"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
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quinta-feira, 4 de junho de 2009

RESULTADO DAS ENQUETES: COMENTÁRIOS

Devido aos últimos acontecimentos e eventos desta semana, deixamos de comentar os resultados das enquetes, o que estamos fazendo nesse momento.
A primeira questão que procuramos discutir foi a legitimidade de um gestor para alterar a grade curricular das escolas municipais, tendo em vista sua falta de apropriação com questões pedagógicas, fato registrado nesta cidade (prá variar), que gerou mal-estar entre a maioria dos professores, por esta ter sido alterada sem discussão com a categoria, o que provocou desgaste, além dos prejuízos no processo de ensino-aprendizagem. O último gestor substituiu uma aula de LÍNGUA PORTUGUESA por TURISMO e, uma aula de MATEMÁTICA por EDUCAÇÃO FÍSICA - note-se: para ser ministrada por professores não habilitados no ensino fundamental I.
Deiscciplinas que se tornaram obrigatórias por Lei, como o ensino da Cultura Indígena e Afro-brasileira (Lei 11.465/08), são abordadas como temas transversais. Educação Ambiental que trata de mudança de hábitos, cujo processo segue um longo caminho até atingir seu objetivo pleno, é abordado junto com Ciências, o que compromete o resultado final.
Desde o início do ano letivo, ousamos apresentar uma proposta diferenciada, que será compartilhada agora com vocês. Os resultados poderão ser avaliados em breve!



Disciplinas da Grade Curricular – 4ª série “C” - Escola John Kennedy - Temas Transversais/ subdivisões
Aulas semanais



Língua Portuguesa - 06 aulas semanais
Temas Transversais/ subdivisões: A influência do Tupi, dialetos africanos, contribuições do português de Portugal

Justificativa: A importância de aprendermos acerca da língua que falamos, é imprescindível, bem como na forte herança de nossa língua materna - o tupi – além das influências dos diversos dialetos africanos.


Matemática -04 aulas semanais


Justificativa: A matemática deve ser aprendida para a vida. Os conceitos devem ser apresentados de forma que os alunos compreendam a sua aplicabilidade.


História - Geral e do Brasil - 01 aula semanal

Justificativa: “Um povo sem passado é um povo sem história”. Aprender acerca da construção de nossa identidade enquanto brasileiros é vital para possibilitar reflexões e aprendizagens.


Cultura Indígena e Cultura Afro-brasileira (Lei 11.465/08) -01 aula semanal

Justificativa: Este país foi construído pelas mãos, suor e sangue dos índios e negros. Conhecer a história pelo ponto de vista de quem a construiu enriquece nosso conhecimento não só didático, mas humano.


Geografia - 02 aulas semanais
tema transversal: Turismo

Justificativa: Conhecer aspectos concernentes a vegetação, relevo, clima, hidrografia, formação e mudanças no planeta são essenciais para aprender também a respeitar o meio ambiente.


Ciências - 01 aula semanal

Justificativa: Conhecer questões ambientais, formação dos seres vivos – animais e vegetais, além da formação e funcionamento de seu próprio corpo.


Educação Ambiental - 01 aula semanal

Justificativa: A Educação Ambiental tem impacto direto sobre nossas ações. Trata de mudanças de hábitos, algo que se constrói a médio e longo prazo. Por isso, a importância de ser trabalhada como disciplina curricular e não como tema transversal de Ciências.
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

Artes - 02 aulas semanais

Justificativa: Estimulação da coordenação motora e psicomotora. Desenvolvimento da criatividade.


Religião - 01 aula semanal


Justificativa: Combater a discriminação e intolerância religiosa. Conhecer a diversidade cultural dos povos.



Inglês - 01 aula semanal
Tema transversal: Estrangeirismos, globalização

Em toda parte, seja nos meios de comunicação, no comércio, as crianças tem contato com línguas estrangeiras, especialmente o inglês. Ressalta-se a necessidade de discutir a perda da identidade cultural, pelo excesso de estrangeirismos no país.


Educação Física (LDB 10.793)

* Segundo horário e/ou jornada ampliada
A Educação Física escolar deve considerar a diversidade como um princípio que se aplica à construção dos processos de ensino e aprendizagem e orienta a escolha de objetivos e conteúdos, visando a ampliar as relações entre os conhecimentos da cultura corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem. Busca-se legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos, desde que, por profissinais habilitados.

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