"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CANDIDATO DO PTB, EM GRAVATÁ, FOGE DO DEBATE COM SERVIDORES!!!

Bruno Martiniano corre de debate político.

Servidores vaiaram a ausência do candidato Bruno Maritniano


Algo de extraordinário aconteceu na manhã desta sexta-feira (31/08) na assembleia realizada pelo SINDSGRA – Sindicato dos Servidores Público de Gravatá. A diretoria do sindicato convidou os quatro candidatos a prefeito a participarem de um debate realizado hoje no Salão Social de Sant’Ana, centro de Gravatá. Os dois únicos candidatos presentes no encontro foram Charles da Madeireira (PSC) e o ex-prefeito e também candidato, Joaquim Neto (PSDB). Por outro lado, nem Robson Albuquerque (PP) e Bruno Martiniano (PTB) prestigiaram o ato político que comunicado a todos com certa antecedência.
Na oportunidade os candidatos presentes receberam Plataforma para Construção de Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Municipais de Gravatá, que visa a sua implantação na próxima gestão.

“… O servidor precisa ser respeitado e comigo sempre foi”, disse Joaquim.
Os prefeituraveis presentes responderam perguntas pré-estabelecida pela categoria e que de forma justa e transparente foram respondidas dentro do tempo de 30 minutos. Joaquim Neto destacou obras importantes da sua gestão, citou ícones do seu plano de governo e se comprometeu, como sempre, em implantar o PCC – Plano de Cargos e Carreiras para os servidores ainda no próximo ano.
Charles da Madeireira parabenizou os idealizadores do encontro, abordaram temas ligados à saúde, educação, infraestrutura e respondeu de forma objetiva todos os questionamentos levantados pelos servidores.




O que mais chamou a atenção neste encontro foi a ausência do candidato a prefeito Bruno Martiniano. Para alguns servidores a ausência foi um desrespeito com a categoria. Segundo informações não oficiais, Bruno teria alegado que não havia sido comunicado com antecedência. No entanto, fontes ligadas ao sindicato informaram que o convite formal foi protocolado para o candidato em 23/08, o que automaticamente descarta a possibilidade da não comunicação.
Joaquim foi aplaudido diversas vezes pelos servidores graças a sua facilidade de lidar com assuntos ligados diretamente com o poder executivo municipais, demonstrando assim, total controle e equilíbrio acerca do quesito administração. Mostrou Joaquim ser preparado para administrar a cidade e agora como mais experiência alavancar o desenvolvimento da cidade que há quase quatro anos está estagnado.
Sentindo-se desprestigiado pelo candidato Bruno Martiniano, a palavra de ordem da plenária em desfavor do candidato petebista foi a de FUJÃO. Os gritos foram ouvidos dentro e fora do Salão 3S.


Reportagem: Clebson Amsterdan

http://portalgn.com/bruno-martiniano-corre-de-debate-politico

Eleições: reflexão, sim. Propaganda, não!

Em ano de eleições, descubra como estimular a conscientização política sem correr o risco de transformar a escola em palanque



Em breve, os brasileiros vão eleger os prefeitos e vereadores que representarão os municípios nos próximos quatro anos. Os nomes dos candidatos certamente serão citados nas conversas de corredor e é preciso tomar cuidado para evitar que alguns deles tentem aproveitar o espaço escolar para fazer campanha eleitoral. "A escola tem função educativa, e não eleitoreira. Ela não pode servir como local de divulgação ou manipulação dos projetos políticos", diz Silvia Colello, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

A atualidade do assunto é uma oportunidade para orientar os professores a trabalhar com os alunos a importância das eleições e incentivar a discussão sobre temas como as formas que a sociedade civil tem de participar na proposição e cobrança das ações do executivo e do legislativo. Nos municípios da região da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, por exemplo, os candidatos à prefeitura são convidados a participar de um debate para discutir as principais demandas de Educação levantadas pelas escolas. Na ocasião, eles assinam um termo no qual se comprometem a executar as propostas caso sejam eleitos. Durante o mandato, uma comissão, que conta com pais de alunos e professores, avalia o cumprimento das diretrizes estabelecidas. Ao mesmo tempo, cartazes afixados pela cidade ajudam a comunidade a acompanhar o trabalho. "É preciso fomentar o debate, a consciência crítica e a postura cidadã, focando sempre a aprendizagem", afirma Elisabete Regina Monteiro, formadora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), que promove essa ação.

Para que você, gestor, oriente sua equipe e se previna de eventuais armadilhas nesse período, elaboramos um pôster de condutas éticas, que pode ser destacado e colado em local visível.

FONTE:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/eleicoes-reflexao-sim-propaganda-nao-689536.shtml

domingo, 26 de agosto de 2012

Bruno Martiniano comete Crime Eleitoral

Do Blog do Caju


 
Escrito por Tyhago Ferreira
Crime Eleitoral
Chegou ao fim à suposta honestidade dos candidatos Bruno Martiniano (PTB), Rafael Prequé (PSB) e Ivan da Farmácia (PTB). Neste domingo (26/08), os candidatos a prefeito e vereador, respectivamente, foram surpreendidos pela imprensa local cometendo o MAIOR CRIME ELEITORAL (compra de votos) comprovado na história política de Gravatá. Os candidatos com ajuda de militantes e moradores realizaram a construção de parte de calçamento de uma das ruas do Loteamento Alpes Suíço, zona norte de Gravatá.
Mas não para por ai. Um dos responsáveis pelo flagrante, que acompanhava o editor do PORTALGN.com, Clebson Amsterdan, enquanto realizava a gravação e registro de imagens do crime eleitoral, quase foi linchado por militantes do candidato Bruno Martiniano.  A vítima foi cercada por eles e mediante a situação foi ameaçada de morte enquanto estava dentro do seu veículo: “Eles disseram que eu iria morrer nesta campanha eleitoral”, disse chorando a vítima.
Além dos responsáveis pelas ameaças, também estavam no local, a esposa de Bruno, Paula Martiniano (PTB), o fotografo da campanha petebista Ednaldo Lourenço (Boneco), a jornalista Adriana Bezerra, Gabriel Tenório (PTB/JOVEM) e o vice-prefeito Rafael Prequé (PSB) além de funcionários da secretária de obras da prefeitura municipal.
Em depoimento um dos trabalhadores, José Augusto, confirmou que o material utilizado para a construção do calçamento de fato havia sido financiado por Bruno Martiniano e Ivan da Farmácia. O Ministério Público de Pernambuco já tomou conhecimento do caso e em seguida será apresentado a Justiça Eleitoral. Bruno Martiniano se condenado poderá pagar multa e numa situação ainda mais dramática pode ter sua campanha retirada do processo eleitoral.


 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ENQUANTO ISSO NA SALA DA JUSTIÇA...

-->
AUTORIDADE, ELEGÂNCIA, BELEZA, SIMPATIA E SOFISTICAÇÃO



Excelentíssima Juíza de Gravatá, Dra. Laura Amélia Moreira Brennand Simões

Até meados do século XIX, os rostos e perfis responsáveis pela imagem da justiça no Brasil era de homens carrancudos, mal-humorados, com suas túnicas negras e perucas longas, um símbolo de autoridade para a época.
Hoje, entrar em um Fórum e em um Ministério Público, depois da revolução feminina na década de 60, nos enche os olhos e isso nada tem a ver com sexualidade, mas com a constatação da beleza que há nas mulheres que agora desempenham as funções da magistratura.
É assim com a justiça aqui em Gravatá, que tem em uma de suas representantes, a bela e elegante, Excelentíssima Juíza, Dra. Laura Amélia Moreira Brennand Simões, e no Ministério Público, da mesma forma, Excelentíssima Promotora, Dra. Fernanda Nóbrega. Mas, não confundam beleza, e elegância com fraqueza. Muito pelo contrário!!Elas provam que a beleza não ofusca sua autoridade, e são firmes em suas decisões, sempre zelando pelo que diz a Lei.

Dra. Fernanda Nóbrega - Promotora de Justiça em Gravatá

Curiosamente, há 04 anos atrás, esses dois nomes para mim eram motivo de todo tipo de malversações. Quando fiz parte de um grupo de oposição, escutei todo tipo de agressão contra estas representantes da lei e da justiça em nosso município. Xingamentos, palavrões de baixo calão eram comuns entre o grupo, em relação as duas.
Felizmente, e pela graça de Deus, saí desse meio. Tive oportunidade de conhecer um pouco mais de perto o ser humano que se chama Fernanda Nóbrega, antes de ser uma promotora, e tive a honra de tê-la como madrinha de minha turminha de 4ª série na Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, no Bairro Maria Auxiliadora. Um presente de Deus, com certeza.
Dra. Laura, conheci durante uma luta judicial para garantir um direito legal, negado e desrespeitado pela Prefeitura de Gravatá. Atenciosa, uma pessoa simples e de muito pulso. Foi muito correta em todos os momentos, comigo, não por ter deferido meu pedido, mas por ter demonstrado ter um grande coração ao me escutar, diante da ausência de minha advogada, Dra. Edvânia Pires, por conta de uma outra audiência.
Diante de meus alunos sempre faço referência da força das mulheres, e lembro seus nomes como exemplo. Em meu discurso durante a colação de grau do curso de Pedagogia eu disse:
- “Buscamos com esta graduação, somar nossa voz e nosso trabalho a outras tantas mulheres, que procuram através da formação e educação, lutar contra o desrespeito, contra a violência doméstica imposta a tantas mulheres, contra as desigualdades advindas de uma sociedade historicamente machista, que sempre reportou para às mulheres atividades consideradas inferiores, de menor valor”.
E prossegui: - “Embora ainda tenhamos que lutar para obter uma remuneração digna no exercício de nossa profissão, e melhores condições de trabalho, já podemos nos considerar vitoriosas por não sermos apenas mais uma dentre as tantas “severinas” a buscar a parte que lhes cabe neste latifúndio, como disse o poeta. Hoje somos Dilmas Roussef, que além de eleita democraticamente a primeira mulher presidenta do Brasil, se tornou a primeira mulher, brasileira, a realizar o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Somos Anas Arraes, eleita como a primeira mulher Ministra do Tribunal de Contas da União”. A partir daqui eu disse: “Somos Hillarys Clinton, Cristinas Fernándes, Evitas Peron, Imãs Dulce, Irmãs Dorothy...” QUERO RETIFICAR ESTA PARTE DE MEU DISCURSO E DIZER QUE, ORGULHOSAMENTE, SOMOS LAURAS BRENNAND, FERNANDAS NÓBREGA, somos exceções e seremos lembradas por nossa luta e por nosso trabalho.
Parabéns pela excelência, Dra. Laura Brennand e Dra. Fernanda Nóbrega. Que Deus as proteja e abençoe!!!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PROYECTO KUATIAÑE'Ẽ (ASUNCIÓN-PY)

No Proyecto Kuatiañe'ẽ, com alguns de seus fundadores e minha orientadora da Tese de Mestrado - Dra. María Elvira Martinez de Campos 





Recebendo das mãos da Sra. Cristina todas as publicações feitas pelo Proyecto Kuatiañe'ẽ para educação escolar indígena dos povos Ava Guarani. Uma grande honra!!!



No dia 30 de julho, tive uma das experiências mais gratificantes de minha vida (dentre as muitas que virão, com certeza), em Asunción - PY, durante a realização do segundo semestre do Mestrado em Ciências da Educação, pela Universidad Americana (PY).
Ao lado de minha orientadora, Dra. María Elvira Martinez de Campos, uma das fundadoras do Ateneo de Lengua y Cultura Guarani, e pioneira na luta pela adoção da língua guarani, como língua oficial do Paraguay, na sede do Proyecto Kuatiañe'ẽ, uma instituição responsável pela elaboração de material didático para alfabetização na língua nativa dos povos indígenas do Paraguay.
Fui presenteada com todas as publicações feitas até agora, o que me deixou super-emocionada, além de sentir-me honrada, pois foi a primeira vez que estive no projeto para conhecer o magnífico trabalho realizado por estes guerreiros!!
Estreitaremos nossos laços, com toda certeza, a partir da pesquisa que estarei realizando com os povos indígenas do Paraguay.

Quero agradecer a equipe do Proyecto Kuatiañe'ẽ pela recepção tão calorosa, pelo rico presente, pelas lições e atenção concedidas a mim e dizer que, estaremos juntos, daqui para frente. Suas lutas serão minhas lutas!!!


Iporã Eté!!


PS. À minha orientadora, Dra. María Elvira: é só o começo!!! Vamos em frente!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails