"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 29 de março de 2011

NAÇÃO BRASILEIRA DE LUTO: MORRE O ILUSTRE E HONRADO FILHO, JOSÉ ALENCAR, EX-VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça (29), às 14h45, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen.

Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.

O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.

Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.

A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.

Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”. Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.

No mesmo dia, ele recebeu a vista de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma.

Internações

Os últimos meses de Alencar foram de internações sucessivas. Em 9 de fevereiro, ele foi hospitalizado devido a uma perfuração no intestino. O ex-vice-presidente já havia permanecido internado de 23 de novembro a 17 de dezembro para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.
Alencar passou alguns dias na UTI Cardiológica e começou a fazer sessões de hemodiálise depois que os médicos detectaram piora da função renal. Em setembro de 2010, foi internado em razão de um edema agudo de pulmão. No dia 25 de outubro, voltou ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofreu um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro. Foi submetido a cateterismo, “que não mostrou obstruções arteriais importantes”.

Batalha contra o câncer

O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra a doença. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer.
Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.

A maior delas, realizada em janeiro de 2009, durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.

Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental contra o câncer. Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, dos testes com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.
José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Tratamento no exterior

O tratamento experimental nos EUA em 2009 não foi a primeira tentativa de Alencar de obter a cura fora do país. Ele já havia viajado para os Estados Unidos em 2006 para se tratar com especialistas. No ano seguinte, no entanto, os exames mostraram que o câncer havia se espalhado para o peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen.
Iniciava-se, então, a série de cirurgias na região. Em 2008, foram três internações. Em janeiro e em julho, exames mostraram uma reincidência de tumores abdominais. Em agosto, Alencar começou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina.

Com a saúde fragilizada, o ex-vice-presidente também foi internado por outros problemas. Em novembro de 2008, durante uma visita a Resende (RJ), teve fortes dores abdominais. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer. Vinte dias depois, ele foi internado novamente, com quadro de insuficiência renal. Recebeu alta dois dias depois.
Sempre bem-humorado nas sucessivas vezes em que deixou o hospital Sírio-Libanês, chegava a brincar com seu próprio quadro clínico. "Estou melhor do que das outras vezes", repetia.

Após a maior das cirurgias, em 2009, Alencar saiu do hospital dizendo que não temia a morte. “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho", afirmou. “Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele.”

Problemas de saúde ‘paralelos’

O ano de 2010 começaria com uma boa notícia para o então vice-presidente. O tumor que tratava vinha apresentando redução, segundo o hospital.
Alguns meses mais tarde, no entanto, ele começou a ter problemas de saúde “paralelos” ao câncer.
No início de maio, numa das idas ao hospital para a quimioterapia, apresentou pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias. Alencar então passou por um cateterismo e uma angioplastia e recebeu um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, ficou nove dias internado.

No final do mesmo mês, queixando-se de fadiga, foi internado novamente. Após exames, o hospital constatou que ele estava anêmico e tinha um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia. O tratamento, no entanto, continuava a dar resultados positivos, com a redução dos tumores.

No final de agosto, contraiu uma infecção, que foi tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.


http://www.portaluhtv.com/2011/03/exclusivo-morre-o-ex-presidente-jose-de.html

PROJETO ECOLÓGICO DO HOTEL FAZENDA PORTAL DE GRAVATÁ É DESTAQUE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Portal de Gravatá // Hotel lança projeto ecológico
 
Edição de terça-feira, 29 de março de 2011 


Exemplo pernambucano que pode servir de inspiração para a cadeia produtiva do turismo do estado desta vez vem do interior, mais precisamente do Agreste. O Portal de Gravatá apresentou no último sábado o projeto Ecoportal. Um dos itens que mais chamaram a atenção foi o que diz respeito à sensibilização dos hóspedes. Todo visitante que chegar a partir de agora vai se deparar com selos, plaquinhas e informações espalhadas nas instalações. Um convite para entrar nessa ´onda coletiva de salvar o que ainda resta`. ´Lançamos o projeto internamente em dezembro para os nossos funcionários, que serão agentes muito importante nos resultados do Ecoportal`, destacou Valdir Cavalcanti, responsável pela gestão ambiental do hotel.

 
O Projeto Ecoportal engloba uma  série de medidas de sustentabilidade. A ideia é reduziur em 20% o consumo de água e gerar 20% de economia de energia. Isso sem falar de fatores críticos como efluentres e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural, arquitetura e pasaisagismo, além de educação e sensibilização ambiental. Dentre as medidas estão a adoção do aquecimento solar para os banheiros dos 88 apartamentos. O lixo orgânico serve para a compostagem e posterior adubagem de plantas e horta orgânica. O lixo reciclável é separado e vendido com fundos para os funcionários.

Um dos destaques e que vem encantando as crianças é o tour Ecoportal, que inclui apresentações das ações na escolinha na vila do Portal e visitação a todos os espaços cuidadosamente pensados como a horta, o minhocário e comportagem e a matinha, uma área de cerca de 4 hectares que mostra ao visitante um pedaço da caatinga. Esse tour foi o responsável pela visitação de cerca de 5 mil alunos de escolas do estado e de outras regiões em 2010.

O projeto ambiental ainda contempla a ampliação da captação e armazenamento da água da chuva (meta é chegar a uma captação de 10 milhões de m3 de água/ano), consumo de três meses do hotel. E ainda a reutilização de 70% da água da lavanderia e recliclagem da agua de chuveiros para as descargas.

O anúncio do pacote foi arrematado pelo desligar das luzes na noite do sábado, quando hóspedes ficaram uma hora sem luz, em alusão à Hora do Planeta, projeto que teve início na Austrália em 2007 com a ONG sueca WWF.

Copa

O Diario levantou a bola da Copa. Afinal, será que toda esta preocupação tem a ver com o evento esportivo? Os sócios garantem que não, sem desmerecer a importância do Mundial. ´Foi um amadurecimento natural, já que somos um hotel fazenda, com uma relação íntima com a natureza`, disse Valdir. Eduardo reforçou o sentimento de Valdir e antecipou inclusive que o hotel já foi sondado e que 50% dos apartamentos já estão reservados para a operadora oficial da Fifa. ´Vamos construir mais 88 apartamentos e uma academia de ginástica`, exemplificou, apostando no sucesso do evento e no desafio de não deixar as operadoras de turismo locais ´na mão`.

segunda-feira, 28 de março de 2011

MUNDURUKANDO - Livro novo de Daniel Munduruku! Lançamento Uk`a Editorial!



Professores são donos do conhecimento.
Educadores são mediadores.
Professores são profissionais do ensino.
Educadores fazem do ensino um estímulo para seu crescimento pessoal.
Professores usam a palavra como instrumento.
Educadores usam o silêncio.
Professores batem a mão na mesa.
Educadores batem o pé no chão.
Professores são muitos.
Educadores são Um.

 O educador tem os pés no chão, mas sua cabeça está sempre nas alturas, porque acredita que quem está à sua frente não é um cliente esperando para ser atendido, mas uma pessoa aguardando orientações para seguir seus passos. Essa é a razão de ser do educador. Essa é sua esperança. E, para tanto, o educador precisa ser inteiro, precisa ser completo, precisa estar em sintonia consigo mesmo e como o universo.


Daniel Munduruku nos apresenta, neste volume, ensaios, entrevistas, artigos e pensamentos que o têm transformado em um dos principais pensadores indígenas do Brasil.
Mundurukando é um verdadeiro passeio pela nossa alma ancestral.

VISITEM E CONHEÇAM O BLOG DE DANIEL MUNDURUKU:
http://danielmunduruku.blogspot.com/2011/03/mundurukando-livro-novo-de-daniel.html

Prefeito assinou convênio com Governo Federal e Gravatá receberá escola e quadra poliesportiva


Do site da Prefeitura Municipal de Gravatá
Mais uma importante conquista para a educação de Gravatá. Na última quarta-feira (23/03) o prefeito de Gravatá Ozano Brito e a secretária de educação Maria da paz, estiveram em Brasília para assinatura do convênio com o Governo Federal através do programa Pró-Infância que contemplou a cidade com a construção de uma nova escola e uma quadra poliesportiva, que será construída no bairro Nossa Senhora Aparecida na Rua 4 de outubro, Quadra A do arruamento da Fazenda Gravatá. Mais de 200 alunos serão beneficiados com a construção.




Participaram da assinatura do convênio vários ministros da presidência da república, principalmente, os da Educação e Planejamento,
Fernando Haddad e Miriam Belchior, respectivamente, deputados e senadores, (João Paulo, Marta Suplicy, Humberto Costa), o chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, O Secretário de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, prefeitos e secretários de educação de vários municípios brasileiros.



O Pró-Infância contemplou 718 municípios no Brasil, sendo 11 em Pernambuco. "Prova de que Gravatá reúne tem potencial e reúne condições que asseguram a execução dos projetos que lhe são confiados", afirma o prefeito Ozano Brito, que está em Brasília para a assinatura do convênio. De acordo com a secretária de educação Maria da Paz, a escola terá 8 salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais e outros ambientes.
















quarta-feira, 23 de março de 2011

UMA NOVA ESCOLA PARA GRAVATÁ!!

Educação – Gravatá é contemplada com escola e quadra poliesportiva pelo programa Pró-Infância

Do site da Prefeitura Municipal de Gravatá

Prefeito Ozano Brito estará na solenidade de assinatura do convênio, em Brasília, com a presidente Dilma Rousseff.



Mais uma importante conquista para a educação de Gravatá. A Prefeitura através do programa Pró-Infância do Governo Federal conseguiu a construção de uma nova escola e uma quadra poliesportiva para a cidade. A assinatura do convênio será hoje (23/03), em Brasília, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

O Pró-Infância contemplou 718 municípios no Brasil, sendo 11 em Pernambuco. "Prova de que Gravatá reúne tem potencial e reúne condições que asseguram a execução dos projetos que lhe são confiados", afirma o prefeito Ozano Brito, que está em Brasília para a assinatura do convênio.

A escola será construída no bairro Nossa Senhora Aparecida na Rua 4 de outubro, Quadra A do arruamento da Fazenda Gravatá. Mais de 200 alunos serão contemplados com a construção da escola. De acordo com a secretária de educação Maria da Paz, a escola terá 8 salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais e outros ambientes.

segunda-feira, 21 de março de 2011

É BIG, É BIG!!!02 ANOS DO BLOG EDUCAR ENCANTANDO NO AR!!

Recados para Orkut


RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO E MUITO AMOR PELA CULTURA E EDUCAÇÃO!

Os mais de 75.000 acessos, em blog que não tem caráter jornalístico, não especula a vida alheia com superficialidades, mas trata de elementos essenciais a vivência humana, que são o respeito adquirido através do conhecimento, demonstram que, embora ainda engantinhando, estamos no caminho certo.
Tratar de questões polêmicas, assuntos pouco debatidos sob a ótica de um educador que respira educação, possibilita um olhar diferenciado sobre vários assuntos e questões.
Temos muito o que aprender, e não cessaremos essa busca constante, humildemente. Por hoje, muito obrigada a todos que seguem, acompanham, comentam, e nos ajudam a contribuir com algo de positivo para a educação de nosso país.
Um beijo no coração de todos, e já antecipando esta marca:

80.000 VEZES MUITO OBRIGADA!!!



domingo, 20 de março de 2011

21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN



Amanhã, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Estima-se que no Brasil existam 300 mil pessoas com Down, 30 mil em São Paulo. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atenta ao assunto, lançou o Programa Complementar de Imunizações para Pessoas com Síndrome de Down. Iniciativa inédita do Governo do Estado, o programa inclui pessoas com a síndrome no calendário especial de vacinação do Crie - Centro Regulador de Imunizações Especiais. O Crie vacina pessoas com baixa imunológica sistemática - portadores de imunodeficiências em geral, anemia falciforme, câncer e AIDS - contra catapora, viroses causadoras de pneumonias, otites, sinusites, meningite, osteomielite e hepatites A e B.
As doenças infecciosas são a segunda maior causa de óbito entre a população de brasileiros com Down, pois 90% deles apresentam baixa imunidade. Com a vacina, o índice de morbidade e mortalidade a partir dessas doenças teria redução superior a 80%.

Síndrome de Down:
A Síndrome de Down foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da Síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Popularmente é conhecida como mongolismo. Hoje sabemos que esta denominação é inadequada, devido à conotação preconceituosa que a cerca. Campanhas têm sido realizadas para a divulgação do nome Síndrome de Down ou Trossomia do 21. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que indicavam a Síndrome.
É impossível diagnosticar a Síndrome de Down logo ao nascimento. O diagnóstico, em geral, é feito pelo pediatra ou médico que recebe a criança logo após o parto, considerando as características fenotípicas peculiares à Síndrome. A confirmação é dada pelo exame do cariótipo (análise citogenética).
As características são: chatamento da parte de trás da cabeça, inclinação das fendas palpebrais, pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos, língua proeminente,
ponte nasal achatada, orelhas ligeiramente menores, boca pequena, tônus muscular diminuído, ligamentos soltos, mãos e pés pequenos, pele na nuca em excesso.
A probabilidade de um indivíduo ter Síndrome de Down é de 1.600 nascidos vivos. O nascimento de uma criança com Síndrome de Down é mais frequente conforme aumenta a idade materna. Porém, qualquer pessoa está sujeita a ter um filho com esta Síndrome que ocorre ao acaso, sem distinção de raça ou sexo.

Entenda:
A Síndrome de Down é um acidente genético, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21. Esta alteração genética pode ser apresentar de 3 formas:

Trissomia 21 padrão
- Cariótipo: 47XX ou 47XY (+21)
- Indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as duas células, tendo no par 21 três cromossomos. Ocorre em aproximadamente 95% dos casos.

Trissomia por translocação
- Cariótipo: 46XX (t 14;21) ou 46XY (t 14;21)
- O indivíduo apresenta 46 cromossomos e o cromossomo 21 extra está aderido a um outro par, em geral o 14. Ocorre em aproximadamente 3% dos casos.

Mosaico
- Cariótipo: 46XX/47XX ou 46XY/47XY (+21)
- O indivíduo apresenta uma mistura de células normais (46 cromossomos) e células trissômicas (47 cromossomos). Ocorre em aproximadamente 2% dos casos.


Fonte: 

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobre os índios de Gravatá...

Escreve o Prof. Dr. Edson Hely Silva:

"Há um equívoco que se repete, a  visão tradicional pessimista ("essa gente sofrida") que não consegue perceber os povos indígenas como sujeitos da/na História.
Tratar os índígenas como "Tapuia" é reproduzir uma concepção de abordagens históricas superadíssimas (!) que traziam preconceitos dos colonizadores com os povos indígenas não Tupis do litoral, habitantes do interior do Nordeste (ver POMPA, Cristina. Religião com tradução:missionários, Tupi e Tapuia no Brasil Colonial São Paulo, Edusc, 2005). Outra questão é denominar povos habitantes nessa região de Kariri, que viviam mais especificamente no Sertão. Além disso, a denominação de "bugre" só foi e é usada para índios nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Por outro lado, continuar considerando os povos índígenas como "selvagens" "canibais", "violentos" e etc., é uma atitude eurocêntrica, etnocêntrica e evolucionista (ver CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. 1ª ed. São Paulo, Cia. das Letras, 1995)(...)


Prof. Dr. Edson Silva
(CAP-CE/UFPE-Recife)

___________________________________

Nota da editora:
 As informações dadas pelo Prof. Alberto datam do ano de 1965, quando ainda não havia tantos mecanismos para pesquisa quanto hoje. Na década de 50, Darcy Ribeiro julgou que não havia mais índios em Pernambuco em decorrência da miscigenação, contudo, décadas mais tarde, historiadores, antropólogos e pesquisadores provaram que havia vários povos mantendo o mesmo modo de vida de  seus antepassados, afirmando sua identidade étnica.
Estamos no início desta pesquisa. Chegaremos aos fatos através de provas documentais e relatos orais de quem guarda na memória a história de nossa cidade. 

TAPUIAS-CARIRIS: OS ÍNDIOS QUE HABITAVAM GRAVATÁ À 400 ANOS!

"Dança dos índios tapuias, óleo sobre tela de ALbert Eckout, 1641".
 
A HISTÓRIA DE GRAVATÁ QUE OS GRAVATAENSES NÃO CONHECEM - parte  1

Escreve o historiador  Alberto Frederico Lins*:

" Há quatro séculos, quem viesse assomando os primeiros contrafortes e batentes da Serra Comprida, da pancada do mar para o sertão, elevadas cimeiras que chamaram de Ruças a partir do século XIX, deparar-se-ia com um povo único, dentre os que, há mais de mil anos, enxameavam das florestas litorâneas às pedranceiras das serranias. Era uma gente sofrida, chamada pelos tabajaras e guarani de bugres, canibal que procurara há mais de quinhentos anos antes, refugiar-se nas devesas aspérrimas das elevações do oeste selvagem. Eram os tapuia-cariri ou kiriri, que dominavam toda a região, a começar nos longes do norte das serras gêmeas de Passira e Bengala, até as lançantes dos brejais do Uruçu-Mirim.
Vivia da caça e da pesca essa gente combatente, violenta, destemerosa, e que, por divertimento e nas datas que lhe marcavam festivais de sangue, caçavam onças bravias nas defesas, vales, anfractuosidades e corgos ásperos da cordilheira ínvia de Pora-Pora-Eyma. Não raro, desciam as ladeiras que levam ao Uapo-Yuc, lé embaixo no vale, o Ipojuca dos quilombolas, para apanhar o carito e o muçum nas águas paradas, às vezes encontrando escravos fugitivos dos engenhos do sul, que preavam, matavam e comiam, em festanças de sacrifícios religiosos que duravam dias.
Esses pobres negros, sem saber o perigo que corriam, aventuravam-se em busca de quilombos, inexistentes por aqui, caindo na armadilha os silvicolas violentos. Não raro, algum, algum mais desesperado, entrava em luta corporal com eles, saindo vencedor na carreira pelas brenhas e indo morrer de fome e sede na baixada das caruaras, que tem agora o nome de Caruaru".


* Alberto Frederico Lins é professor aposentado, historiador, mestre em História da Cultura, ex-professor da UFPE. Reside em Gravatá há 59 anos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROFESSORA, E HOJE É DIA DO ÍNDIO?!


Acesse o Blog da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa e veja a resposta dada sobre a temática indígena na sala de aula, quando abordada todos os dias do ano!!

Do site da Prefeitura de Gravatá: boas notícias!

Foto meramente ilustrativa. Imagem do Google
 
Escola técnica de Gravatá – Início das obras está previsto para 28 de março

 
O projeto para a construção foi licitado e a ordem de serviço já foi dada. Segundo o programa arquitetônico da Escola Técnica, o prédio terá quase 5 mil m² com 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, química, biologia, física e matemática, além de quadra de esportes coberta.

Gravatá dá mais um grande passo para o desenvolvimento educacional da população. Uma das obras mais esperadas está prestes a acontecer, a construção Escola Técnica da cidade, que será erguida no mesmo local onde funciona a 5ª CIPM. Recentemente o prefeito Ozano Brito recebeu a visita do secretário de educação do Estado, Anderson Gomes, que conheceu o terreno e a planta da escola. Na última quarta-feira (16/03) a equipe técnica da secretaria do Estado esteve no município representada pelo técnico Aldemir Galindo, que junto com Rafael Conolly representante da empresa Usina de Obras vencedora da licitação de construção, analisou o espaço para que as obras sejam iniciadas o quanto antes. A princípio o início das obras está previsto para o dia 28 de março.

A obra está orçada em 5,3 milhões de reais e será custeada pelo Governo de Pernambuco. A Prefeitura dará como contrapartida o terreno e o serviço de terraplanagem. Para o Prefeito Ozano Brito, uma Escola Técnica em Gravatá vai representar um avanço importante na cidade. “A última vez que construíram uma escola aqui foi há mais de 10 anos. Com o ensino técnico nós vamos evitar que alunos se desloquem de Gravatá para cidades vizinhas como Bezerros, por exemplo”, destacou.

O projeto para a construção foi licitado e a ordem de serviço já foi dada. Segundo o programa arquitetônico da Escola Técnica, o prédio terá quase 5 mil m² com 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, química, biologia, física e matemática, além de quadra de esportes coberta, vestiários, estacionamento e anfiteatro. A obra terá duração de aproximadamente 1 ano.

quarta-feira, 16 de março de 2011

UMA AULA DE CIDADANIA A SER SEGUIDA FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM!


TURMA DO PROFº EDÍZIO SANTOS DO 1º PERÍODO DA U.V.A VISITA ABRIGO DOS VELHINHOS DE GRAVATÁ E COMEMORA OS 105 ANOS DE UMA VOVÓ CHEIA DE VITALIDADE!

Prof. Edízio Santos e D. Idalina com seus 105 anos de vida!!

A visita fez parte de uma atividade da disciplina Ética e Cidadania, dando seguimento a um projeto já iniciado, ministrada pelo Prof. Edízio Santos aos alunos do 1º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, e não poderia ter sido mais completa.
A turma visitou a Casa Beneficente, conhecida como Abrigo dos Velhinhos em Gravatá, e promoveu uma tarde de muita alegria e festa, comemorando o aniversário de D. Idalina, moradora da casa, que completou 105 anos no último sábado (12). Além do aprendizado proporcionado pela disciplina, esta visita trouxe uma lição de vida a todos, que deve ser copiada também fora da sala de aula!
À D. Idalina, muitas felicidades e muitos anos de vida com muita saúde e alegria!!








terça-feira, 15 de março de 2011

NÃO A BELO MONTE!!

Passeio ciclístico marcou o aniversário de 118 anos de emancipação política da cidade


Cerca de 300 ciclistas participaram do passeio que percorreu as principais ruas de Gravatá atraindo os olhares da população. Saindo da Câmara de Vereadores, os ciclistas percorreram as ruas XV de Novembro, Avenida Agamenon Magalhães, Duarte Coelho, Rui Barbosa e outras, voltando para o coreto da Praça Rodolfo de Moraes onde foram sorteadas 4 bicicletas.

A manhã desta terça-feira (15/03) foi especialmente dedicada aos 118 anos de emancipação política de Gravatá. A cidade festejou a data com o ato civil do hasteamento das bandeiras em frente a prefeitura que contou com a presença de várias autoridades como o prefeito Ozano Brito, secretários, vereadores e demais convidados. A Banda XV de Novembro executou os hinos nacional e municipal no ato solene e foi acompanhada por alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. 


Notadamente, aumentou  a participação de aluno e escolas, bem como a própria participação popular no evento, provando que há carisma entre o executivo e as partes envolvidas que organizam o evento. A festa foi muito bonita e está só no começo!!

Em seguida foi dada a largada para o momento mais esperado do dia, o passeio ciclístico comemorando o aniversário da cidade. Cerca de 300 ciclistas participaram do passeio que percorreu as principais ruas de Gravatá atraindo os olhares da população. Saindo da Câmara de Vereadores, os ciclistas percorreram as ruas XV de Novembro, Avenida Agamenon Magalhães, Duarte Coelho, Rui Barbosa e outras, voltando para o coreto da Praça Rodolfo de Moraes onde foram sorteadas 4 bicicletas.

Vítor Breno ganhou a primeira bicicleta, em seguida Luís Ribeiro da Silva ganhou a segunda bike, a terceira ficou para Clécio Vieira e a quarta bicicleta foi para José Wilson de Oliveira. “Eu não tinha bicicleta, peguei uma emprestada para participar do passeio, estou muito feliz em ter participado e mais ainda por ter ganho a bike, vou poder brincar com a minha própria bicicleta”, disse Vítor Breno de 11 anos, ganhador da primeira bicicleta sorteada. O prefeito Ozano Brito aproveitou a ocasião para parabenizar a cidade e os gravataenses, “Aproveito a ocasião para dar os parabéns a Gravatá e ao povo gravataense, 118 anos de glórias para uma cidade que é um marco não só em Pernambuco mas em todo o Brasil”, disse o prefeito.

E as festividades de Gravatá não param por aí, logo mais às 19 horas será realizada uma missa em ação de graças na Igreja da Matriz, em seguida haverá o corte do bolo gigante de 185 quilos. Fechando a noite com chave de ouro a banda gravataense Expresso Jovem Guarda animará a noite.  















Com informações e imagens do site da Prefeitura Municipal de Gravatá

segunda-feira, 14 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DE GRAVATÁ- 118 ANOS DE ENCANTO!


Gravatá 118 anos – Cidade centenária encanta visitantes com suas belezas naturais e atrativos turísticos

A cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, completa nesta terça-feira (15/03) 118 anos de emancipação política e muita história. O município é conhecido nacional internacionalmente por suas belezas naturais e atrativos turísticos que encantam não somente os turistas que visitam a cidade todos os meses, mas também seus moradores que não se cansam de admirar a bela cidade onde moram. Clima agradável, pessoas excepcionais, gastronomia rica e simplesmente deliciosa, culturas e tradições fazem de Gravatá uma cidade que se difere de tantas outras em Pernambuco. E motivos não faltam para tamanho destaque, o clima já dito antes, arquitetura em estilo europeu, o que por sinal dá um charme a mais à cidade, e o povo, maior protagonista da terra abençoada pelo Cristo, que no Alto do Cruzeiro abençoa os gravataenses.





Andando por Gravatá é possível perceber a quantidade de detalhes que a cidade oferece aos olhos. Pelo centro da cidade a mistura da modernidade e tradição dividem o mesmo espaço, casarios centenários conservam grandes momentos e sem dúvida grandes histórias que podem ser conhecidas. Fazendo uma visita ao memorial de Gravatá, que em suas paredes guarda o incrível fato de ter sido a antiga cadeia pública da cidade e hoje têm a honra de preservar todas as memórias do município através de livros, discos, peças antigas, fotos, revistas e jornais.





Com uma rede hoteleira invejável, Gravatá conta com mais de 2.000 leitos, de requintados aos rústicos, além dos prives, pousadas, chalés e chácaras espalhados pela cidade. Arquitetura rica, Gravatá abriga casarios, igrejas como a da Matriz de Santana, capelas seculares que mostram imponência diante de tanta beleza, tudo isso sem esquecer os palácios. A culinária de Gravatá é um espetáculo a parte, sendo um dos muitos fatores que destacam a cidade, por ser uma das melhores de Pernambuco, atendendo todos os gostos e todos os públicos, variando da típica comida regional como a buchada, até a internacional como, por exemplo, o fondue. São mais de cem estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, pizzarias, churrascarias entre outros que oferecem gastronomia diversificada.





Gravatá também é diversão, com inúmeros pontos turísticos, os turistas se deliciam com as belezas da terrinha. No alto da cidade encontra-se o mirante do Cruzeiro, a estátua do Cristo Redentor, a Cruz que deu origem ao nome do morro e a capela Cristo Rei. A Estação do Artesão, antiga estação ferroviária, e a Rua Duarte Coelho, conhecida como Pólo Moveleiro, são referências em artesanato local, a exemplo dos brinquedos educativos, artigos feitos em talhas, cerâmica utilitária, bronze, couro e cipó, móveis de madeira e vime e a bonequinha da sorte, feita de pano e que integra o Comércio Solidário.Gravatá dispõe também de belos cenários naturais. Por entre as serras que compõem a geografia do município, 14 túneis e cinco pontes ferroviárias de arquitetura inglesa, construídos no século XVIII, constituem ricos e belos patrimônios arquitetônicos de Pernambuco. Isso tudo é um pouco de Gravatá, a aniversariante centenária que presenteia a todos com seu charme natural.




































Fonte: Site da Prefeitura de Gravatá

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails