"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 2 de março de 2013

PREFEITO DE GRAVATÁ QUER OS BÔNUS DO PODER SEM O ÔNUS!!!





Foi com espanto que abrimos o site da prefeitura, além de um blog pago da cidade, e lemos o alardeamento acerca do pagamento do salário dos professores, referente ao mês de fevereiro. A matéria é tão sensacionalista que chega a causar a impressão que trata-se de uma caridade.

Embora saibamos que há um índice absurdo de pessoas leigas e desinformadas na cidade, ainda acreditamos que as pessoas conhecimento, no mínimo de que, todos os trabalhadores tem direito ao seu salário e que, a verba responsável pelo pagamento dos proventos da educação são advindos do governo federal, através do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), cujos repasses podem ser acompanhados por qualquer cidadão através do site do Banco do Brasil, FNDE e Tesouro Nacional.

O que o prefeito não está divulgando para a população é de que os professores continuam com os salários atrasados, referentes ao retroativo do piso salarial de 2011 e 2012, além do salário de dezembro de 2012 e, que a proposta que enviou para a categoria, foi de parcelar nosso salário em 10 vezes!!!!

Também não informa à população que há um saldo positivo de mais de 10 milhões de reais, correndo juros diariamente, e que, enquanto os professores aguardavam das 9 da manhã até as 14h, em frente a secretaria de finanças, a negociação do pagamento do salário atrasado, o prefeito eleito se encontrava num hotel, falando sobre fazer uma festa!!! 

https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx
 Sequer teve a ombridade de ir conversar com os professores, cara a cara!!!
Ora, no dia 28 de dezembro de 2012, o governo federal enviou os recursos necessários para efetivar o pagamento dos funcionários, num montante de mais de 2 milhões de reais, e que nesta data, havia total harmonia na transição realizada entre o ex-prefeito Ozano Brito e o atual, uma vez que foram aliados durante a campanha, tendo explicitamente o empenho total da ex-secretária de educação.  Se ao assumir, o prefeito percebeu que o dinheiro não estava na conta, mas os salários não foram pagos, não caberia, no 2º dia de mandato UMA AUDITORIA? E por que não foi solicitado? Onde foi parar os mais de 2 milhões do FUNDEB? Que o Ministério Público nos responda!!!

Disponível em: https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4652,12,1.bbx


Os funcionários públicos, como diz o próprio nome, não são empregados de prefeito A ou prefeito B. Quem assume o bônus do poder, leva o ônus referente a ele, pois a prefeitura não é uma empresa particular, muito menos um engenho com escravos sendo comandados pela “Casa-Grande”.
É dever do prefeito eleito, tal qual foi feito em Chã-Grande e em Bezerros, com candidatos de oposição, honrar os compromissos com os funcionários, independente de qualquer coisa, e de fato, ter isto como prioridade. O que vemos até agora, são articulações para festas e futebol, e o funcionário público sendo desrespeitado, tendo seus direitos usurpados.
Há quem vá dizer que meus esclarecimentos são partidaristas, o que demonstra mais uma vez um nível absurdo de alienação que tomou conta desta cidade!! Sou politizada, sim, mas não politiqueira! Tenho partido, tenho bandeira, por isso mesmo, luto com consciência pelos meus direitos e de minha classe, tão oprimida historicamente no Brasil.
Aos bajuladores de plantão: não preciso morrer de amores pelos olhos azuis do gestor para reconhecer quando alguma ação da parte dele for acertada, mas até agora, o que mais temos assistido, são investidas para tirar todos os direitos conquistados com luta, pela categoria, como é o caso do Plano de Cargos, carreira e remuneração do magistério, elaborado durante 09 meses e em vigor desde 2008.
A lei determina que, 60% da verba do FUNDEB, é o valor mínimo para investir na valorização do professor, em salário, pois o município pode utilizar de outras verbas, tais como impostos, para aumentar esse valor. Até este momento, não há nenhum esforço real da atual gestão para tal, contudo, durante toda a campanha, o lema propagado era: “HONESTIDADE É NOSSO CAMINHO”. “EDUCAÇÃO É PRIORIDADE”.
Iniciamos o ano letivo, depois de uma eleição, sem sermos recepcionados pelo gestor, apresentando a nova equipe, especialmente, da educação. Não tivemos nenhum contato com a atual secretária, não temos coordenadores nas escolas de base, não recebemos os diários de classe, e as escolas estão com diversos problemas de estrutura.
O ex-prefeito Sebastião Martiniano quando assumiu, de fato pegou uma prefeitura afundada em dívidas, bem diferente de agora, cuja arrecadação é superior a dezenas de outros municípios, contudo, recepcionou os professores com um formação continuada de qualidade, distribuiu bolsas e material de apoio para cada professor e com menos de 6 meses, iniciou a construção da escola de Avencas e ainda equiparou o salário dos professores, extremamente defasado. Não tenho dúvidas de que seu legado está sendo jogado na lama!!!!
Estejam certos de que, no dia que acontecer um tratamento respeitoso por parte deste gestor para com a educação e seus profissionais, serei a primeira a registrar. Hoje, quero registrar minha indignação, minha vergonha, meu repúdio, pela falta de respeito e pelas perdas de direitos a qual já estamos sendo submetidos. O acordo feito pela categoria, através do Sindicato dos Professores, na gestão do ex-prefeito Joaquim Neto, concedendo 50% de ajuda de custo para os professores cursarem pós-graduação, como forma de qualificação profissional a ser revertida na educação do município, FOI CORTADA pela atual gestão. Menos UM direito. Menos UM incentivo. MAIS UMA MUDANÇA!!!Meus sentimentos de pesar!!!!

Sunamita Silva de Oliveira Albuquerque – professora efetiva há 12 anos. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Americana, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia.
Email: sunamitanativaoliveira@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails