"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CASEMA - CASA DE SONHOS E ESPERANÇA MARIA AUXILIADORA - EM AÇÃO!!



ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL INICIA AÇÕES COM AS CRIANÇAS DA PERIFERIA DO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ-PE


No dia 04 de agosto de 2013, reuniam-se no salão da igreja católica do Bairro Maria Auxiliadora, moradores do bairro, líderes comunitários, professores, agentes comunitários, todos com o mesmo desejo e discurso: reconhecendo a necessidade de se organizarem, em forma de ONG, para atuar na localidade com ações socioeducativas, culturais em favor das crianças e jovens, que não dispõe de área de lazer nem de atividades que os mantenham longe dos perigos das ruas.
O Bairro Maria Auxiliadora frequentemente é alvo de notícias relacionadas a violência e ao tráfico de drogas nos meios de comunicação da região. Determinados a agir e arregaçar as mangas, um grupo de doze pessoas se organizou e, com ajuda de outra ONG - a Ação Livre Brasil - ALB, cujo presidente é o funcionário público e estudante de Filosofia Marcelo de Brito, construiu seu estatuto social, foi em busca de apoios e, no último dia 20 de outubro realizou sua primeira atividade socioeducativa com mais de 100 crianças do bairro, em uma alegre e movimentada comemoração pelo mês das crianças.
A festividade foi realizada no salão paroquial, conhecido por Salão 3 'S', no centro da cidade, tanto pela falta de um local com estrutura no bairro, quanto pela necessidade de dar visibilidade à ação da ONG, que necessita de parcerias e apoios para prosseguir com os trabalhos.
Na ocasião, as crianças foram agraciadas com fantasias de príncipes, princesas e fadas, um presente de madrinhas e padrinhos temporários, como forma de estimular o sonho e a fantasia das crianças, algo imprescindível à uma infância saudável. No espaço que foi todo decorado, foram disponibilizados brinquedos como pula-pula e cama-elástica, presentes, dois super-bolos confeitados com a temática "Sonhar para a infância não se acabar", salgados, doces, pipoca, algodão-doce, gentilmente cedido pela empresária Kayte Festas, e todas as guloseimas que as crianças adoram.
Entre os convidados que abrilhantaram a festa, estiveram o Coral Maria de Nazaré, do Centro Espírita Enviados de Jesus, o Prof. Carlos Fester (Professor Carlão) do grupo de teatro ICETAG, com dois palhaços em perna-de-pau - Patati e Patatá, além de nomes da sociedade gravataense, como Dra. Fernanda Nóbrega, promotora da infância e juventude, a Sra. Daniele, esposa do vereador Leo do Ar, a Sra. Delma Cristóvam, uma das madrinhas da turma e parte da diretoria da CASEMA: Sra. Nevinha Ferreira, Lucia Aguiar, Madalena Maria, a vice-presidente Fatima Aguiar e a presidente Sunamita Oliveira.
No mais, as imagens falam por si só!!   A CASEMA chegou!!

Dra. Fernanda Nóbrega - Promotora da Infância e Juventude em Gravatá-PE e madrinha temporária de uma criança na festa.


Dra. Fernanda Nóbrega e sua afilhada temporária Beatriz.







Sra. Delma Cristóvam e seu afilhado



Lucia Aguiar, Madalena Maria e D. Nevinha Ferreira - parte da diretoria da CASEMA

Coral Maria de Nazaré do Centro Espírita Enviados de Jesus


Prof. Carlão (Carlos Fester) e o palhaço Patati do ICETAG









segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Festa dos Sonhos: professora faz campanha via redes sociais e mobiliza famosos e anônimos, doadores até da Dinamarca e do Canadá para realizar festa para alunos





Evento contemplou  mais de 150  crianças que moram na periferia de Gravatá   

 Por Eliane Macedo (Jornalista, ex-assessora de imprensa da Prefeitura de Gravatá-PE)

¬                Entre tantas polêmicas  sobre o papel dos professores e suas reinvindicações, uma educadora do Agreste de Pernambuco surge como uma referência de amor a profissão e no incentivo aos seus alunos na realização dos seus sonhos nesse mês da Criança. Por meio de mobilização via redes sociais ela conseguiu doações e promoveu no domingo, dia 20,  uma festa para mais de 150 alunos moradores do bairro Maria Auxiliadora, periferia da cidade de Gravatá. O evento, intitulado "Sonhar e brincar para a infância não se apagar”,  foi realizado no  Salão Paroquial, no Centro da cidade e mobilizou até gente conhecida  como o jogador Pipoka Vianna, parceiro de Oscar na seleção brasileira de basquete.

Conhecida pelas suas ações educativas interativas como a implantação de horta escolar e sistema de reeducação alimentar no semi-árido pernambucano e a promoção de aulas em locais históricos do Estado, a professora da rede municipal Sunamita Oliveira abraçou um novo desafio: promover uma festa de sonhos para os seus alunos, a maioria de baixa renda. A campanha começou pelo facebook e recebeu o apoio de amigos e amigas de diversos segmentos da sociedade gravataense, bem como os amigos virtuais da professora, que se sensibilizaram com a causa e abraçaram a idéia.

Embalada pela temática da festa  "Sonhar e brincar para a infância não se apagar",  ela se mobilizou para conseguir fantasias de príncipes e princesas para as crianças, que habitam o Bairro Maria Auxiliadora, conhecido pelos altos índices de violência e tráfico de drogas. “Buscamos a ajuda para que nossas crianças, neste dia, recebessem um tratamento diferenciado, e fossem o centro das atenções por um motivo nobre. Não pretendemos usar de nenhuma utopia com o formato dessa festa mas, se fosse... não precisamos nós mesmos, adultos, de utopias?”, afirmou.

Ela recebeu fantasias de moradores da cidade Gravatá, de São Paulo, Recife e até da Dinamarca e do Canadá. E ainda envolveu promotores públicos, empresários, jornalistas, procuradores, advogados, anônimos e famosos. “Nosso intuito é fazer com que as crianças não percam a capacidade de sonhar! Que elas não deixem de acreditar nas fantasias, nos contos de fadas, em virtude de suas duras realidades. Queremos propiciar-lhes alegria, pois acreditamos que crianças felizes, tornam-se adultos equilibrados”, disse a professora que é graduada em pedagogia e cursa especialização stricto sensu na Universidad Americana, em Assunção – Paraguai, com pesquisa voltada para a Educação Indígena. 

O evento foi uma idealização  da ONG Casa de Sonhos e Esperança Maria Auxiliadora - CASEMA, da qual, a professora é presidente, juntamente com  a ACS Fatima Aguiar, D. Nevinha Ferreira, Lucia Aguiar... e contou com a participação especial do Coral Maria de Nazaré, do Centro Espírita Enviados de Jesus, do Grupo de Teatro ICETAG, com os palhaços Patati e Patatá em pernas-de-pau, do Prof. Carlos Fester (Prof. Carlão), com música, show de mágica, brincadeiras e distribuição de brinquedos para todas as crianças.
  


Prof. Carlão e o Coral Maria de Nazaré

Pernas-de-pau do Grupo de Teatro ICETAG.


Dra. Fernanda Nóbrega e sua afilhada temporária, Princesa Beatriz.


Adoçando ainda mais nossa festa, Kayte Festas, com Pipoca e Algodão doce para as crianças!





Delma Cristóvam e seu afilhado temporário - Príncipe Cícero.




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails