"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 31 de dezembro de 2011

Que as esperanças se renovem em 2012!!



Frases para Orkut




FELIZ 2012, A TODOS OS QUERIDOS AMIGOS E AMIGAS QUE NOS ACOMPANHARAM EM 2011. 
OBRIGADA PELOS QUASE 150 MIL ACESSOS!
CONTINUEM CONOSCO EM 2012.
PODEMOS SER A MUDANÇA QUE QUEREMOS VER NO MUNDO! 
UM BEIJO NO CORAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

LEI 11.645/08: ESCOLA JOHN KENNEDY E ESCOLA MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA FIZERAM A LIÇÃO DE CASA

Dr. Daniel Munduruku com a Profª Sunamita Oliveira

RETROSPECTIVA 2011

Neste ano, alguns acontecimentos e ações foram determinantes na forma de conceber uma educação interdisciplinar e, no que concerne ao cumprimento de uma lei em vigor desde 2008, que visa atenuar o preconceito vigente no país contra negros e indígenas, através da educação, que acredita-se poder transformar pessoas e seus comportamentos.
Neste interim, a Escola Municipal John Kennedy e a Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, fizeram a lição de casa,e  incluiram o texto da Lei 11.645/08 no currículo escolar, sendo inclusive destaque em uma revista de circulação nacional e alcance internacional, a Revista Brasileiros de Raiz, com sede em Brasília/DF.



De acordo com a jornalista Malcia Afonso, diversas escolas de todo país foram consultadas, para saber se aplicavam a Lei 11.465/08 e, apenas a Escola Jonh Kennedy comprovou estar cumprindo com o dever de ensinar acerca das culturas afrobrasileira e indígenas durante todo ano. A Escola John Kennedy organizou uma Semana os Povos Indígenas, que também foi destaque em outros meios de comunicação, como o site da Prefeitura Municipal de Gravatá, onde os alunos apresentaram o conhecimento adquirido durante seus estudos, tendo inclusive a aapresentação de curta-metragem produzido na Aldeia Guarani Mbyá, no Espirito Santo, pelo povo Guarani - "Como a noite apareceu".


Semana dos Povos Indígenas na Escola John Kennedy

Além das atividades realizadas em sala de aula, também foi possível vivenciar um grande momento de aprendizagem intercultural, através do encontro do escritor indígena, Dr. Daniel Munduruku, que aconteceu na quadra das Salesianas. 
A Profª Sunamita Oliveira teve mais um artigo de sua autoria sobre Educação Escolar Indígena, publicado na Revista Brasileiros de Raiz, na edição bimestral de Dez/Jan-2012.
A proposta é conseguir ampliar o número de escolas que cumpram a lei e contribuam de forma significativa com o combate ao preconceito, advindo da ignorância.

Aula expositiva na Escola Maria Alice da Veiga Pessoa

ÀS GUERREIRAS ALEXSANDRA MARY E ADRIANA GOMES


"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis". (Pv.31:10)
Em uma sociedade historicamente machista como a nossa,  ainda se faz necessário exaltar o trabalho de algumas pessoas, destacando o gênero a qual pertendem - neste caso, feminino.

Desde a Grécia Antiga, as mulheres são reverenciadas por sua beleza e delicadeza, passando a ser considerada o sexo frágil há muitas gerações, contudo, no século XXI, uma singela mudança postural alterou essa configuração, legando a mulher uma força até então renegada.

Da sutileza das deusas gregas e romanas, inantigíveis, chegamos as Amazonas, guerreiras, combatentes, altruístas, capazes de mudar a história de um país através de sua espada, se assim fosse necessário, tal qual Shena - a princesa guerreira.

Nesse misto de evoluções e conquistas, encontramos duas jovens e belas mulheres, com aparência frágil, mas de uma força impressionante. Se estivessemos em  Roma ou na Grécia, certamente elas seriam fariam parte do Olimpo, poderiam ser deusas. Aqui, são heroínas. Igualmente guerreiras. Mulheres, esposas, mães, profissionais. Recém chegadas a Escola  Municipal John Kennedy, não retrocederam em nenhum momento diante das diversas dificuldades e desafios que encontraram.

Uma  escola com um perfil bem peculiar as escolas que atendem um público de periferia, com todas as suas particularidades, mais de cinquenta funcionários, com diferentes formas de pensar e agir, alguns professores desmotivados em meio a tantos problemas... enfim, um cenário que poderia configurar ou um perfil de autoritarismo, como procedem alguns gestores desavisados da situação efêmera do cargo, ou, o que realmente fizeram estas duas jovens mulheres: arregaçaram as mangas e abraçaram a escola John Kennedy, com todas as suas particularidades, mas contemplando a  acreditando em todas as suas potencialidades.

É notável e notório o clima de confraternização que há entre a maioria dos funcionários atualmente. Não digo todos, porque nem Jesus Cristo é unanimidade, mas as mudanças são visíveis. 2011 foi apenas o começo. Foi um ano para arrumar a casa, testar possibilidades. Que venha 2012. Certamente, será um ano muito mehor, com muitas conquistas e realizações.

Parabéns Alexsandra Mary e Adriana Gomes, por serem persistentes, virtuosas, e por terem conseguido agregar tantas coisas positivas para  a formação de nossos futuros cidadãos, através do respeito aos funcionários e a comunidades escolar John Kennedy.Só falta agora conseguirem mudar esse nome da escola. Merecemos receber o nome de um de nossos heróis. Seria uma coroação! Que Deus as abençoe!

domingo, 25 de dezembro de 2011

sábado, 24 de dezembro de 2011

Inauguração do Novo Mercado Público de Gravatá


Sofisticação, variedades alimentícias, beleza, cultura e arte num só lugar


A véspera de natal não poderia ser melhor em Gravatá. Além do super-espetáculo "O sonho da Pastorinha Diana", que vem sendo apresentado desde o dia 16 e encerra amanhã (25), Gravatá foi presenteada hoje, com a reaburtura do Mercado Público, que data da década de 60, todo reformado, com espaços amplos, boxes diversificados e organizados, área de lazer, praça de alimentação e espaço cultural. O lugar ganhou uma arquitetura sofisticada, misturando o estilo retrô com o contemporâneo. Um charme, como a cidade merece!
O mercado terá uma programação cultural, que privilegiará os artistas gravataenses. Hoje, quem abrilhantou e abriu o calendário cultural foi a Orquestra sanfônica, comandada pelo Maestro Barbosa. Um lindo espetáculo!
A reinauguração contou a presença de váras autoridades políticas e intelectuais do nosso município, dentre eles, o Profº. Dr. Lamartine, a Profª Célia e as ilustres figuras dos três matutos, liderados pelo grande artista Martins.
Parabenizamos e agradecemos ao prefeito Ozano Brito Valença, por viabilizar a realização deste projeto e deste magnífico espaço de encontros amigáveis.
Sem demagogia alguma, o prefeito Ozano Brito em demonstrado que se pode fazer politica sem politicagem, sem ser enganador, com promessas vazias ou amnésia para justificar o que se promete e não cumpre. É um homem honrado, íntegro, honesto, com carater irretocável. Todos a sua volta testemunham positivamente a seu favor. É lamentável o fato de algumas pessoas que, estando tanto tempo mergulhadas em uma pocilga, tiveram seus sentidos danificados, e insistem em afirmar que sentem cheiro de lama em tudo, enquanto o odor só faz parte de seu próprio olfato. Tal qual a alegoria da caverna, de Platão. Continuam no escuro.






sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

UMA SINGELA MENSAGEM PARA O NATAL


Recados

QUEM DERA FOSSE NATAL TODO DIA!

Senhor! 
Sou como todos. 
Também tenho os meu pedidos especiais. 
Mas não se preocupe! Tenho pouco de novo a pedir. 
Tenho, é verdade, muito mais a agradecer. 
Mas Natal não é Natal se a gente não se ajoelhar diante da tua Sabedoria pra refazer todos aqueles pedidos de que tua Bondade já sabe que a gente precisa. 
Olha, dá um jeitinho de acabar com todas as guerras. 
Essa gente já brigou por tanta coisa!!!
Faz com que eles vejam a inutilidade de tanta disputa. 
Também tem aqueles que não sabem amar e só odeiam. 
Faz com que eles entendam que o nosso tempo é tão curto para se desperdiçar com sentimentos menores. Ah… tem também aqueles que me magoaram. 
Faz com que eu me esqueça do que houve e me dá luz e grandeza prá eu aprender a perdoar. 
Ainda tem aqueles que se encontram desesperados.
Dá-lhes conforto, um motivo de vida e mostra-lhes a maravilha operada pela palavra Esperança. 
Tem aqueles que já são meus amigos antigos. 
Para esses eu peço o que sempre pedi: Que eu possa sempre ser o que esperam de mim e, se não o for, que possam entender meus limites. 
Agora, tem os meus novos amigos. Para esses, o que eu peço é lindo e grandioso. 
Que o milagre que fez a gente se encontrar continue só operando belezas em nossas vidas. 
Ah… e tem um alguém especial por quem eu quero pedir. 
É alguém que tornou minha vida mais linda e feliz. 
Dá um jeitinho desse alguém nunca sumir, Já que não há como viver sem ter ele por perto. 
Que eu possa esquecer as tristezas do ano passado e, nesta prece, só te pedir alegria. 
Faz com que eu possa acreditar que o mundo pode ainda ser melhor, E pra isso eu te peço…Fé. Obrigado! 
Amém!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NESTE E EM TODOS OS OUTROS NATAIS!!


Uma crônica no natal

A insustentável leveza da insatisfação humana

Certo dia, ao realizar um trabalho na escola em que trabalho, ouvi de uma pessoa o seguinte comentário: “É muito bom ver essas coisas acontecerem, serem realizadas”. Uma outra, que estava ao lado fez referencia a meu profissionalismo, e logo escutei a primeira pessoa completar: “Ah, mas ela profissionalmente...” - e  não terminou a frase, deixando para os bons entendedores a conclusão.
Não é difícil afirmar qual seria a conclusão da frase. Uma das coisas que mais tenho escutado nestes 10 anos que atuo na educação pública, é de que sou impulsiva, falo demais, etc, etc.
Quanto a ser impulsiva, obviamente, engordo a lista dos seres humanos com defeitos. Ainda não atingi o nirvana. Quanto a observação de que “falo demais”, ou, mais do que algumas pessoas gostariam, trago a seguinte reflexão: aprendi que o maior problema da humanidade, ou, o que mais causa mal a humanidade é a omissão e a covardia por parte de muitas pessoas, que se vêem diante de situações equivocadas e estúpidas, e para não “se expor”, preferem o silêncio, não se dando conta de que isso pode causar um problema bem maior. A Presidenta Dilma disse certa vez: “Prefiro o barulho da democracia, ao silêncio das ditaduras”. No meu caso: “Prefiro as más interpretações a meu respeito, estando ciente da verdade, do que os afagos repletos de hipocrisia e falsidade”.
Nesses 36 anos de vida, como mãe de três filhos, sendo um deles duplamente especial, por ser Down,  esposa e profissional da área da educação, adquiri a consciência de que tenho o dever de estar informada e sempre em formação, bem como tenho a obrigação de formar opinião. Contudo, há pessoas que acreditam e defendem a ideia de que, você para ser considerado bom, tem que torcer pelo mesmo time que ele, gostar da mesma comida, da mesma cor e concordar com todas as suas ideias. Seria este o perfil de um educador? Se já não o é para um ser humano, que deve ser munido de personalidade e opinião própria, quanto mais com quem trabalha contribuindo com a modelagem de comportamento e construção de ideias.
Nas últimas eleições tivemos esse comportamento latente. Só era seu amigo aquele que defendesse a mesma ideologia política que você. Quem opinasse e revelasse um voto diferente era tomado como inimigo mortal, a ferro e fogo.
Infelizmente, na educação, hoje acontece da mesma forma. São elevados a décima potência aqueles que não questionam, mas simplesmente balançam a cabeça, em afirmação, como se abanassem a cauda em apoio ao estalar de dedo do seu dono. Quem se ousa ser diferente e discorda de uma suposta maioria, é estigmatizado como encrenqueiro, criador de caso.
Não sou dona da verdade. Estou sempre em busca dela. Tal qual afirmou o filósofo grego Sócrates: “Só sei que nada sei”. Mas, há o que acredito e defendo: autonomia, caráter, personalidade, postura. Tenho ideias, para poder mudá-las, pois só pode mudar de ideia quem tem alguma. Não procuro parecer o que não sou. Não faço tipo, apenas para agradar A ou B.
Acredito na educação pública e a defendo de forma fervorosa, pois sou fruto de escola pública, tendo já concluído um curso superior, estando cursando um segundo curso de graduação e especialização lato sensu e stricto sensu (especialização e mestrado).
Concluo com a célebre frase reportada a Martin Luther King: “O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS”!!
FELIZ NATAL A  TODOS!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

UMA TARDE PARA SONHAR E ACREDITAR NOS SONHOS!

ESCOLA MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA REALIZOU HOJE FORMATURA DOS ALUNOS DA 4ª SÉRIE, TENDO COMO MADRINHA DA TURMA, A PROMOTORA DRA. FERNANDA NÓBREGA

Pela primeira vez, desde sua fundação, a Escola Maria Alice, localizada no Bairro Maria Auxiliadora, periferia de Gravatá, realizou hoje a formatura dos alunos da 4ª série, além da confraternização das demais turmas, do 1º ano e das 2ª séries, das professoras Maria Aparecida, Edilma, Maria José, Alexsandra e Sunamita. Foi uma festa para ficar na memória e no coração de todos nós.

Tivemos como madrinha da turma, a promotora da cidade, Dra. Fernanda Nóbrega. O evento ainda foi abrilhantado por André, da Centelha Divina, que realizou o louvor de gratidão a Deus por essa conquista e oportunidade de estarmos vencendo mais uma etapa de nossa jornada, e pela presença do Papai Noel e seu Duende, que mantiveram o encanto e a magia do natal.

Tivemos a participação da diretora de ensino Sandra Moraes e da assessora de assuntos jurídicos Ana Maria, representando a secretaria de educação, além da coordenadora da escola, Janeide Enésio.
A festa foi perfeita e repleta de emoção.Os alunos apresentaram duas lindas canções natalinas e receberam seu diploma de concluintes da 4ª série do ensino fundamental, das mãos da madrinha, Dra. Fernanda, de Sandra Moraes e Ana Maria Miranda.

Temos a certeza de que esse momento ficará guardado no coração de cada um, e afirmamos isto por termos contemplado o brilho no olhar de cada criança que abraçamos, das mães que nos cumprimentaram. Só temos que agradecer. Primeiro a Deus, pela oportunidade e por ser nossa força e fortelza, diante de tantas investidas negativas. Obrigada Jesus. Agradecer a Dra. Fernanda Nóbrega pela disponibilidade, apoio e carinho para com este trabalho. À secretária de educação, nas pessoas da secretária Maria da Paz, a secretária adjunta Maria José e da diretora de ensino Sandra Moraes, pelo apoio irrestrito. Obrigada, de coração!

Agradecemos a secretária de ação social Maria Dulce pelo apoio. Ao prefeito Ozano Brito Valença, pela integridade e sensibilidade para com o bem coletivo e maior. Parabés por sua ombridade. Embora devesse ser comum todas as pessoas serem íntegras, por vivermos em um mundo sem escrúpulos, ainda nos surpreendemos diante de atitudes retas e sensatas. Um dia, seu valor será reconhecido. Parabéns e que Deus continue iluminando sua vida!

Agradecemos de coração a André do Centelha Divina por ter nos presenteado com sua aveludada voz, e por ter abençoado nossas vidas com o louvor que rendemos a Deus. Aos pais, pelo apoio, aos professores e funcionários da Escola Maria Alice, que defendem e "vestem a camisa" desta equipe: MUITO OBRIGADA! Que Deus abençoe a todos!!!
Aos nossos queridos alunos: vocês são o motivo de nossa persistência e dedicação. à vocês, o nosso melhor!!! FELIZ NALTAL!!




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails