"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Conselhos de uma cearense para um 2011 bem pai d’égua.


Recebi do meu amigo Prof. Dr. Edson Silva e aproveito para realizar uma singela  homenagem a minha amiga cearense Lúcia (mas, sintam-se todos homenageados também) !! 

Um ano novo bem arretado pra vocês tudim !!!!

      Í   Sobre as suas metas para o Ano Novo
 
  •     Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.
  •     Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e   nem esmoreça. Peleje.
  • Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.
  • Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.
  Sobre o amor
  • Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe
  • Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você.  Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.
  • Você é um corralinda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você.
  • Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um  chapéu de touro.
  • As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola.
 
      Sobre o trabalho
 
  • Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.  
  • Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu  chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.
  • Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.
  • Se a lida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol.
Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.
 
    Sobre a sua vidinha
  • Você já é um cagado só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus.
  • Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida.
  • Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.
  •  Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.
   Arrumação motivacional
  •   No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.
  • Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.
  • Prá começar o ano dicunforça:
  • Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.
  • Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:
 
Sai mundiça !!!
  • Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda:
 
Queima raparigal !!!
 
Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2011, afinal de contas você é cearense.
 E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser,
nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.
Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom.
Respeite como vai ser pai d’égua esse 2011.

12 ANOS SEM O ILUSTRE E CÉLEBRE MONSENHOR CREMILDO

Foto do arquivo pessoal de Paulinho do Padre

PAULO CREMILDO BATISTA DE OLIVEIRA:
O PADRE-PREFEITO DE GRAVATÁ
(1977 A 1983)


Padre Cremildo Batista de Oliveira (nome de batismo), nasceu aos 18 de outubro de1930, em São Joaquim do Monte, PE. A data de seu nascimento não condiz com seus documentos de identificação (anexos) existentes na Casa Paroquial, que constam de 18 de fevereiro de 1930. A data não foi alterada por ele e, sempre quando fazia referencia ao seu nascimento, dizia ele, que teria havido um erro no ato de seu registro e que o mesmo não se interessava em retificar. Foi levado a Pia Batismal, no dia 21 do mesmo mês, sendo seu batismo celebrado pelo Mons. Bernardinho de Carvalho. Filho legítimo de pais camponeses, Firmino Batista de Oliveira e Luzia Maria de Oliveira. Ingressou no Seminário no dia 14 de fevereiro de 1945.
Recebeu aos 26 de dezembro de 1953, permissão da autoridade diocesana para antepor ao seu nome de batismo o nome de “Paulo” conforme solicitação feita, na qual expressava seu desejo em ter o nome de um apóstolo de Jesus, sendo apoiado por seus familiares.
Durante seu sacerdócio, exerceu os seguintes cargos: Vigário cooperador e Capelão do Colégio N. Sra. Das Dores, em Bezerros. Vigário Cooperador de São Miguel, Sairé, e 1957 a 1960. Vigário substituto e Ecônomo do Bonito, de 1961 a 1964 (fevereiro). Pró-Pároco, Vigário Ecônomo de Gravatá, de 01 de março de 1964 até a data de seu falecimento aos 68 anos de idade em 29 de dezembro de 1998. Foi agraciado com o título de Cônego e, a 22 de janeiro de 1981, com o título Pontifício de Monsenhor Capelão de sua Santidade João Paulo II. Além dos cargos eclesiásticos, desempenhou o ofício de Prof. em Bezerros, Bonito e Gravatá. Em 1972, revalidou o curso Filosófico na Universidade Católica do Recife. No dia 15 de novembro de 1976 foi eleito Prefeito de Gravatá, tomando posse no Governo Municipal no dia 31 de janeiro de 1977, governando o município até 31 de janeiro de 1983.


Em um artigo resultante de um projeto de pesquisa, os professores Lenilson Batista, Maria José da Silva e Ângela Maria (2005), descrevem o momento político, na ocasião da chegada do Padre Cremildo no município de Gravatá, em 01 de março de 1964, com 34 anos de idade, afirmando que era uma época em que o Brasil começava a entrar num período tenebroso de sua história republicana. Acrescentam eles o informe de que [...] "numa época em que a democracia – regime pelo qual o povo exercita sua liberdade – sai de cena para ser introduzida à ditadura militar, apoiada por políticos partidários da UDN,PSD,PSP e, também pela elite econômica que usando o artifício de restabelecer a “ordem” demonstrava interesses de cada vez mais concentrar renda. Assim,ainda nos anos 60, passa a vigorar no cenário nacional as perseguições aos políticos de esquerda (tachados de comunistas). Sucediam violentas prisões e torturas contra os vencidos; contra os pensadores da época, jornalistas, cantores, professores, estudantes, líderes sindicais, ou seja, todos aqueles que por algum motivo expressavam suas ideias contra o governo.
(ALBUQUERQUE; BATISTA; SILVA,2005).

Padre Cremildo se tornou cidadão gravataense no dia 17 de outubro de 1969, após vários serviços prestados à Paróquia e à comunidade.
Em 1972, durante as eleições para prefeito e vereadores, o Cônego Cremildo começa a demonstrar indignação com a situação política do município, pois neste pleito havia apenas um candidato a prefeito de Gravatá, o candidato da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), o senhor Aarão Lins de Andrade, um dos membros da oligarquia que dominava o município havia algumas décadas e, pleiteava o seu terceiro mandato. A partir deste quadro, o Padre Cremildo começa sinalizar contra aquela situação estagnada a qual viviam seus munícipes.
Aos poucos assimila os anseios da comunidade tornando-se um oposicionista explícito.
A partir de 1975, o Padre assume publicamente sua postura política partidária quando se filia ao MDB, tornando-se posteriormente presidente municipal desse partido. De acordo com o Prof. Lenilson Batista (2005), “no ano de 1976, a comunidade gravataense acolhe com entusiasmo a candidatura do Padre Cremildo ao pleito municipal (...) um sacerdote naquela ocasião era tudo que o povo ressentido e insatisfeito com a administração municipal ansiava”.
Durante a campanha eleitoral, Padre Cremildo foi duramente criticado por seus adversários que, “sequer pouparam a figura do líder religioso e, em muitas vezes não distinguiram o sacerdote do político, o santo do profano, as coisas de Deus das coisas mundanas”.(BATISTA, 2005).

Por outro lado, segundo relata D. Tereza, era aclamado pelos populares que, muitas vezes o impediam de andar com suas próprias pernas e pés (literalmente), carregando-o nos ombros durante os comícios, até sua residência.
No dia 15 de novembro de 1976, o candidato do MDB Padre Paulo Cremildo Batista de Oliveira foi eleito pelo voto popular com 6 345 votos, tendo uma margem de 1 981 votos sobre o candidato da ARENA Dr. Paulo da Veiga Pessoa, que obteve 4 364 votos.

Alguns fatos tornaram-se inéditos na administração política do Padre Cremildo em Gravatá. Vários relatos dão conta de que ele contratou um serviço de som, através do qual fazia prestação de contas diariamente à população sobre a receita e a saída, quem nomeou, quem demitiu, enfim, de tudo o que ocorria na prefeitura, conforme testemunho dado pelo Sr. Valdomiro Queiroz, seu vice-prefeito, em entrevista realizada no ano de 2005 pelos professores Lenilson Batista e Maria José da Silva, em Gravatá.

Com os poucos recursos existentes no município, realizou algumas obras importantes, dentro de suas limitações, como a construção de algumas escolas, especialmente na zona rural do município, facilitando o acesso dos alunos; construiu postos de saúde com atendimento odontológico; realizou a construção do calçamento de várias ruas na zona urbana, como a exemplo da Rua Dr. Amaury de Medeiros; providenciou a construção de pontes, mesmo que um tanto rudes, facilitando o acesso dos moradores da zona rural; favoreceu a eletrificação de algumas áreas na zona rural, como no distrito de Avencas; construiu e reformou praças mas, especialmente, é lembrado com reverência, até mesmo por históricos inimigos políticos, por ter realizado um governo irretocável, do ponto de vista da moralidade, da ética e do trato para com a coisa pública.

Sabe-se que o pacato padre terminou seu mandato com o mesmo saldo financeiro que tinha antes de iniciá-lo. A respeito desse assunto, discursou o Mons. Cremildo, durante quarenta minutos, na posse de seu sucessor, o Padre Joselito, à paróquia de Sant'Ana:
(...) "Para todos sempre dirigi a minha palavra, não minha, mas a palavra de Jesus Cristo. Talvez eu tenha sido enfadonho, demorado, mesmo quando eu exerci uma atividade extra-eclesiástica, mesmo assim eu fiz desta comunidade, desta oportunidade um momento de catequizar e de evangelizar. Não explorei a coisa
pública. Não! Mas procurei criar uma consciência nova em nosso povo... uma consciência política nova. Não me arrependo do cargo que exerci, jamais"! (...)


Para esta geração, doze anos após seu falecimento, se apregoa a impressão positiva acerca de seu caráter indelével, cujos preceitos interferiu de forma ímpar na postura e na vida de seu povo, fossem eles religiosos, militantes ou seguidores de suas ideias políticas. Sua personalidade aguçou a criticidade da população que ou o venerava como um mestre, ou discordando de seus discursos de “verdades” contraditórias, o respeitava, porém com um certo desprovimento de afeto. Entretanto, inevitável dizer que foi o Padre Cremildo – meramente pelo fato de conciliar “com êxito” duas funções extremamente opostas – um grande líder sacerdotal e político na conjuntura histórica da cidade de Gravatá.

Durante a realização deste trabalho, foi possível constatar e com tristeza, a falta de registros, nos órgãos públicos municipais, como a Casa da Cultura e o Memorial de Gravatá, do trabalho realizado pelo Padre Cremildo durante sua atuação como prefeito de Gravatá. Esta pesquisa só foi possível graças a dedicação de uma senhora simpática e de hábitos de vida simples, que guarda há 37 anos, todos os pertences do padre. Desde fotos, escritas no verso de próprio punho por ele, documentos pessoais, correspondências, jornais e várias demonstrações de afeto dos munícipes para com o padre, até objetos de mero valor sentimental mas, incomensurável para esta fiel guardiã da memória do Padre-prefeito, que para ela, era um amigo, um pai, tal qual sua irmã D. Helena, que era para ela uma mãe. Essa experiência proporciona uma reflexão sobre o tratamento que é dado atualmente ao passado, como se nele não habitasse os ensinamentos devidos para evitar erros no presente e, ampliar as perspectivas de futuro.
Tal qual já foi dito por algum pensador, é plausível repetir que “ um povo sem memória é um povo sem futuro, sem história”.



Campanha política - O discurso

Posse do Padre-prefeito

Inauguração do Posto Médico em Mandacaru

Encontro com lideranças - Fotos do Arquivo pessoal de D. Tereza

Última missa (1998) Foto do arquivo pessoal de Paulinho do Padre

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

IDEOLOGIA: DEVO QUERER UMA PARA VIVER?

Definição - do site Sua Pesquisa
 


Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy. 

O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

No século XX, varias ideologias se destacaram:

- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
- Ideologia conservadora: idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.
* AGORA QUE VOCÊ SABE A DEFINIÇÃO DE IDEOLOGIA E CONHECEU ALGUNS EXEMPLOS, POR FAVOR, ME AJUDE A IDENTIFICAR QUE TIPO DE IDEOLOGIA CORRESPONDE A DESCRIÇÃO ABAIXO, PARA ATENDER AOS ANSEIOS DE "EDUCOLÂNDIA", NUM PAÍS TÃO, TÃO, TÃO DISTANTE DA REALIDADE (QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA!):

NA ÁREA DA EDUCAÇÃO:
1. Educação como prioridade do governo, seja ele federal, estadual ou municipal.
2.Gestores nomeados pela competência, pelo currículo e não como cargos de confiança.
3. Gestores escolhidos pela comunidade escolar, por voto direto, tal qual são escolhidos todos os representantes políticos brasileiros, inclusive o presidente da república, típico de democracias.
4. Salas de aula com espaços adequados e proporcionais à série e idade das crianças.
5. Número de alunos adequado por sala , respeitando o espaço físico existente e primando pela qualidade do ensino.
6. Salas de Educação Infantil com professor-auxiliar.
7. Professores que se identifiquem com o campo para trabalhar na zona rural.
8. Educação Ambiental como disciplina obrigatória, enquanto ainda dá para respirar sem auxílio de balão de oxigênio.
9. Professores comprometidos com a educação e formação de seres humanos.
10. Professores bem-remunerados e premiados de acordo com o desempenho apresentado.
11. Professores preocupados com condições dignas de trabalho e, não apenas com o salário (em breve, no ritmo que estamos, o salário por mais alto que esteja, não será suficiente para pagarmos aos psiquiatras e farmácias).
12. Verba destinada a educação sendo aplicada de fato na educação.
13. Não ter mortadela, cream-craker e ki-suco na merenda escolar. 
14. Toda escola com uma horta orgânica comunitária (as que não tem terreno, podem fazer a horta na horizontal, com garrafas pet. Reciclagem é sinal de inteligência).
15. Professor fora de sala, sem ser por motivo de doença, e que ocupa cargo burocrático, não recebendo as mesmas gratificações dos colegas que estão em sala (dando o sangue!)


NA ÁREA DA SAÚDE:

1. Médicos que receitem/consultem os pacientes internados olhando para eles, após realizar avaliação e não apenas lendo o prontuário apresentado pelos auxiliares/técnicos em enfermagem.
2. Médicos atendendo nos hospitais.
3. Um hospital que disponha de toda medicação necessária e essencial, e não apenas DIPIRONA ou TYLENOL.
4. Salários dos profissionais da saúde sendo pagos em dia. Digo, no último dia do mês, e não 15, 20 dias após o final do mês trabalhado.
5. Médicos com educação doméstica (que tenham aprendido aquelas regrinhas básicas: bom dia, boa tarde, boa noite, obrigada, por favor, com licença, pois não...)
6. Médicos responsáveis e competentes.
7. Médicos-doutores (com doutorado, mesmo!)
8. Médicos que não se achem deuses (uns já tem certeza de que são!)


SE EU CONTINUAR ESSA LISTA, TEREI UM INFARTO... SOU PROFESSORA... NÃO TENHO PLANO DE SAÚDE E, O SUS... BEM, VOCÊ JÁ DEVE CONHECER!!
E ENTÃO, VOCÊ AINDA QUER UMA IDEOLOGIA PARA VIVER?

sábado, 25 de dezembro de 2010

ÚLTIMO PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA À NAÇÃO BRASILEIRA

Presidente Lula fez último pronunciamento do seu segundo mandato na noite desta quintaO presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira (23) seu último pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. Ele fez um balanço destacando o que considera conquistas de seu governo e pediu apoio a sua sucessora, Dilma Rousseff, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2011. Sobre seu futuro, Lula disse que vai para as “ruas”. (Veja íntegra abaixo)
 
Presidente Lula fez último pronunciamento do
seu segundo mandato na noite desta quinta
(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
O presidente destaca grandes obras em andamento, como as hidrelétricas do Rio Madeira e a Usina de Belo Monte, refinarias, ferrovias e até o trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, que ainda não foi licitado. Lula valoriza também os investimentos na área de petróleo, com destaque para o pré-sal. Outro projeto mencionado é a transposição do Rio São Francisco, que também está em andamento.
Ele enfatiza ainda ações na área social. Lula menciona o programa Bolsa Família, os aumentos acima da inflação concedidos ao salário mínimo, a ampliação do crédito e os programas Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida. A educação também mereceu lembrança, com o presidente destacando a inauguração de 214 escolas técnicas federais, a implantação de 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias, e as 750 mil bolsas concedidas pelo Prouni.
Lula valoriza também dados econômicos, como a ampliação das reservas internacionais para US$ 300 bilhões, o crescimento econômico, que ele estima chegar a quase 8% neste ano, a geração de 15 milhões de empregos e a mobilidade social, com a retirada de 28 milhões de pessoas da linha de pobreza e a chegada à classe média de 36 milhões de brasileiros.
O presidente afirma que com Dilma o Brasil vai “ampliar todas estas conquistas” e pede apoio popular para a sucessora. “Peço a todos que apóiem à nova presidenta, assim como me apoiaram em todos os momentos. Isso também significa cobrar, na hora certa, como vocês souberam me cobrar. A cobrança foi um estímulo para que a gente quisesse fazer sempre mais”.

Leia a íntegra do pronunciamento

"“Queridas brasileiras e queridos brasileiros,
Dentro de poucos dias, deixo a Presidência da República. Foram oito anos de luta, desafios e muitas conquistas. Mas, acima de tudo, de amor e de esperança no Brasil e no povo brasileiro. Com muita alegria, vou transmitir o cargo à companheira Dilma Rousseff, consagrada nas urnas em uma eleição livre, transparente e democrática. Um rito rotineiro neste país que já se firmou como uma das maiores democracias do mundo.
É profundamente simbólico que a faixa presidencial passe das mãos do primeiro operário presidente para as mãos da primeira mulher presidenta. Será um marco no belo caminho que nosso povo vem construindo para fazer do Brasil, se Deus quiser, um dos países mais igualitários do mundo. País que já realizou parte do sonho dos seus filhos. Mas que pode e fará muito mais para que este sonho tenha a grandeza que o brasileiro quer e merece.
Minhas amigas e meus amigos, hoje, cada brasileiro – e brasileira - acredita mais no seu país e em si mesmo. Trata-se de uma conquista coletiva de todos nós. Se algum mérito tive, foi o de haver semeado sonho e esperança. Meu sonho e minha esperança vêm das profundezas da alma popular - do berço pobre que tive e da certeza que, com luta, coragem e trabalho, a gente supera qualquer dificuldade. E quando uma pessoa do povo consegue vencer as dificuldades gigantescas que a vida lhe impõe, nada mais consegue aniquilar o seu sonho, nem sua capacidade de superar desafios. E quando um país como o Brasil, cuja maior força está na alma e na energia popular, passa a acreditar em si mesmo, nada, absolutamente nada, detém sua marcha inexorável para a vitória.
Foi com esta energia no peito que nós, brasileiros e brasileiras, afugentamos a onda de fracasso que pairava sobre o país quando assumimos o governo. Agora, estamos provando ao mundo - e a nós mesmos - que o Brasil tem um encontro marcado com o sucesso. Se governei bem, foi porque antes de me sentir presidente, me senti sempre, um brasileiro comum que tinha que superar as suas dores, vencer os preconceitos e não fracassar.
Se governei bem, foi porque antes de me sentir um chefe de estado, me senti sempre um chefe de família, que sabia das dificuldades dos seus irmãos para colocar comida na mesa, para dar escola para seus filhos, para chegar em casa, todas as noites, a salvo dos perigos e da violência. Se governamos bem, foi, principalmente, porque conseguimos nos livrar da maldição elitista que fazia com que os dirigentes políticos deste grande país governassem apenas para um terço da população. E se esquecessem da maioria do seu povo, que parecia condenada à miséria e ao abandono eternos. Mostramos que é possível e necessário governar para todos - e quando isso se realiza o grande ganhador é o país.
Minhas amigas e meus amigos, o Brasil venceu o desafio de crescer econômica e socialmente e provou que a melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza. Construímos, juntos, um projeto de nação baseado no desenvolvimento com inclusão social, na democracia com liberdade plena e na inserção soberana do Brasil no mundo. Fortalecemos a economia sem enfraquecer o social; ampliamos a participação popular sem ferir as instituições; diminuímos a desigualdade sem gerar conflito de classes; e imprimimos uma nova dinâmica política, econômica e social ao país, sem comprometer uma sequer das liberdades democráticas.
Ao receber ajuda e apoio, o nosso povo deu uma resposta dinâmica e produtiva, trabalhando com entusiasmo e consumindo com responsabilidade, ajudando a formar uma das economias mais sólidas e um dos mercados internos mais vigorosos do mundo. Em suma : governo e sociedade trabalharam sempre juntos, com união, equilíbrio, participação e espírito democrático.
Minhas amigas e meus amigos, o Brasil demonstra, hoje, sua pujança em obras e projetos que estão entre os maiores do mundo e vão mudar o curso da nossa história. Me refiro às obras das hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte; às refinarias de Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão e Ceará; às estradas que vão abrir rotas inéditas e estratégicas, como as ligações com o Pacífico e o Caribe; e às ferrovias Norte-Sul, Transnordestina e Oeste-Leste, além do projeto, em licitação, do trem de alta velocidade, que vai ligar São Paulo ao Rio.
Também estamos fazendo os maiores investimentos mundiais no setor de petróleo, principalmente a partir da descoberta do pré-sal, que é o nosso passaporte para o futuro. Ele vai gerar milhões de empregos e uma riqueza que será, obrigatoriamente, aplicada no combate à pobreza, na saúde, na educação, na cultura, na ciência e tecnologia e na defesa do meio ambiente.
Estamos, ainda, realizando um dos maiores projetos de combate à seca do mundo: a transposição das águas do São Francisco, que irá matar a sede e diminuir a pobreza de milhões e milhões de nordestinos. Ao mesmo tempo em que realiza grandes obras, o Brasil, acima de tudo, cuida das pessoas - em especial das pessoas mais pobres. Temos, hoje, os maiores e mais modernos programas de transferência de renda, segurança alimentar e assistência social do mundo. Entre eles, o Bolsa Família, que beneficia quase 13 milhões de famílias pobres e é aplaudido e imitado mundo afora.
Nosso modelo de governo também permitiu que o salário mínimo tivesse ganho real de 67% e a oferta de crédito alcançasse 48% do PIB em 2010, um recorde histórico. O investimento em agricultura familiar cresceu oito vezes e assentamos 600 mil famílias - metade de todos os assentamentos realizados no Brasil até hoje.
Com o Luz Para Todos levamos energia elétrica a 2 milhões e 600 mil pequenas propriedades. E, através do Minha Casa Minha Vida, estamos construindo 1 milhão de moradias, e as famílias que recebem até 3 salários mínimos serão as mais beneficiadas. Na área da saúde, tivemos vários avanços como o Samu, o Brasil sorridente e as unidades de pronto atendimento, as UPAs, que estão sendo construídas Brasil afora.
Triplicamos o investimento em educação, elevando a qualidade do ensino em todos os níveis. Inauguramos 214 escolas técnicas federais, mais do que foi feito em 100 anos. E implantamos 14 novas universidades e 126 novas extensões universitárias em todas as regiões do país. O Prouni beneficiou 750 mil jovens de baixa renda, com bolsas universitárias.
Meus amigos e minhas amigas, há muitos outros motivos que reforçam nossa confiança no futuro do Brasil. Temos, quase 300 bilhões de dólares de reservas internacionais próprias - dez vezes mais do que tínhamos no início do nosso governo. Nossa taxa média anual de crescimento dobrou.
Agora, em 2010, por exemplo, vamos ter um crescimento recorde de quase oito por cento - um dos maiores do mundo. E outras quatro grandes conquistas provam, com força simbólica e concreta, que nosso país mudou de patamar. E também mudou de atitude. Geramos 15 milhões de empregos, um recorde histórico, e hoje começamos a viver um ciclo de pleno emprego.

Promovemos a maior ascensão social de todos os tempos, retirando 28 milhões de pessoas da linha da pobreza e fazendo com que 36 milhões entrassem na classe média. Zeramos nossa dívida com o fundo monetário internacional e agora é o Brasil que empresta dinheiro ao FMI. E, ao mesmo tempo, reduzimos como nunca o desmatamento na Amazônia.
A minha maior felicidade é saber que vamos ampliar todas estas conquistas. Minha fé se alicerça em três fundamentos: as riquezas do Brasil, a força do seu povo e a competência da presidenta Dilma. Ela conhece, como ninguém, o que foi feito e como fazer mais e melhor. Tenho certeza de que Dilma será uma presidenta à altura deste novo Brasil, que respeita seu povo e é respeitado pelo mundo.
Este país que, depois de produzir seguidos espetáculos de crescimento e inclusão, vai sediar os dois maiores eventos do planeta: a copa do mundo e as olimpíadas. Este país que reduziu a desigualdade entre as pessoas e entre as regiões e vai seguir reduzindo-a muito mais. Este país que descobriu que não há maior conquista do que recuperar a auto-estima do seu povo.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, quero encerrar com um pedido enfático e um agradecimento profundo. Peço a todos que apóiem à nova presidenta, assim como me apoiaram em todos os momentos. Isso também significa cobrar, na hora certa, como vocês souberam me cobrar. A cobrança foi um estímulo para que a gente quisesse fazer sempre mais. E o amor de vocês foi a minha grande energia e meu principal alimento. Agradeço a vocês por terem me ensinado muitas lições. E por terem me fortalecido nas horas difíceis e ampliado minha alegria nas horas alegres.
Saio do governo para viver a vida das ruas. Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta. Não me perguntem sobre o meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil! E acreditem nele. Porque temos motivos de sobra para isso.
Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo. Onde houver um brasileiro sofrendo, quero estar espiritualmente ao seu lado. Onde houver uma mãe e um pai com desesperança quero que minha lembrança lhes traga um pouco de conforto. Onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe a minha história e veja que na vida nada é impossível.
Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias. Mais que nunca, sou um homem de uma só causa e esta causa se chama Brasil! Um feliz natal e próspero ano novo a todos vocês e muito obrigado por tudo.”

DO PORTAL G1

O PRESENTE QUE PAPAI-NOEL ME TROUXE: QUASE 500 ACESSOS NO DIA DE ONTEM!!




À TODOS, MUITO OBRIGADA!!
QUE POSSAMOS CONTINUAR JUNTOS, EM TODOS OS OUTROS NATAIS E PRÓXIMOS ANOS!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

UM POEMA DE NATAL



Para isso fomos feitos: 
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai —
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.
Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte —
De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.




Vinícius de Moraes

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO E SE CONFRATERNIZA


Neste dia (22), parte dos membros do COMEG (Conselho Municipal de Educação de Gravatá), compareceram a 11ª reunião, última deste ano de 2010 para leitura da ata da reunião anterior, que contou com a presença dos responsáveis pela aquisição e distribuição de merenda escolar no município, bem como, do Conselheiro Tutelar e também membro do COMEG Josenildo Sales, que trouxe esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A reunião terminou com um delicioso lanche, em clima de festa, com a próxima reunião já marcada para fevereiro de 2011.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NOSSO BLOG É POP!

Acessos registrados até as  20h de ontem(21)
 PELA PRIMEIRA VEZ NO ANO:  MAIS DE DUZENTOS ACESSOS EM UM DIA!

Para quem vive de sensacionalismo, apelações e futilidades, especulando a vida alheia, sem nada acrescentar, este número pode parecer insignificante, mas, para uma educadora convicta, apaixonada pelo que faz, sem formação jornalistica, que divulga aqui ações educativas e culturais que podem mudar e melhorar a forma como vivemos, é algo marcante.
Não acredito em nenhuma mudança significativa que não prime pela EDUCAÇÃO. Pessoas letradas, adoecem menos, tendem a não se envolver em criminalidade ou em situações de risco, são mais saudáveis. Pessoas saudáveis, geram menos custo aos cofres públicos.
Embora seja chamada de sonhadora (ou iludida) por muitos colegas do magistério, continuo, acreditando que é possível transformar o mundo através da educação. Quando pararmos de exigir apenas bons salários e, incluirmos em nossa lista CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, com salas de aula amplas, com número adequado de alunos por sala, de acordo com o espaço físico disponível, quando as formações atenderem de fato as necessidades específicas de cada comunidade escolar, com uma equipe de apoio que não se preocupe apenas com o reajuste salarial que lhe é ofertado mediante o exercício daquele cargo... quando tivermos de fato, em sala de aula, pessoas que estejam ali por vocação, capacidade e não por falta de opção...talvez nesse dia, haja uma revolução educacional, moral, cultural e política neste país.
Quando escrevemos algo, desejamos que seja lido por outras pessoas, especialmente para quem atua em educação. Aqui, tenho expressado e compartilhado minhas ideias, anseios, expectativas e experiências e, tenho me submetido ao julgamento de todos que por aqui passam. Recebemos elogios, que não nos envaidecem ,mas nos orgulham e nos estimulam a continuar, como também recebemos críticas, algumas com meras intenções difamatórias, por quem sequer tem coragem de assinar o nome, e outras, com intuito de nos lapidar!

À todos, sem exceção:
MEU MUITO OBRIGADA, DE CORAÇÃO!!
ESTE É UM MARAVILHOSO PRESENTE DE NATAL!
CONTINUEM POR AQUI! TEMOS MUITO O QUE PARTILHAR! 
JUNTOS, PODEMOS MUITO MAIS!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

UMA CARTA AO PAPAI-NOEL


Meu nome era Deusuita mas, me chamaram de Vera...

Fui criada por um casal que morava em Camaragibe(PE). Ele tinha duas barracas na feira: uma vendia roupas que ela fazia,e outra de alimentos, carne seca etc..., ele era conhecido com “Zé do Chapéu Véio”.
Lembro de ver sempre alguns índios por ali, pedindo ou esperando terminar a feira ou, recolhiam as coisas que ficavam pelo chão. Esse senhor um dia perguntou se minha mãe, não queria trabalhar na casa dele, para ajudar sua esposa, porque ela era costureira eles tinham dois filhos. A filha era chamada de IVANILDA, e o filho DJALMA.
Minha mãe foi. Não sei se ela já estava grávida de mim ou se ele a engravidou, porque a esposa dele dizia que ele era muito namorador. Só sei que quando eu nasci, dizem que essa mulher bateu na minha mãe e a mandou embora, as pessoas que moravam perto, foram correndo chamar o marido dela na feira, mas quando ele chegou minha mãe tinha sumido. Dizem que ele procurou e não mais a encontrou.
Eles ficaram comigo. Depois de um tempo minha mãe começou a aparecer por lá. Ficava sempre por ali, os vizinhos vendo. Avisaram para eles, que com medo que ela pudesse me pegar, venderam essa casa e foram morar em em JABOATÃO(PE).
Compraram uma outra casa lá. Eu tinha uma madrinha chamada MARIA PROCÓPIO DE SANTANA que tinha 2 filhas: DIRCE e NETA. Me lembro muito bem que era perto de uma linha de trem. Passava trem por ali, do outro lado da linha. Havia uma subida, um morro. Minha madrinha morava lá em cima e tinha um CENTRO ESPÍRITA que recebia o caboclo TUPINAMBÁ.
Eu tenho uma cicatriz na perna direita, adquirida quando estava vindo com ela da casa de madrinha e cai na linha do trem e fez um corte, bem fundo, e ainda apanhei muito dela mesmo com a perna cortada. Minha madrinha desceu e cuidou de mim. Passado um tempo minha mãe descobriu aonde eles estavam morando, e começou também sempre ficar rodeando a casa. Quando ele saia para a feira, eu ficava trancada em um quarto escuro para não sair. Só que eu não sabia que aquela mulher que todo dia ficava por ali era minha mãe.
No fundo da casa deles tinha um pé de coco, e todo dia antes dele sair ele tirava, um para mim comer eu tinha uns quatros anos. Eles já sabiam que minha mãe, andava por ali,eles resolveram,vir embora para cá com um tempo primeiro ele veio arrumar emprego, depois voltou,aí foi quando mim registraram em um CARTÓRIO que tinha,e fui batizada no CONVENTO de FREIRAS, que existia perto. Era o único. Eles não poderiam viajar comigo sem registro. Não sei como eles fizeram.
Quando viemos embora eu já tinha de cinco pra seis anos. Além de mim, eles também pegaram um menino pra criar. Esse, a mãe deu para eles porque era muito doente mas, como ele tem um probleminha por causa da doença, ele é esquecido, mas sabe que não era filho deles.
Quando era pequena, apanhava muito dela. Era como se fosse uma escrava. As vezes eu corria para os matos ficava o dia todo escondida dela só voltava quando eu via que o marido dela havia chegado. Ele era muito bom comigo mas, ela não gostava de mim. Quando ele saia começava o tormento,ela me batia muito e depois jogava no meu corpo água de sal com vinagre, e falava que se eu falasse pra ele, seria pior quando ele fosse trabalhar.
Passei muita fome. Ela me colocava todo dia de castigo, assim que ele saia para trabalhar, cinco horas da manhã, depois que ele já tinha saído, ela me chamava, no meio do quintal ela colocava caroço de milho,e eu ficava ajoelhada, sem comer nada até perto da hora dele chegar, antes que chegasse, eu levantava dali. Era muita dor. Me mandava tomar banho e dormir pra ele não ver. Quando ele chegava perguntava:
- Cadê minha nequinha? - que era eu.
Ela falava: está dormindo. Brincou o dia todo, tomou banho comeu e foi dormir.
Eu ficava ali caladinha chorando. Eu sofri muito com essa mulher. Depois que ele morreu foi bem pior. Na época eu tinha quinze anos.
Só quando atingi a maturidade passei a frear os abusos dela e cuidar da minha vida e logo tive meus filhos e aprendi amar e ser amada por eles. Me orgulho de ter criado meus filhos com muito amor, e amor é o que mais tenho pra dar.
Sou bem conhecida em Cubatão (SP). Alguns me chamam de Tia Vera, outros me chamam de India. Tenho muitos amigos e filhos maravilhosos.
O sonho da minha vida hoje aos 53 anos de idade e com mais esperanca do que nunca, é de um dia poder abraçar minha familia! Seria um presente de Deus para um coraçao tão sofrido, mas cheio de amor e esperança, poder encontrar minha Família!
Os pais de Vera Ferreira
Se vc souber de alguma coisa por favor... seja o Papai-Noel, do que seria o melhor Natal da minha vida!

Feliz Natal a Todos e Próspero Ano Novo!!


Vera Ferreira

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

OFICINA DE AUDIOVISUAL PROMOVIDA PELO GAMR: UM TRABALHO DE RESGATE CULTURAL EM URUÇU-MIRIM


Rua do Comércio em Uruçu-Mirim, distante cerca de 25 km de Gravatá



EU, PROFESSORA SUNAMITA OLIVEIRA FUI ENTREVISTADA PARA UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O VILAREJO

A conversa descontraída,  repleta de boas lembranças de minha infância, nascida em Uruçu-Mirim, um distrito de Gravatá-PE, na Maternidade Amélia Soares, aconteceu no Círculo Operário, ao lado de D. Dapaz,  dirigida por Edson do GAMR e outros componentes do projeto.

O projeto nasceu como resposta a uma solicitação de várias entidades, par promoção de atividades diferenciadas em Uruçu-Mirim, que envolvessem os jovens e crianças da Escola Intermediária D. Paulo Hipólito de Souza Libório, onde  estudei até a 8ª série, tendo saído de lá para cursar o antigo 2º grau na Escola Estadual Devaldo Borges.

Dentre as várias histórias relatadas para o documentário, algumas ainda permeiam a mente de vários uruçumirienses, como os "causos" contados pelos mais velhos.Embora não seja tão velha assim, tive uma experiência, digamos um tanto diferente: vi uma tocha. É sério!!

Quer saber mais? Aguarde pela exibição do trabalho maravilhoso que está sendo realizado pelo GAMR em Uruçu-Mirim, com provável apresentação em janeiro de 2011, imortalizando as histórias de um povo acolhedor, como "Seu" João Galdino, D. Mãezinha - professor aposentada do município e ainda moradora de lá, bem como tantos outros.

 Uruçu-Mirim recebeu como "nome de batismo" o nome de um mel raríssimo, de qualidade incomparável! Não foi à toa!!



Para quem ainda não conhece o GAMR, faça uma visita à Sede no Alto do Cruzeiro, em Gravatá. Vale apena!








Ação Social reuniu 800 crianças carentes para grande jantar de confraternização



A Prefeitura de Gravatá / Secretaria de Ação Social promoveu na última quarta-feira (15/12) uma noite emocionante de encontro e comemoração com crianças carentes participantes dos programas sociais da cidade. O jantar de confraternização aconteceu no Parque Aquático do CDG e reuniu cerca de 800 crianças e seus familiares. O salão estava totalmente decorado e cheio de mesas e cadeiras, na parte externa um Parque de diversões estava montado e fez o maior sucesso com as centenas de meninos e meninas presentes. O prefeito Ozano Brito, a secretária de ação social Maria Dulce, demais secretários e colaboradores estavam prestigiando o grande evento.

Mais de mil brinquedos foram arrecadados com a campanha Neste Natal Faça Uma Criança Feliz Doe um Brinquedo e os presentes foram distribuídos pelo Papai Noel. A fila era imensa mas teve brinquedo pra todo mundo. Dona Nalva é moradora da Área Verde e tem seis filhos incluídos no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, para ela a festa teve um sentido a mais, “Eu nunca tive a oportunidade de participar de uma festa tão linda e hoje estou ainda mais feliz por que meus filhos estão se divertindo a valer. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa eu estou sem palavras para definir a emoção”, afirmou a dona de casa.

Para realização da festa diversas pessoas e empresas se mobilizaram para contribuir com o evento, um exemplo dessa união foi a doação do espaço para a festa, o parque, e a doação dos alimentos utilizados para o jantar, toda a sociedade contribuiu de alguma maneira para que o Natal de 800 crianças fosse inesquecível. Animando a festa as crianças prepararam apresentações de dança e um grande coral presenteou o público com músicas da época. Na ocasião o pequeno Anderson do núcleo do CAIC prestou uma homenagem a secretária Maria Dulce entregando flores a ela e agradecendo pelo empenho dado aos programas.

“Eu não tenho palavras para definir a emoção que estou sentindo aqui. Quando a gente se envolve em uma coisa de coração as ações dão certo e fazem com que tudo saia na mais perfeita ordem. Estou agradecida pela colaboração de todos para a realização dessa linda festa”, disse emocionada a secretária de ação social. O prefeito Ozano Brito aproveitou a oportunidade para deixar sua mensagem de natal, “Que o natal seja abençoado e repleto de luz, paz e muitas bênçãos. Que as famílias estejam unidas para festejar o aniversário mais importante do mundo, o do menino Jesus. Que Deus abençoe a todos”, finalizou Ozano Brito.   















Com informações do site da Prefeitura Muncipal de Gravatá - via email 
CRÉDITOS FOTOS - EDNALDO LOURENÇO

PERNAMBUCANO TALENTOSO FALANDO PARA O MUNDO!!



Entrevistas

Hoje teremos o orgulho de postar a nossa primeira entrevista “na Casa do Percussionista! Com todo orgulho e respeito o “batuqueiro” da vez será o pernambucano Misael Barros*.
Ele saiu de Pernambuco e morou em São Paulo. Há algumas semanas, como ele mesmo disse: ”veio de mala, cuia e bateria para Brasília”. Além de ser um grande batera, “Misa” tem, também, atuado na área de produção e direção musical.
Hoje, ele acompanha a cantora Camilla Inês, que tem se destacado no cenário brasileiro de Jazz.
Além de Misael contar-nos sobre sua experiência com a bateria e o universo da produção e direção musical, vai falar-nos sobre sua atuação no disco “Jazzmine”.
Se você quiser curtir um pouco do making off da gravação do cd de Camilla Inês, acesse www.camillaines.com.br e confira o trabalho do batera Misael.
Então, é isso pessoal! Espero que gostem e apreciem o trabalho deste excelente musico!

1. Misael, conte-nos, um pouco, como foi o início dos seus estudos em Recife. Você já começou com a bateria?
Bem, eu comecei tocando em uma banda marcial que só tinha três fileiras de músicos (bem pequena mesmo… rs, rs) e num dos intervalos dos ensaios, o professor da banda, brincando, pediu para que alguns dos integrantes se juntassem para simular uma bateria. A mistura me chamou muito a atenção e só depois daí é que fui perceber mais esse instrumento. Depois disso, me inscrevi no Conservatório Pernambucano de Música, onde iniciei meus estudos de maneira formal.

2. Você acha importante o percussionista e o baterista também estudarem harmonia?
Acho importantíssimo! E tenho me cobrado bastante para retornar meus estudos quanto a essa questão! Pois o músico entendendo a estrutura harmônica e teórica da composição, fica mais fácil para ele saber o que a composição esta pedindo ritmicamente como: qual peça ou timbre adequado, que trecho tocar ou não tocar. Muitos músicos esquecem de que a pausa também faz parte da música e às vezes ela é mais importante do que qualquer nota.

3. Quais são as suas principais influências e o que você tem escutado ultimamente?
Essa é uma resposta difícil. Pois, tanto a “música” quanto os diversos músicos (não só bateristas) influenciam em meu som. E isso vai desde a música popular a clássica. Mas, os que eu me lembro agora, são: (BANDAS) – Queen, Genessis, Yess, Supertramp etc. (SIDEMAN) Colaiuta, Omar Hankin, Sérgio Herval, Steve Gadd etc. (JAZZ) Jeff Hamilton, Peter Erskine, Nate Smith, Cris “daddy “Dave, Matt Wilson etc. (NACIONAIS) Pascoal Meireles, Celso de Almeida, Edu Ribeiro, Rafael Barata, Kiko Freitas, Milton Banana, Toninho Pinheiro, Edson Machado etc. Quanto ao que tenho escutado no momento, também complica, pois escuto do samba a música clássica, ouvindo muito Dori Caimy, YoYo Ma, Bobby Macferry e investindo mais na pesquisa de um estilo especifico, dependendo do projeto em que eu estiver envolvido naquele momento.

4. Misael, em tese, não é muito comum haver percussionistas ou bateristas que atuam na área de produção e co-produção ou direção e co-direção musical, tanto dentro dos estúdios de gravação, quanto nos palcos. Conte-nos como surgiu esse interesse para além das baquetas!
Na verdade, acho que não é muito divulgado, pois se formos analisar perceberemos que muitos bateristas e percussionistas produzem seus próprios trabalhos e co-produzem de muitos outros artistas como: Nana Vasconcelos, Papete, Airton Moreira, Marcos Suzano, Edu Ribeiro, Téo Lima, Mr. Jam, Dave Weckel, Simon Philips, Phil Collins, Buddy Rich entre outros. Atuando tanto em estúdios, como “band liders”. E, em mim, este interesse surgiu naturalmente, de sentir e enxergar a música além da bateria.

5. Quais foram às mudanças que a produção e direção musical trouxeram para sua forma de tocar em conjunto, de se relacionar e de ouvir a musica? Qual conselho você daria aos percussionistas e bateristas que queiram envolver-se com produção e direção musica?
Como eu disse, no final da resposta anterior, a questão é saber “enxergar” a música além do seu instrumento musical. Saber observar como o músico pode contribuir para a composição, seja ela instrumental ou com letra; saber o que a melodia ou a letra querem dizer; tudo isso é fundamental! E assim, saber qual execução será a melhor para contribuir, juntamente, com os músicos e os arranjos, a fim de que a “música” cresça e toque na alma de quem a ouve. Mas é bom deixar claro que, tanto o músico quanto o diretor musical ou arranjador podem contribuir, de maneira boa o ruim, para qualquer música ou produção musical.

6. Um dos seus mais recentes trabalhos de estúdio é com a cantora Camilla Inês, com o álbum “Jazzmine”. É um disco muito bonito! Tem a pegada jazzística moderna com influências de Acid Jazz, Soul e outros. O disco vem sendo bem visto pelo publico e critica, inclusive tive a oportunidade de ler na Revista “Modern Drummer”, edição 96, publicada em novembro de 2010. Bem, Misael, fale-nos um pouco da sua relação com este trabalho, quais foram os desafios e as exigências que este disco te propôs e quais são as suas expectativas diante dele?
Posso afirmar que não foram poucos os desafios. Tanto na formatação e concepção do trabalho, quanto na escolha do time base para executar o conceito. Além da escolha do estúdio, do técnico e da pesquisa de timbres. Sempre “batendo bola” e trocando idéias com Ed Staudinger (arranjador e tecladista deste projeto) juntamente com Camilla Inês, que estava nos mostrando suas idéias e interpretações; sempre nos incentivando e depositando total confiança em nosso trabalho. Nosso, principal, compromisso era fazer um trabalho de qualidade, com respeito e cuidado em todos os aspectos da produção, pois sempre dizia a todos os envolvidos neste projeto: “uma pessoa pode até não gostar ou curtir o cd “Jazzmine” (com todo direito!), mas com certeza ela não vai poder dizer que o trabalho não foi feito com qualidade, amor e respeito à música”. Quanto às expectativas, canalizo para as mais reais possíveis, pois existe uma grande diferença entre “sucesso e fama”, e sinto que estamos a cada dia alcançando o sucesso, quando escuto um comentário do tipo: “Alô Camilla, somente para lhe dizer que gostei muito de você e seu CD “Jazz mine. Nesta semana, ele está em  primeiro lugar no som do meu carro! Muitos bons músicos, arranjos muito criativos e você cantando muito bem. Parabéns e abraço, Roberto Menescal”. Também, quando um ícone da rádio moderna brasileira, como Julinho Mazzei, que tem uma rádio independente em Miami, toca para o mundo todas as músicas do cd “Jazzmine”. Assim como: Paulo Mai e Marcio Tabach, ambos apresentadores do programa “jazzmasters”, que faz aparte do Território Eldorado, tocam e tecem os maiores elogios sobre este cd bem como os blogs e sites especializados em música. O cd “Jazzmine” foi feito com o compromisso com a arte, além de ser um trabalho totalmente independente, sem barganhas e sem jabás, se é que me tendem! Enfim, tudo isso, para mim, é sucesso de verdade. É isso que desejo e espero deste trabalho, como desejo também para todos os músicos que amam e se dedicam de verdade à música.

A todos, o meu abraço e bons sons para todos nós. Obrigado!

__________________________________
*Misael Barros é um dos mais completos bateristas do cenário musical, com uma compreensão rítmica versátil e criativa e de grande capacidade harmônica. Estudou no Conservatório Pernambucano de Música. Iniciou sua carreira na orquestra do Maestro Duda, conhecido internacionalmente por suas músicas e arranjos de frevos e peças sinfônicas. Tornou-se um dos mais requisitados bateristas no circuito do Jazz, Blues, Gospel, orquestras, gravações com participação em mais de 80 Cds, tanto como músico, quanto como co-produtor. Já teve o prazer de dividir o palco com diversas bandas e artistas renomados como: Quinteto Violado, Cauby Peixoto, Paulo Ricardo, Andreas Kisser (Sepultura), Tico Santa Cruz (Detonautas), Nasi (IRA), Cláudio Zoli, Sérgio Loroza, Kenny Brown, Jefferson Gonçalves, Peter Madcat, Big Joe Manfra, Rique Pantoja, Camilla Inês, Carlinhos Veloz, João Alexandre e tantos outros.


___________________________________
NOTA DA EDITORA:

Tive o prazer de trabalhar com o Misa em 1996, durante minha participação no Fest Gospel. De lá prá cá, o facebook e o orkut tem me deixado informada sua carreira, além de conservar com muito carinho a amizade que nasceu a tantos anos. Embora distante, continuo super-fã (não poderia ser diferente) e torcendo sempre para ele alce voos cada vez maiores!
Misa, como já disse antes: VOCÊ É O MELHOR BATERISTA QUE CONHEÇO DO MUNDO!!!
PARABÉNS GAROTO!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails