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sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

EDUCAÇÃO NO MEIO RURAL: Um estudo sobre salas multisseriadas

 Por  Caroline Leite Rodrigues

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito à obtenção do título de Mestre em Educação.
Área de concentração: Formação de professores.
Orientadora: Profª. Drª. Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos


  
RESUMO
 
Esta pesquisa tem por objetivo compreender a prática pedagógica do professor de
sala multisseriada, passando pelos territórios da formação docente, que começa a dar
os seus primeiros passos em direção às especificidades da Educação do Campo e da
multisseriação, com cursos que contemplam a realidade dos povos campesinos e se
propõem a oferecer uma educação que valorize suas raízes - valores, costumes,
culturas –, suprindo as reais necessidades quanto à formação docente do professor do
campo. Cursos como Pedagogia da Terra e o Programa Escola Ativa, que têm
propostas pedagógicas diferenciadas que visam uma Educação Libertadora, para
formar um sujeito consciente de seu papel social. As salas multisseriadas são
rotuladas como sendo sinônimo de atraso e de baixa qualidade por se tratar de turmas
compostas por várias séries, com um único professor, localizadas, em sua grande
maioria, em localidades rurais, com estruturas – física e material – precárias. No
entanto, veremos que o ensino nessas turmas pode ser sim, de qualidade, desde que
ofereça condições estruturais mínimas para isso. Esse estudo mostra as mudanças
ocorridas no decorrer dos anos nessas escolas multisseriadas em relação à formação
docente, estrutura das escolas, condições do trabalho docente, transporte escolar, a
emergência do conceito de Educação do Campo, dentre outros. Para tal, buscamos
embasamento teórico em Tardif (2000, 2002, 2005), Pimenta (2005), Arroyo (2000,
2007), dentre outros, que discutem a formação e a prática dos professores. Em
relação à Educação do Campo, contamos com contribuições de autores como Caldart
(2004, 2008, 2009), Calazans (1993), Molina (2008), Vendramini (2008), Leite (2002),
entre outros. A pesquisa está organizada em seis capítulos, além da Introdução e das
Considerações Finais, onde analisamos a prática pedagógica do professor de sala
multisseriada com base em observações do seu cotidiano, entrevistas e questionário,
que associados aos referenciais teóricos, nos proporcionaram construir esse trabalho,
que busca compreender como esta prática é construída sem uma formação
acadêmica que contemple essa modalidade de ensino.
Palavras-chave: prática pedagógica, formação docente, classes multisseriadas,
educação do campo.

LEIA NA ÍNTEGRA:  http://slideplayer.com.br/slide/1860148/
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