente as transições de poder nos municípios são marcadas por ocorrências de irregularidades e de
práticas atentatórias a tais princípios, produzindo efeitos perniciosos para toda a sociedade e gravames fi nanceiros aos cofres públicos
municipais, além da perda ou destruição de todo acervo documental do ente, especialmente no fi nal dos respectivos mandatos de
Prefeitos, dificultando ou inviabilizando o desempenho administrativo por parte dos novos gestores;
CONSIDERANDO que algumas dessas práticas nocivas provocam a interrupção dos serviços essenciais para toda a sociedade, com
sérios gravames a serem suportados pelo cidadão e pelo patrimônio público do município,inclusive acarretando o bloqueio de repasses
de recursos oriundos de convênios, contrato de repasse e outros.
CONSIDERANDO a existência de esforços do Ministério Público Brasileiro em Pernambuco (Ministério Público do Estado de Pernambuco,
Ministério Público Federal , Ministério Público do Trabalho e Ministério Público de Contas), dentre outros órgãos, e instituições com
atuação no controle da Administração Pública, para o desenvolvimento de ação preventiva visando reduzir ou eliminar os riscos de
ocorrência de tais situações no âmbito das administrações públicas municipais, especialmente naquelas onde os atuais gestores não
lograram êxito na pretensão de reeleição ou não conseguiram eleger os candidatos por eles apoiados;
CONSIDERANDO o início do Seu mandato como Prefeito do Município de GRAVATÁ, dia 1º de janeiro de 2013, e a necessidade
de alertá-lo quanto à existência da responsabilidade, enquanto gestor, em comunicar, fundamentadamente e com a documentação
pertinente, ao Ministério Público e Tribunal de Contas, o ajuizamento de ações de responsabilização pelo Município contra o ex-gestor
municipal, de modo a permitir a retomada dos contratos repasse e normalização dos convênios, outras irregularidades, tais como: restos
a pagar, sem a devida existência de recursos destinados à sua quitação, conforme artigo 42 da LRF, como, por exemplo, vencimentos
dos servidores em atraso, débitos com fornecedores, contratos realizados em fi nal de mandato, admissão de pessoal em desacordo com
a legislação, desvios de bens ou verbas pertencentes ao município, inexistência de acervo documental e contábil do município, dentre
tantas condutas indicadoras de prática de ato de improbidade administrativa ou da existência de crime contra o patrimônio público;
CONSIDERANDO ser desejo do Ministério Público e de todos Órgãos e Instituições de controle , neste momento de início do Seu mandato
no cargo de prefeito municipal, orientá-lo a proceder corretamente no tocante às matérias tratadas nesta recomendação, especialmente
no tocante à gestão dos recursos públicos municipais, inclusive os pertinentes aos fundos de previdência dos servidores municipais e dos
que vier a receber do Estado, da União, dos seus Ministérios, de autarquias (a exemplo do FNDE e da FUNASA) ou empresas públicas
federais (a exemplo da Caixa Econômica Federal), por meio de convênios, contratos de repasse ou instrumentos correlatos, evitando,
assim, cometer irregularidades graves, obrigando o Ministério Público a mover processos judiciais por crimes e/ou atos de improbidade;
CONSIDERANDO, portanto, que a presente recomendação tem, inclusive, objetivo pedagógico e preventivo, mormente porque a
experiência tem demonstrado que grande parte dos prefeitos que sofrem processos judiciais alegam que cometeram os ilícitos a eles
imputados por desconhecimento e inexperiência em alguns assuntos de extrema importância para a gestão municipal, a exemplo de
licitações, contratos administrativos, receita e despesa pública, obras públicas e prestação de contas;
Considerando a Súmula n° 230 do Egrégio Tribunal de Contas da União, que dispõe sobre a responsabilidade do novo gestor
de apresentar a prestação de contas quando o anterior não o tiver feito ou, na impossibilidade de fazê-lo, adotar medidas legais
visando resguardo do patrimônio público, sob pena de corresponsabilidade.
RECOMENDA a Vossa Excelência que:
A) REALIZE, com prioridade, O LEVANTAMENTO DOS DÉBITOS RELATIVOS AOS VENCIMENTOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS
ATÉ A PRESENTE DATA e ADOTE AS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS E JUDICIAIS PARA O ADIMPLEMENTO IMEDIATO DESSAS
OBRIGAÇÕES DE NATUREZA ALIMENTAR E DE RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO, realizando as devidas informações ao
Ministério Público e ao Tribunal de Contas para a adoção das medidas pertinentes;
B) REALIZE as devidas comunicações ao Ministério Público e Tribunal de Contas, com informações circunstanciadas e devidamente
acompanhadas dos dados administrativos pertinentes, a ocorrência de fatos que possam indicar a existência de crimes ou ato de
improbidade administrativa, dentre desvios de recursos e bens, infringências ao disposto no artigo 42 da LRF, dentre outros tantos graves
fatos que possam ser considerados como ato de improbidade administrativa ou de crime, sob pena de prática de ato de improbidade
administrativa descrita no artigo 11, inciso II, da Lei nº 8.429/92;
C) VERIFIQUE a base de dados de todos os sistemas e levante documentalmente todos os atos e fatos orçamentários, fi nanceiros, fi scais
e patrimoniais do município através dos documentos constantes no anexo da presente recomendação;
D) FORMALIZE relatório (anexando recibos) de todo o acervo documental relativo a bens, direitos e obrigações dos Poderes públicos
municipais da forma como se iniciou o presente mandato;
E) PRESERVE todo o acervo documental recebido da antiga gestão e a imediata disponibilização dos mesmos aos órgãos de controle
federais e estaduais, quando solicitados;
F) REALIZE o levantamento de todas as dívidas do município até 31.12.2012, com informações detalhadas dos nomes dos credores,
datas com os respectivos vencimentos, inclusive as dívidas de longo prazo e encargos decorrentes de operações de créditos, que
informe sobre a capacidade da Administração atual realizar novas operações de crédito de qualquer natureza, a fi m de conhecer o grau
de comprometimento do orçamento para o seu primeiro ano de mandato;
G) VERIFIQUE a existência de contratos de prestação de serviços públicos com a iniciativa privada, sua regularidade, condições de
operação e qualidade de atendimento, bem como a realização do exame das tarifas praticadas em relação à capacidade da população
pagá-las e a do prestador em mantê-las, para determinar, se for o caso, a adoção de medidas de correção e ajuste;
H) AVERIGUE os contratos de obras, serviços e fornecedores, mediante a análise do status de execução, a situação de pagamento, a
correspondência com o desejado e se os procedimentos licitatórios dos mesmos estão de acordo com a legislação pertinente;
I) ANALISE a situação da dívida ativa, em cobrança administrativa ou judicial, bem como dos créditos lançados e não recebidos no
exercício anterior no momento da transição, com o escopo de realizar campanha para estimular o pagamento ou proceder à cobrança
judicial;
J) DESIGNE para compor a Comissão Permanente de Licitação servidores municipais com grau de instrução compatível com a responsabilidade do cargo e, especialmente, com conhecimento reconhecido em matéria de licitações públicas, evitando designar para
os postos pessoas que nada entendam sobre a matéria, ou que dela só entendam superficialmente e que, quando das licitações, se
limitarão a assinar os documentos do processo respectivo, sem ter condições de avalizar a sua regularidade legal;
L) ABRA PASTA ESPECÍFICA PARA ARQUIVAR TODA A DOCUMENTAÇÃO quando da celebração de algum convênio, contrato de
repasse ou instrumento correlato com a União, seus Ministérios, autarquias (a exemplo do FNDE e da FUNASA) ou empresas públicas
federais (a exemplo da Caixa Econômica Federal), especialmente a proposta de celebração do convênio, seu plano de trabalho, o
termo do convênio/contrato de repasse, o processo de licitação ou de sua dispensa (incluindo edital de abertura, convites enviados às
empresas, propostas de preço enviadas pelas empresas, ata de abertura e de julgamento das propostas, termo de homologação do
resultado da licitação e de adjudicação do seu objeto), o contrato celebrado com a empresa contratada, os comprovantes das vistorias
realizadas nas obras, as notas fi scais apresentadas pela empresa, os empenhos e ordens de pagamento, as cópias microfi lmadas dos
cheques emitidos contra a conta específi ca do convênio/contrato de repasse, bem como o extrato analítico de movimentação dessa
mesma conta;
M) PRESERVE a pasta/documentação acima mencionada, a fi m de ser apresentada quando da PRESTAÇÃO DE CONTAS ao órgão
competente (Ministérios, FNDE, FUNASA, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado etc.), inclusive disponibilizando-a
ao prefeito seguinte, caso a prestação de contas, total ou parcial, tenha que se dar no curso do mandato seguinte, RESSALTANDO-SE
QUE O EXTRAVIO, A SONEGAÇÃO OU A INUTILIZAÇÃO, TOTAL OU PARCIAL, DE QUALQUER DOCUMENTO OU LIVRO OFICIAL
DE QUE TEM A GUARDA EM RAZÃO DO CARGO CONFIGURA CRIME PREVISTO NO ART. 314 DO CÓDIGO PENAL (punido com
pena de reclusão de 1 a 4 anos) e ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA PREVISTO NO ART. 11, I, DA LEI 8.429/92 (punido
com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor
da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fi scais ou
creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 3 anos, sem
prejuízo da ter que ressarcir integralmente o dano que houver);
N) PRESTE CONTAS de todos os convênios, contratos de repasse ou instrumentos correlatos celebrados com os Governos Federal e
Estadual, observando inclusive o prazo fi nal fi xado para tanto. ADVIRTA-SE, DE LOGO, QUE A FALTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
NO TEMPO DEVIDO CONFIGURA CRIME PREVISTO NO ART. 1º, VII, DO DECRETO-LEI Nº 201/67 (punido com pena de detenção de
3 meses a 3 anos e inabilitação, pelo prazo de 5 anos, para o exercício de qualquer cargo ou função pública), E ATO DE IMPROBIDADE
ADMINISTRATIVA PREVISTO NO ART. 11, VI, DA LEI 8.429/92 (punido com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos
de 3 a 5 anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com
o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fi scais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa
jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 3 anos, sem prejuízo da ter que ressarcir integralmente o dano que houver);
O) PROMOVA LICITAÇÃO SEMPRE antes da contratação de empresa para o fornecimento de produto ou de serviço, salvo quando for
hipótese de sua dispensa ou inelegibilidade. ADVIRTO QUE A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA SEM LICITAÇÃO, DISPENSANDO-SE
OU INEXIGINDO-SE INDEVIDAMENTE SUA REALIZAÇÃO, CONFIGURA O CRIME DO ART. 89 DA LEI Nº 8.666/93 (punido com
pena de 3 a 5 anos de detenção e multa), BEM COMO O ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA PREVISTO NO ART. 10, VIII, DA
LEI 8.429/92 (punido com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos, pagamento de multa civil de até 2
vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fi scais ou creditícios, direta ou
indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 5 anos, sem prejuízo da ter que
ressarcir integralmente o dano que houver);
P) ABSTENHA-SE DE CONVIDAR OU DE HABILITAR NOS PROCESSOS LICITATÓRIOS empresas inquestionavelmente “de fachada”,
a exemplo daquelas cujos sócios são “laranjas”, que não possuam empregados, movimentação fi nanceira compatível com o valor e o
objeto do contrato, e que não possuam sede verdadeira de funcionamento. ADVIRTO QUE A ACEITAÇÃO CONSCIENTE DESSAS
EMPRESAS OU O CONVITE DELIBERADO ÀS MESMAS MACULA A LICITUDE DO PROCESSO LICITATÓRIO E PODE CONFIGURAR
O CRIME DO ART. 90 DA LEI Nº 8.666/93 (punido com pena de 2 a 4 anos de detenção e multa), BEM COMO O ATO DE IMPROBIDADE
ADMINISTRATIVA PREVISTO NO ART. 10, VIII, DA LEI 8.429/92 (punido com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos
de 5 a 8 anos, pagamento de multa civil de até 2 vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios
ou incentivos fi scais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo
prazo de 5 anos, sem prejuízo da ter que ressarcir integralmente o dano que houver);
Q) ABSTENHA-SE DE SIMULAR A REALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO, isto é, de confeccionar documentos para dar a
entender que a contratação de uma determinada empresa foi antecedida de uma licitação, quando na realidade não o foi. ADVIRTO
QUE A CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SIMULAR A REALIZAÇÃO DE LICITAÇÕES QUE, EM VERDADE, NÃO OCORRERAM
PODE CONFIGURAR OS CRIMES DE FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS PREVISTOS NOS ARTS. 297, 298 E 299 DO CÓDIGO
PENAL (punidos com penas de reclusão, de 2 a 6 anos, o primeiro, e 1 a 5 anos, os dois últimos, além de multa), BEM COMO O ATO DE
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA PREVISTO NO ART. 10, VIII, DA LEI 8.429/92 (punido com perda da função pública, suspensão dos
direitos políticos de 5 a 8 anos, pagamento de multa civil de até 2 vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou
receber benefícios ou incentivos fi scais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja
sócio majoritário, pelo prazo de 5 anos, sem prejuízo da ter que ressarcir integralmente o dano que houver);
R) ABSTENHA-SE DE EMITIR CHEQUES NOMINAIS À PRÓPRIA PREFEITURA, sacando-os, em seguida, na boca do caixa. Nos
termos do art. 20, caput, da Instrução Normativa nº 1/1997, da Secretaria do Tesouro Nacional, os saques de recursos depositados
em contas de convênios/contratos de repasse só podem ocorrer mediante cheque nominal à empresa ou pessoa física contratada, ou
mediante ordem bancária, transferência eletrônica disponível ou outra modalidade de saque autorizada pelo Banco Central do Brasil em
que fi quem identifi cados sua destinação e o credor. ADVIRTO QUE INOBSERVÂNCIA DESSA REGRA PODE CONFIGURAR O CRIME
PREVISTO NO ART. 1º, V, DO DECRETO-LEI Nº 201/67 (punido com pena de detenção de 3 meses a 3 anos e inabilitação, pelo prazo
de 5 anos, para o exercício de qualquer cargo ou função pública), E O ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA PREVISTO NO ART.
11, XI, DA LEI 8.429/92 (punido com perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos, pagamento de multa civil
de até 100 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou
incentivos fi scais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo
prazo de 3 anos, sem prejuízo da ter que ressarcir integralmente o dano que houver), SEM PREJUÍZO DA CONFIGURAÇÃO DO CRIME
DE PECULATO (art. 1º, I, do Decreto-lei nº 201/67 ou art. 312 do Código Penal), caso verifi cado que o dinheiro foi desviado em favor de
alguém diferente do contratado, para fi ns estranhos aos do convênio;
S) MANTENHA a alimentação regular e tempestiva do sistema informatizado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, bem como
dos sistemas federais correlatos;
T) No último ano do Vosso mandato (2016):
- NÃO ASSUMA OBRIGAÇÃO cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício fi nanceiro, a menos que seja deixada disponibilidade
fi nanceira em caixa;
- NÃO AUTORIZE, ORDENE OU EXECUTE ato que acarrete aumento de despesa com pessoal, incluindo a revisão de remuneração;
U) pelo menos um mês e meio antes da transmissão do cargo ao seu sucessor:
- DESIGNE, se possível, pelo menos dois servidores municipais, de inquestionável competência e idoneidade, para compor uma EQUIPE
DE TRANSIÇÃO, convidando para também dela fazer parte o prefeito eleito e o seu vice, devendo esta equipe funcionar até a transmissão
fi nal do cargo, em 01 de janeiro de 2017;
- ENTREGUE ao prefeito eleito, que o sucederá no cargo, todos os documentos relacionados aos convênios, contratos de repasse ou
instrumentos correlatos cujo prazo de apresentação a prestação de contas vença após 31 de dezembro de 2016, permitindo a este que
realize essa prestação de contas quando da chegada do momento devido;
- para sua cautela e segurança, PROVIDENCIE CÓPIA E GUARDE toda a documentação relacionada aos convênios executados na sua
gestão cujo prazo somente se encerrará na gestão seguinte (incluindo processos de licitação, notas fi scais, cópias de cheques e extratos
bancários), a fi m de ter tais documentos à disposição em situações de fiscalizações futuras;
- APRESENTE AO PREFEITO ELEITO E AO SEU VICE (bem como ao Poder Legislativo, aos órgãos de controle e aos cidadãos
interessados) todas as informações relacionadas:
1. às dívidas e receitas do município,
2. à situação das licitações, dos contratos e das obras municipais,
3. aos servidores do município, abrangendo seus nomes, órgãos em que estão lotados e custo mensal (valor da folha de pagamento),
4. aos prédios e bens públicos municipais;
- ADOTE TODAS AS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS necessárias para assegurar a continuidade dos atos da administração pública,
em especial com a permanência dos serviços essenciais prestados à população, como saúde, educação e limpeza pública; com a
manutenção do quadro de servidores; com a guarda e manutenção dos bens, arquivos, livros contábeis, computadores, mídia, sistemas,
dados, extratos bancários e documentos públicos em seu poder, incluindo-se os procedimentos licitatórios e os processos de pagamento;
bem ainda com o pagamento regular dos serviços públicos;
- ABSTENHA-SE DE PRATICAR ATOS que consubstanciem discriminação fundada em motivos políticos, incluindo a demissão
injustifi cada, permitindo, ainda, o acesso regular ao posto de trabalho dos servidores próprios ou terceirizados, independentemente da
ideologia política/partidária do funcionário (art. 5º, VIII, CF/88).
Além do seu escopo pedagógico e preventivo, a presente recomendação presta-se como um alerta a seus destinatários quanto ao modo
adequado de proceder às matérias aqui tratadas, bem como acerca das consequências legais em caso de sua eventual inobservância.
EM CASO DE DESCUMPRIMENTO INJUSTIFICADO DESTA RECOMENDAÇÃO, NÃO SE PODERÁ ALEGAR DESCONHECIMENTO
DO QUE AQUI FOI ABORDADO EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS OU JUDICIAIS FUTUROS. E O MINISTÉRIO PÚBLICO,
POR MEIO DOS SEUS PROCURADORES E PROMOTORES DE JUSTIÇA, ATUARÁ NA RÁPIDA RESPONSABILIZAÇÃO DOS
INFRATORES, COM A PROMOÇÃO DAS AÇÕES PENAIS E DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CABÍVEIS, SEM PREJUÍZO DA
PROVOCAÇÃO DE OUTROS ÓRGÃOS FEDERAIS OU ESTADUAIS, COMO A CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, O TRIBUNAL
DE CONTAS DA UNIÃO, A RECEITA FEDERAL E OUTROS
Em face da Recomendação, determino o encaminhamento de cópia desta:
1 – Ao Exmo. Sr. Prefeito do Município de GRAVATÁ-PE;
2 – Ao atual Secretário de Administração e Secretário de Finanças do Município;
3 - À Rádio local e/ou Blogs locais, para conhecimento e divulgação;
4 - Ao Conselho Superior do Ministério Público e à Corregedoria-Geral do Ministério Público, para conhecimento;
5 - Ao Secretário-Geral do Ministério Público, em meio magnético, para que se dê a necessária publicidade no Diário Ofi cial do Estado;
Registre-se, autue-se e publique-se.
Cumpra-se.

Gravatá, 08 de Fevereiro de 2013.

Liliane Asfora Cunha Cavalcanti Da Fonte
Promotora de Justiça

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