"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 27 de novembro de 2010

V MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA RECREIO: DEMONSTRAÇÃO DE COMO SE FAZ EDUCAÇÃO DE VERDADE!!

 
TEMA DA MOSTRA CULTURAL: "UM VIZINHO CHAMADO ÁFRICA DO SUL"
  
Este depoimento que escrevo agora, não é apenas como educadora comprometida e apaixonada pela educação, muito menos como uma simples blogueira, atividade que me completa por me permitir adentrar no mundo mágico das palavras mas, também como mãe dos alunos da Escola Recreio - Giovana Beatriz de Oliveira Albuquerque, da turma do maternal I e de Guilherme de Oliveira Albuquerque, da turma de aceleração. Meu filho está com 07 anos e tem Síndrome de Down.

Confesso que de início, ao tomar conhecimento do tema proposto pela equipe escolar achei um tanto improvável que as crianças conseguissem acompanhar as temáticas a serem desenvolvidas pelo projeto. Achei-as tão novinhas para "entender" o apartheid, a savana e outros assuntos que envolvem o rico continente africano que, julgava não haver possibilidade de interação por parte das crianças.

Acompanhando a empolgação da minha filha, falando do elefante e da girafa, dois dos animais que foram estudados pelo maternal 1, comecei a ficar ansiosa para ver o resultado, mas confesso que ainda um pouco incrédula com o que meus filhos fariam na  culminância.

Meu depoimento de mãe-coruja acaba aqui (ao menos, em parte). Agora, quero registrar o que a educadora, com 10 anos de sala de aula, estudante universitária viu e sentiu na última sexta-feira (26) ao assistir a apresentação dos alunos do Maternal 1 e 2, Jardim, Alfabetização e Aceleração. Enumero três pontos (mas, poderiam ser uma centena) de questões que avalio como imprescindíveis para que haja ensino-aprendizagem em uma instituição séria e comprometida com a educação:

1º ponto: Crianças com 3 anos, relatando o que aprenderam, com segurança diante de uma plateia de pais e alunos de outras escolas, demonstra a auto-confiança que é trabalhada na escola. As crianças se apresentaram com autonomia, o que só vemos em alguns poucos jovens de outras escolas particulares e públicas.

2º ponto: Inclusão educacional em sua forma mais ampla de expressão e verdade.
A sala de Aceleração foi criada para atender as necessidades específicas de crianças com comprometimento no desenvolvimento cognitivo (aprendizagem) e, atende atualmente quatro crianças, dentre elas, meu filho Guilherme. Além de trabalhar a inclusão numa perspectiva verdadeira, sem demagogia ou discurso evasivo, a equipe da Escola Recreio acredita no potencial dessas crianças.

3º ponto: sincronia, harmonia, objetivos em comum, metas traçadas e estabelecidas da equipe educacional, desafios abraçados - professores e gestora.

Pela primeira vez, em 04 anos desde que frequenta a escola, incluindo algumas das mais renomadas do município de Gravatá, meu filho se apresentou para uma plateia, tocando atabaque, numa roda de capoeira!

Ele olhava para a Professora Nice  e ao receber o estímulo e encorajamento dela para que tocasse, executou a ação com maestria (esse julgamento é de mãe!!), demonstrando confiança na professora. Quem é mãe de uma criança com Down sabe o que isso representa!

Em todas as salas, as crianças apresentaram tudo o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto, que teve de tudo um pouco: dança do elefante, degustação da culinária afro-brasileira como feijoada e acarajé, além de uma gincana, no final do evento que arrecadou alimentos, roupas e brinquedos para o Projeto O Caminho, que atua no CAIC.


ISSO É QUE É EDUCAÇÃO! O RESTO, PRECISA VOLTAR PARA A ESCOLA! (Já fiz minha matrícula!!)




















Guilherme, curvando-se para escutar o som que estava produzindo!

Tia Nice, Professora da Turma de Aceleração com os alunos Felipe e Guilherme
Larissa - aluna da classe de Aceleração
Tia Nice com Vitória, aluna da Aceleração, mandando um beijão! Olha só o tamanho do bico!!





Equipe Recreio:
Josiane Silva (Tia Nany), Flaviane (Tia Flavinha), Claudilene Arruda (Tia Clau), Tamires Espindola (Tia Tamires), Nice Santiago (Tia Nice),  Tia Ana Roberta  - Lidiane Dias  (Tia Lili - diretora e idealizadora da Escola Recreio).



ESCOLA RECREIO
RUA VEREADOR ELIAS TORRES, 152 - AO LADO DA PRAÇA DEZ
FONE: 3533 1151


QUEM DISSE QUE O POVO NÃO GOSTA DO QUE É BOM?


Os artistas plásticos gravataenses Patrícia e Cleuton Azevedo - ouro da casa!

PROJETO CULTURAL HOJE TEM EM GRAVATÁ FOI UM SUCESSO! PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE GRAVATAENSE COMPROVAM QUE O POVO SABE RECONHECER O QUE É BOM !


Embora a participação ainda não tenha sido como dos grandes shows de rua, o público presente, para uma noite de sexta-feira foi considerável. Depois que os sinos bateram 18 badaladas, aos poucos, a Praça 10 foi sendo tomada por crianças, jovens, adultos e idosos que puderam assistir e se deleitar com as diversas atrações oferecidas  pelo projeto cultural da Prefeitura Municipal de Gravatá.

Nas barracas, comidas para todos os gostos (e bolsos). Chocolates, castanha-de-caju, tapiocas coloridas e tradicionais preparadas pela amiga Giselly Félix, bolos e outras delícias. 

No artesanato, a riqueza da expressão artística do gravataense.Cintos de couro, do stand do amigo Gabriel, peças de bronze e prata, camisetas com motivos regionais, as bonequinhas da sorte da Casa da Mulher, o livro de poesias do Professor gravataense Ricardo Vieira - Primeiras Águas - e ao lado dos standes uma variedade ímpar, dentre os quais destaco a Pizzaria Italianíssima, da amiga Vilma, para satisfazer o mais requintado dos paladares, e a Galeria do artista plástico gravataense Cleuton Azevedo, para provocar êxtase e proporcionar deleite com suas criações excepcionais! 

Os quadros de Cleuton são um prazer à parte. Criatividade, requinte e inovação são marcas registradas desse grande artista. Para os amantes de obras de arte e até mesmo leigos, as telas despertam e aguçam o olhar. Duvida?! Vá até a Praça 10 e confira. Veja com seus próprios olhos, e aproveite, traga uma obra-prima para casa!

Como se não bastasse toda essa riqueza material (e imaterial, na genialidade de nossos artistas), tivemos ainda diversas atrações musicais e teatrais.Na música, particularmente, repertório requintado e de muito bom gosto.

Além do público presente, várias autoridades prestigiaram o evento. O Prefeito Ozano Brito Valença e a Primeira-dama Maria Dulce, os vereadores Elson Campos e Regis da Compesa dentre outros.

Confira as imagens que já deixaram saudade, e nossa torcida para que a 3ª etapa aconteça o mais breve possível.

Parabéns a todos que participaram e à Prefeitura de Gravatá, na pessoa do Prefeito Ozano Brito pela iniciativa, que conseguiu de uma vez só projetar Gravatá como um centro cultural, dar visibilidade as produções locais, incentivar a produção regional e aumentar a geração de renda!



Duas belas floristas, vestidas a caráter, distribuíram rosa vermelhas, cultivadas no município de Gravatá,  ao público presente

O Prefeito Ozano Brito recebendo rosas.


A Primeira-dama do município Maria Dulce













Professor Ricardo Vieira sendo ladeado pelo Prefeito Ozano Brito, os vereadores Regis da Compesa e Elson Campos, além de seus familiares, expondo seu primeiro livro  de poesia "Primeiras Águas"

A artista plástica gravataense Patrícia, na galeria de Cleuton Azevedo.





Confira todas as imagens  do evento no orkut da Professora Sunamita Oliveira:

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO

ADQUIRA CARTÕES DE NATAL DA APAE (ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS)



ACESSE O LINK E CONHEÇA O CATÁLOGO, ALÉM DO BELO TRABALHO REALIZADO PELAS APAES DO BRASIL:

http://www.apaesp.org.br/
http://www.apaepe.org.br/ 

 
 
LEIA ESTE BELO POEMA ESCRITO POR UM ALUNO DA APAE, COM SÍNDROME DE DOWN: 

*Ilusões do Amanhã*

''Por que eu vivo procurando um motivo de viver,
se a vida às vezes parece de mim esquecer?
Procuro em todas, mas todas não são você.
Eu quero apenas viver,
se não for para mim que seja pra você.
Mas às vezes você parece me ignorar,
sem nem ao menos me olhar,
Me machucando pra valer.
Atrás dos meus sonhos eu vou correr.
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.
Se a vida dá presente pra cada um,
o meu, cadê?
Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão,
juntando pedaços de mim que caíam ao chão,
juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.
Talvez eu seja um tolo,
que acredita num sonho.
Na procura de te esquecer,
eu fiz brotar a flor.
Para carregar junto ao peito,
e crer que esse mundo ainda tem jeito.
E como príncipe sonhador...
Sou um tolo que acredita, ainda, no amor"...

PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - APAE)
 
__________________________________
Enviado por minha amiga Malena, mãe da linda Talynne (20 anos), com Síndrome de Down. No texto enviado ela diz:
"Esse poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade de excepcional. Excepcional é a sua sensibilidade. Ele tem 28 anos, com idade mental de 15".

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Projeto Cultural Hoje Tem em Gravatá



A identidade cultural de um povo pode ser entendida pelo conjunto de ideias, valores, manifestações e vivências de uma comunidade que divide um espaço territorial, onde este conjunto é reconhecido pelos que ali vivem.

Não é ela algo estático, imutável, que não se pode transformar; a identidade cultural é algo que se renova e enriquece através do intercâmbio de ideias e manifestações de outras culturas, onde os valores e tradições dos demais são reconhecidos e diferenciados dos nossos, mas todo esse diálogo que ocorre entre culturas diversas tende a transformar as pessoas através da convivência pacífica existente permitida também pela prática do turismo.

É importante frisar que, para que haja valorização da cultura local há também de se ter conhecimento do que é produzido na cultura local. Para tanto, é que a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria Municipal de Turismo tem como proposta levar às praças de Gravatá um evento cultural apresentando ao gravataense o que há de mais diversificado em sua cultura, para que a comunidade possa identificar a sua identidade cultural tão bem representada pelas centenas de artistas, artesãos e manifestações vivenciadas nos pequenos redutos culturais da cidade, que agora afloram e se mostram a sua comunidade através de um projeto que leva a cultura literalmente à rua, o PROJETO CULTURAL HOJE TEM EM GRAVATÁ.

O Projeto Cultural Hoje Tem em Gravatá foi criado com o intuito de levar entretenimento e diversão à população e aos visitantes da cidade de Gravatá, acontecendo mensalmente, em uma das praças da cidade para que a população tenha a sua disposição mostras de artes plásticas, oficinas artesanais e culturais, apresentações de grupos folclóricos, música, comercialização de artesanato e de guloseimas artesanais dos produtores de nossa cidade.

O Projeto Cultural Hoje Tem em Gravatá é uma oportunidade das famílias virem à rua desfrutar do lazer e de momentos familiares que só eventos intimistas com estes oferecem. “Viver sua cultura, sua cidade e sua gente!” essa é a proposta do Hoje Tem em Gravatá.


Com informações da Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá
MAZINHO "EDILAMAR OLIVERA" - TURISMÓLOGO
COORD. DE PLANEJAMENTO TURÍSTICO
SEC. DE TURISMO DE GRAVATÁ - 3563-9047
CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - 3563-9045

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

22 DE NOVEMBRO - DIA INTERNACIONAL DO MÚSICO E DA MÚSICA

 
EU NÃO PODERIA TER NASCIDO EM DIA MELHOR!!

    Músico é aquele que pratica a arte da música, compondo obras musicais, cantando ou tocando algum instrumento. Música, por sua vez, é a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido, ou o modo de executar uma peça musical por meio de instrumento ou da voz. A palavra é de origem grega e significa “as forças das musas”, ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral e outras manifestações artísticas, sempre acompanhadas por sons.

     Segundo a mitologia grega, os Titãs, que em literatura simbolizam a audácia orgulhosa e brutal, mas punida pela queda repentina, eram divindades primitivas que se empenharam em luta contra Zeus buscando a soberania do mundo, mas foram fulminados por ele e precipitados no Tártaro. Satisfeitos, os outros deuses pediram ao deus maior que criasse quem fosse capaz de cantar as suas vitórias, e este então se deitou durante nove noites consecutivas com Mnemosina, a deusa da memória, nascendo daí as nove Musas. Delas, a da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, o deus da música.

     No princípio, a música foi apenas ritmo marcado por primitivos instrumentos de percussão, pois como os povos da antiguidade ignoravam os princípios da harmonia, só aos poucos foram acrescentando a ela fragmentos melódicos. Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, a melodia do canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz. Mas a música pré-histórica não é considerada como arte, e sim uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro, apenas um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança. Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo nas paredes da Casa do Tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também gregos, gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros. Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.

     Por outro lado, a história de Santa Cecília, narrada no Breviarium Romanum, a apresenta como uma jovem de família nobre que viveu em Roma no século III, nos princípios do cristianismo, decidida a viver como monja desde a infância. Mas apesar dos pais a terem dado em casamento a um homem chamado Valeriano, a jovem convenceu o noivo a respeitar-lhe os votos e acabou convertendo-o à sua fé, passando os dois a participar diariamente da missa celebrada nas catacumbas da via Ápia. Em seguida, Valeriano fez o mesmo com o irmão Tibúrcio, e com Máximo, seu amigo íntimo, e por isso os três foram martirizados pouco tempo depois, enquanto Cecília, prevendo o que lhe aconteceria, distribuiu aos pobres tudo o que possuía. Presa e condenada a morrer queimada, ela foi exposta às chamas durante um dia e uma noite, mas como depois disso ainda se encontrava sem ferimentos, um carrasco recebeu ordem para decapitá-la. Porém, seu primeiro golpe também falhou. Isso aconteceu durante o ano 230, no reinado de Alexandre Severo, época em que Urbano I ocupava o papado. Anos depois uma igreja foi erigida pelo papa no local em que a jovem mártir residira, tornando-se a Igreja de Santa Cecília uma das mais notáveis de Roma.

     Muito embora o Breviarium Romanum não faça menção alguma às prendas musicais de Cecília, ela se tornou, por tradição, a padroeira dos músicos, da música e do canto, cuja data de comemoração é 22 de novembro, o mesmo dia dedicado à santa. A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la. 

FERNANDO KITZINGER DANNEMANN
Publicado no Recanto das Letras em 24/10/2006
Código do texto: T272706

OUTROS ACONTECIMENTOS:

Eventos históricos

Nascimentos


MINHA TRILHA SONORA:




     Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/22_de_novembro

    LinkWithin

    Related Posts with Thumbnails