"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CONTRADIÇÕES POLÍTICAS

Se você considera inadmissível votar em um candidato considerado Copa do Mundo, por só aparecer em seu município a cada quatro anos, imagine então votar em um, que mesmo estando fisicamente na cidade, ignora seus possíveis eleitores?!
Pior, trata com desdém boa parte dos apoiadores e líderes comunitários, que contribuiram de todas as formas em sua empreitada política?!
Você achou o técnico Dunga mal educado, grosseiro?? Pode até ser, mas o cara não dependia dos brasileiros para realizar seu trabalho, apenas de um bom resultado, que não veio, infelizmente. Mas, o que dizer então de um candidato que responde de forma rude e desrespeitosa a seus fiéis escudeiros, com um sonoro e repetido "porra", no meio da rua, quando questionado sobre atitudes inconvenientes e grosseiras com seu próprio grupo politico, esbravejando, do alto de sua arrogância que ninguém deve se meter em sua vida?! - sua vida??Desde quando pedir para que um candidato reveja o comportamento e tratamento com o grupo que o apoia durante a campanha, é estar se metendo na vida dele??
E,o que pensar de um candidato que, convidado a apresentar suas propostas para os educadores do município, ignora a importância do evento, deixando a responsabilidade da elaboração de sua proposta política nas mãos de outras pessoas, que embora façam parte do grupo, recebem a "missão" e última hora?!
Há ainda falta de articulação, organização e desencontros, porque o tal candidato gasta mais tempo almoçando em restaurantes caros, batendo papo em lanchonetes do que participando do processo eleitoral e quando indagado, além de responder com a sutil "porra", alega que está estressado??
Isso sem falar na falta de confiança na equipe que se oferece para realizar a campanha, monopolizando as informações, repassadas por apenas um pequeno grupo, ou dando mais crédito aos "conselhos" de um individuo contratado para organizar a campanha, que sequer conhece o municipio pelas cifras de pelo menos cinco mil reais, enquanto o grupo local coloca gasolina do próprio bolso para fazer sua campanha?!!

Pensou que já viu de tudo?? Tem muito mais histórias parecidas com esta, mas, só pra começo de conversa, você precisa rever seus conceitos!!!

Inté!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Escolas Indigenas: precariedades!!!


Escolas indígenas são as piores nas avaliações do governo

R7/LH

Os resultados de dois indicadores divulgados em julho deste ano pelo MEC (Ministério da Educação) retrataram alguns problemas da educação escolar indígena no Brasil. No Enem 2009, a escola indígena Dom Pedro I, no Amazonas, foi a pior colocada do Brasil. No Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2009 duas das 15 piores escolas do Estado de São Paulo estão neste tipo de comunidade, a Djekupe Amba Arandy e a Guarani Gwyra Pepo.
No meio da floresta amazônica, no município de Santo Antonio do Içá está a Dom Pedro I, com nota 249 no Enem. Para se ter uma dimensão da diferença com outros centros educacionais, a segunda pior nota do país foi 307, de um colégio do Mato Grosso. O melhor colégio do Brasil foi o Vértice, instituição privada em São Paulo cuja nota chegou a 749 pontos.
Na zona norte da capital paulista, em plena zona urbana, a Djekupe Amba Arandy ficou classificada como a pior instituição de ensino fundamental de 1ª a 4ª série do Estado, segundo o Ideb. A nota do colégio foi 2,5 em uma escala de zero a dez. Na lanterna do ranking também está a Guarani Gwyra Pepo, com 3,3 pontos. A primeira colocada entre as públicas fica na cidade de Cajuru, e tirou nota 9,0.

Sem comparação
Rossieli Silva, diretor do departamento de planejamento da secretaria estadual de educação do Amazonas, diz que não é possível comparar o rendimento das escolas porque, apesar de indígenas, elas não têm o mesmo estilo. Ele explica que, para ser classificado como indígena, basta denominar-se assim no Censo Escolar (compilação de dados feita pelo MEC).
- Não posso fazer comparação com uma escola de São Paulo que se diz indígena. Essa comparação não serve. Existem escolas que informam erroneamente.
Além disso, Silva não concorda com a prova do Enem como base de comparação. Ele diz que o Enem avalia o aluno, e não a escola, e que os índios têm outro tipo de conhecimento que não o exigido na prova.
- Estamos levando educação para um lugar novo, mas sempre respeitando a cultura indígena.

São Paulo
Em São Paulo há 53 escolas indígenas, de acordo com o censo escolar 2009. No entanto, Jatiaci Fernandes, diretora da Djekupe, disse que somente essas duas participaram da avaliação.

Ela diz não entender o péssimo resultado de seus alunos. Mesmo assim, houve um progresso no ensino fundamental entre 2008 e 2009, “estão esperávamos uma boa nota”, afirma a diretora.

Governo
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo diz não reconhecer os indicadores e que “não é possível a participação dessas escolas em avaliações que não têm indicadores próprios para que seja revelada a identidade e qualidade da escola indígena que é uma escola intercultural e bilíngue, diferente de todas as escolas da rede pública”.
Ainda segundo a secretaria, as escolas estaduais indígenas paulistas não farão mais a prova do Ideb, do Enem e do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado e São Paulo), “pois o currículo da escola indígena é diferente da escola não indígena”.
O MEC, afirma que tem investido em ações de qualificação da educação escolar indígena ,como formação de professores, produção de materiais didáticos próprios e melhoria da infraestrutura.

sábado, 24 de julho de 2010

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...

Abaixo, alguns exemplos para você dos: ENIGMAS DA HUMANIDADE - Perguntas que não querem calar!

1-Por que o filme "Missão Impossível" tinha esse nome sendo que todas as missões eram completadas, portanto, possíveis?

2-Por que tem gente que acorda os outros e ainda pergunta: -Você estava dormindo?

3-Por que os “Flintstones” comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo?

4-Por que os filmes de batalha no espaço têm explosões tão barulhentas se o som não se propaga no vácuo ?


5-Aliás, como pode haver explosões se no espaço não há oxigênio?

6-Por que aquele filme com o Kevin Costner chama-se "Dança com Lobos" se só aparece um único lobo durante toda história e ele não dança?

7-Por que as mulheres abrem a boca quando estão passando algum creme no rosto?


8-Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester se nunca ninguém viu um chester?

9-Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais força quando a pilha está fraca?


10-O instituto que emite os certificados de qualidade ISO 9000 tem qualidade certificada por quem?

11-Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram para poder acertá-lo?

12-Por que pijama tem bolso?

13-Por que os kami-case usavam capacete se eles eram suicidas ?

14-Se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, porque ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola ?

15-Por que quando você pára no sinal vermelho, tem sempre alguém no carro ao lado com o dedo no nariz?

16-Se depois do banho estamos limpos, por que lavamos a toalha?

17-Como foi que a placa “Não pise a grama" foi colocada lá?

18-Por que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um objeto perdido, temos a mania de perguntar: "Onde foi que você o perdeu?"

19-E por último, mas não menos importante... Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto?

É... São coisas para se pensar...

_________________________
*Enviado por meu amigo Profº Manoel Mendonça

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GESTORES ESCOLARES NA SALA DE AULA


GESTORAS MUNICIPAIS COM O FORMADOR
Foto:Profª Cleide Moura



FORMAÇÃO CONTINUADA CONTEMPLA DIRETORES

Pela primeira vez no município, desde que se iniciou o processo de Formação Continuada, os diretores participam de uma capacitação, onde está sendo discutida a questão da "Gestão Democrática".
O pedido partiu dos professores, que sentiram a necessidade de trabalhar com gestores atualizados, conscientes e democráticos, como vem sendo discutido em todo o país, desvinculando o trabalho gestor do cargo comissionado.
Os diretores aprovaram a iniciativa, o que amplia os resultados e avanços para a educação de todo o município. Parabéns a todos!

UMA CHARGE

quarta-feira, 21 de julho de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM GRAVATÁ 2010.2






Profº Hugo (formador) ao lado do coordenador da área de História Paulo de Tarso
Alinhar ao centro
À direita, Profª Lúcia Durão (orientadora de Matemática da 4ª série).No centro, professores da área de História e Geografia, e à esquerda, professores de Ciências.

FORMADORES PESQUISARAM SOBRE REALIDADE DO MUNICÍPIO, EXALTANDO TRABALHOS LOCAIS - REFERÊNCIA TAMBÉM PARA ESTE BLOG

Desde o inicio da semana os professores de Gravatá-PE participam da 2ª Formação continuada neste ano. Diferente do que aconteceu em outros encontros, os formadores dessa vez, demonstraram em suas falas ter tomado conhecimento sobre os aspectos da educação no município, adequando as propostas apresentadas à nossa realidade.

Um ótimo exemplo foi a palestra ministrada pelo Profº Dr. Simão Dias Vasconcelos, da UFPE, sobre BIODIVERSIDADE, mencionando os textos deste blog no que concerne aos trabalhos realizados na escola onde trabalho, onde realizamos o replantio de parte da mata ciliar do Rio Ipojuca, no ano passado.

Além do Profº Dr. Simão, pesquisador da UFPE, o IPAD trouxe outros reforços, como a Profª Lúcia Durão, do Colégio de Aplicação da UFPE, que juntamente com outros nomes respeitados da educação garantem a qualidade necessária à formação.

Algumas outras mudanças na realização desta formação já são perceptíveis, mesmo antes desta chegar ao seu final. Pela primeira vez, os auxiliares administrativos (secretários escolares) estão recebendo formação, além dos Gestores Escolares. Pontos positivos e avanços que precisam ser registrados. A formação encerra sexta-feira (23).

sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOTÍCIAS DE GRAVATÁ

Assessoria de Imprensa – Notícias de Gravatá 15/07/2010

Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social acontece em Gravatá

Gravatá sedia na próxima sexta-feira (16/07) no Hotel Portal, Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento começa a partir das 8 horas da manhã e contará com a presença do prefeito Ozano Brito e da secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Maria Dulce. O encontro faz parte da programação de fortalecimento das Gestões Municipais para a implantação de PNAS em Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO

8:00 h – Credenciamento (Entrega de material)

9:00 h – Mesa de abertura

Diretoria Executiva do COEGEMAS

Secretário Executivo da Assistência Social do Estado de PE.

Prefeito da Cidade de Gravatá

Gestora anfitriã – Maria Dulce Bandeira de Souza Leal

Apresentação das articuladoras regionais

9:40 h – Processo de Construção da Tipificação Nacional de Serviços Sócioassistencial - Ana Farias – Presidente do COEGEMAS.

Relato de experiência de situação de emergência – Maria Dulce Bandeira de Souza Leal. “Coordenadora: Maria Lúcia Marquin”

11:00 h – Debate

12:00 h – Intervalo para o almoço

“Exposição: dialogada”

13:30 h – Parâmetros para Construção de Pleno Emergencial de de enfrentamento às situações emergenciais.

15:30 h – Avaliação do encontro

16:00 h – Encerramento

Estatuto da Criança e do Adolescente – Comemoração dos 20 anos aconteceu na ODIP

Os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente foram comemorados na manhã desta quinta-feira (15/07) com os alunos da Colônia de Férias do PETI e demais crianças da ODIP (Obra de Defesa da Infância Pobre). O Pátio da ODIP esteve lotado, onde mais de 200 crianças participaram das atividades oferecidas como gincana, artesanato, oficinas entre outras. Para celebrar a festa, um grande bolo foi feito, comemorando a data especial.

Virtuosi – Piano foi a estrela da noite de quarta-feira

A segunda noite do Festival Virtuosi 2010 de Gravatá deixou mais uma vez a Igreja Matriz de Sant’Ana lotada de um público que estava ansioso para vivenciar mais um grande espetáculo da música. Na programação, Homenagem a Chopin I com o pianista Janusz Swokron, que emocionou a platéia a cada nota executada. A emoção e encantamento eram visíveis e o tempo se tornou curto para tanto talento. “O tempo é pouco para ma apresentação tão maravilhosa quanto esta, por mim, seriam no mínimo duas três horas de apresentação. Gravatá está de parabéns por receber essa benção”, disse dona Josélia Martins.

Nesta quinta-feira (15/07) o espetáculo Amor e Vida de Mulher presta homenagem a Schumann com a participação da soprano Gabriella Pace, o pianista Victor Assuncion, os violinistas Sara Wallevik e Benjamin Sung, Rafael Altino na viola, Kim Bak Dinitzen no cello e Janusz Swokron no piano. O evento tem início às 19 horas e o Festival Virtuosi segue até o próximo domingo (18/07).

Cursos – Inscrições abertas para aperfeiçoamento para profissionais de bares e restaurantes

A Prefeitura de Gravatá através da secretaria de Indústria e Comércio em parceria com o Senac e a empresa Giageo está trazendo mais quatro cursos em aperfeiçoamento para Bartender, Garçons, Sommelier, Drinques e Coquiteis. Os cursos estão sendo direcionados para os funcionários de bares, restaurantes, hotéis
e pousadas. As aulas terão início nesta segunda feira na Escola de Gastronomia. Quem ainda não se inscreveu pode procurar a secretaria ao lado da Igreja da Matriz ou ligar pelo telefone 3563- 9004. Mas é necessário estar trabalhando na área específica.

Cursos

Aperfeiçoamento para Bartender.
Carga horaria 80/h
Dia 19/07 a 13/08
Horário: 14h ás 18h.
Local: Escola de Gastronomia.

Atualização para Garçom.
Carga horária 80/h
Dia 19/07 a 13/08
Horario: 14h ás 18h
Local: Escola de Gastronomia.

Sommelier
Carga horária 80/h
Dia 19/07 a 13/08
Horário: 8h a 12h
Local: Escola de Gastronomia.

Drinques e Coquetéis
Carga horária 60/h
Dia 19/07 a 13/08
Horário: 8h a 12h
Local: Escola de Gastronomia.

Saúde – Secretaria realiza programa “Minha comunidade livre da dengue”

No próximo dia 02/08 a secretaria de Saúde vai realizar o movimento “Minha comunidade livre da dengue”. Será uma mobilização social sobre os cuidados que devem ser tomados no combate a dengue e identificação de sintomas. A secretaria vem mantendo o combate ostensivo ao mosquito através do trabalho de agentes de endemias e pretende intensificar com essa campanha. É no dia 02 de agosto das 8h às 11h no Bairro Maria Auxiliadora.

Fique atento

Veja os sintomas mais comuns da dengue

- Febre;
- Dores no corpo, principalmente amanhã;
- Podem aparecer manchas vermelhas na pele;
- Em alguns casos, sangramento, sendo mais comum na gengiva;

Aparecendo qualquer um desses sintomas procure um posto de saúde mais próximo

Siga algumas dicas para evitar que a dengue chegue na sua casa

- Vire as garrafas e recipientes para não acumular água;
- Não acumule água em pneus;
- Mantenha bem tampados tonéis e caixas d’água;
- Não deixe as calhas entupidas;
- Encha de areia os pratinhos e vasos de plantas;

Contatos:

Assessoria de Imprensa – (081) 3563-9020 / 3563-9059 Ramais 211 / 213

Eliane Macedo – Assessora – (081) 9995-9522

Adriana Bezerra – Jornalista – (081) 8883-3751

Joelson Lima – Jornalista – (081) 9921-7539

www.prefeituradegravata.com.br

prefeituradegravata@gmail.com

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PROFESSORES/AS PROLETÁRIOS/AS, MAIS UMA VEZ: UNI-VOS!!

PROTESTO EM CHÃ-GRANDE PARA SENSIBILIZAR GESTOR E CONSCIENTIZAR CATEGORIA


DIA 19 DESTE MÊS (SEGUNDA-FEIRA), OS PROFESSORES DE CHÃ-GRANDE REALIZARÃO UM PROTESTO EM DECORRÊNCIA DO DESCUMPRIMENTO DA LEI FEDERAL DO PISO SALARIAL POR PARTE DO GESTOR PÚBLICO, QUE SE NEGA A ATENDER A CATEGORIA PARA NEGOCIAR A MELHOR MANEIRA DE EXECUTAR UMA LEI FEDERAL, QUE GARANTE UM PISO MÍNIMO DE R$1 132 PARA PROFESSORES COM 200 H/A.

TODOS OS EDUCADORES DEVEM ESTAR UNIDOS, E PARTICIPAR DESTA MOBILIZAÇÃO. PISO É LEI. FAÇA VALER!

DAQUI, REITERAMOS NOSSO APOIO E SOLIDARIEDADE AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

DIVULGAÇÃO




FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E ATUALIZAÇÃO – CPPGEA


ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU EM

HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA


REGULAMENTAÇÃO DO CURSO

Resolução CES/CNE de n.º. 01, 8 de junho 2007.


INSTITUIÇÃO PROMOTORA: FAINTVISA / FACULDADE ANCHIETA

LOCAL: FACULDADE ANCHIETA (Boa Viagem) / Rua Ernesto de Paula Santos, 607 COORDENAÇÃO: ROBSON COSTA

EMAIL: robsonpc@gmail.com / historia.afroindigena@gmail.com

CEL: (81) 8857 – 4700


JUSTIFICATIVA


Em 10 março de 2008 foi implementada a Lei 11.645, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena” nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país, públicos e privados. Inúmeras publicações e pesquisas foram realizadas, mas a carência de formação docente e acadêmica na área ainda é muito grande, contribuindo, com isso, para que as diretrizes da Lei não sejam implementadas com sucesso. Assim, compreendemos que esta especialização contribuirá para preencher, em parte, esta lacuna, pois, apesar da demanda crescente pela temática, a grande maioria das instituições de ensino superior não desenvolveram ações para suprir a carência dos diversos profissionais de educação, entre eles: pedagogos, professores de história, de arte, de literatura, entre outros.


OBJETIVO: Fornecer subsídios teóricos e práticos que contribuam para a produção do conhecimento sobre os diferentes aspectos da cultura e da história dos povos indígenas e afro-brasileiros, dando suporte para pesquisadores e educadores que desejam desenvolver atividades sobre estas temáticas.


PÚBLICO ALVO: Graduados em História e áreas afins, professores do Ensino Fundamental e Médio e demais profissionais de educação.


CARGA HORÁRIA: 360 h/a (As disciplinas serão ministradas em Módulos e ocorrerão em encontros quinzenais, as sextas feiras das 18:00 as 22:00 horas e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 16h)

INICIO DAS AULAS: Agosto/2010

DURAÇÃO: 13 meses + 3 meses para entrega do TCC

INVESTIMENTO: 16 parcelas de 160,00 reais

VAGAS: Mínimo 30, Máximo 50


CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS/MÓDULOS

MÓD

MÓDULOS/DISCIPLINAS

C.H.

DOCENTE

DATAS



História da África


36


Robson Costa

Doutorando


13,14/08/2010

27,28/08/2010

10,11/09/2010




Resistência Escrava no Brasil


36


Valéria Costa

Doutoranda


24,25/09/2010

08,09/10/2010

22,23/10/2010




História e Cultura Negra nos Séculos XX e XXI


36


Lenira Lima

Mestre


05,06/11/2010

19,20/11/2010

03,04/12/2010




História dos Povos Indígenas no Brasil

36


Edson Silva

Doutor


17,18/12/2010

07,08/01/2011

21,22/01/2011



História do Movimento Indígena nos Séculos XX e XXI


36


Kelly Oliveira

Doutoranda


04,05/02/2011

18,19/02/2011

11,12/03/2011




Os Afro-brasileiros e Indígenas na Literatura Brasileira

36


Lucas Victor Silva

Doutor

25,26/03/2011

08,09/04/2011

29,30/04/2011




Cinema, Música e Mídia:

a construção da imagem

Afro-brasileira e Indígena

no Brasil


36


Jaílson Pereira

Doutor


13/14/05/2011

27/28/05/2011

10/11/06/2011




Métodos e Técnicas de Pesquisa

36


Douglas Batista

Mestre

01/02/07/2011

15,16/07/2011

29,30/07/2011




Ensino da História e Cultura

Afro-brasileira e Indígena


36



Robson Costa

Doutorando


12,13/08/2011

26, 27/08/2011

09, 10/09/2011



Trabalho de Conclusão de Curso


36



23, 24/09/2011

07, 09/10/2011

21, 22/10/2011




TOTAL

360 h/a



Entrega do TCC até janeiro de 2012



terça-feira, 13 de julho de 2010

UM FUTURO PARA A EDUCAÇÃO


1º Café Cultural


ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (PÓLO GRAVATÁ) DEMONSTRAM COMPROMETIMENTO COM A APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO


A cada seminário realizado é uma surpresa gratificante. As alunas, além de aprofundar os temas repassados pelos professores, deixando o texto na ponta da língua, abusam da criatividade na hora de apresentar os trabalhos solicitados em forma de seminário.
Nesta semana, as alunas do 2º período fizeram um espetáculo a parte, vestindo fantasias, montando cenários dignos de contos de fadas e, provando que além de ser possível ter qualidade na educação, é imprescindível ter criatividade, ousar, ter humor, como diz Rubem Alves em uma de suas crônicas.
Aliás, esta referida crônica fez parte de uma das apresentações, em um projeto sobre a importância da leitura, na disciplina "Projetos Pedagógicos" ministrada pela Mestra Solange Araújo. Um deleite!!
O delicioso cardápio que aparece nas imagens acima foi degustado no 1º Café Cultural, promovido pelos 2º, 4º e 5º Períodos, com a presença de um grupo musical do GAMR (Grupo de Apoio a Meninos de rua), que tem sua sede em Gravatá, no Alto do Cruzeiro. Os meninos tocaram maracatu, afro-reggae e até mangue-beat.
Além do conhecimento adquirido e compartilhado, tudo terminou numa grande ciranda, com muita música de raiz. Exaltação da cultura popular nordestina.



Os meninos do GAMR



Projeto "A Política da leitura na escola"


De blusa amarela, a Profª Solange Araújo
e de rosa, a boneca Valdenice


As personagens, na sequencia: Eu, de rainha do Mundo Encantado, Edinalva- estudante,Marlene - meretriz, Ozécia-Mulher-Maravilha,Ana Rita (de verde)-bonequinha,Manuela-comissária de bordo,Alcione-estudante

quarta-feira, 7 de julho de 2010

FOI DADA A LARGADA!!


Da direita para a esquerda, Dr. Sebastião Oliveira, o Deputado Federal Fernando Filho e o vereador de Gravatá Fernando Resende




CANDIDATOS APRESENTAM PROPOSTAS E AFINAM DISCURSO PARA A ELEIÇÃO 2010


Estiveram em Gravatá recentemente, participando de um almoço com correligionários, simpatizantes e lideranças locais, os candidatos a Deputado Federal Fernando Filho e o candidato a Deputado Estadual Sebastião Oliveira, ambos, apoiados pelo jovem vereador Fernando Resende (PSB-Gravatá) e pelo ex-vereador Ademir de Gonçalo.
Os anfitriões do evento pediram afinação no discurso dos correligionário, afirmando ser esta a forma de obter êxito na campanha. Um número significativo de segmentos da sociedade gravataense demonstrou empolgação cm os discursos apresentados, demonstrando que essa campanha promete esquentar.


Conheça um pouco mais acerca dos dois candidatos.


À direita, o Deputado Federal candidato a reeleição Fernando Filho e o candidato a Deputado Estadual Dr. Sebastião Oliveira


O deputado Federal Fernando Coelho Filho foi eleito, em sua primeira candidatura, no ano de 2006 aos 22 anos pelo Partido Socialista Brasileiro e obteve 117.720 votos. Filiado ao PSB desde 2005, Fernando Filho é o deputado Federal mais jovem do Brasil e foi o candidato mais votado no Sertão pernambucano.

Fernando Filho é formado em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, em São Paulo e atualmente está cursando MBA em administração de empresas com ênfase em gestão pela Fundação Getúlio Vargas.

Na Câmara de Deputados Fernando Filho atualmente é titular da Comissão Parlamentar de Agricultura e suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico.


Conceituado profissional da área médica pernambucana, Sebastião Oliveira Júnior está iniciando seu primeiro mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Tomando com base a tradição política
familiar, sua origem sertaneja e seu histórico profissional com relevantes serviços prestados a comunidade na área de Saúde e área Social, Sebastião Oliveira estabeleceu sua plataforma de atuação na Assembleia Legislativa voltada para o sertão pernambucano.
Defendendo projetos estruturadores do nosso Estado nas áreas de saúde pública, educação, defesa da cidadania e segurança pública.


Filho do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sebastião Ignácio de Oliveira Neto e da Professora Célia Maria de Araújo Andrada Oliveira. Nasceu em Recife em 31 de agosto de 1968 e tem suas origens no município de Serra Talhada, terra natal de seus pais.Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), com residência em clínica médica no Hospital Barão de Lucena e residente em Endocrinologia no Hospital Agamenon Magalhães.
Em 1997, tornou-se especialista em endocrinologia e logo em seguida foi eleito para compor a diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia - Regional de Pernambuco, permanecendo até hoje como um dos diretores desta instituição.
Em 1999, foi eleito delegado da Sociedade Brasileira de Diabetes - Secção Pernambuco (SBD-PE).
Como iniciativa pioneira em todo o país, implantou o Curso Anual de Treinamento para Residentes Clínicos em Diabetes. Também como integrante da SBD, fez parte da Coordenação do Curso de Hipertensão e Diabetes, idealizado pelo Ministério da Sáude e destinado ao treinamento de agentes de saúde, enfermeiras e médicos das redes públicas estadual e municipal.Atualmente exerce atividades como preceptor de residência médica do Hospital Barão de Lucena, médico do Instituto de Endocrinologia do Recife, onde mantém consultório particular, e professor da disciplina de Endocrinologia na UPE.


__________________________________

Com informações dos sites:

www.serratalhada.net/politica

www.fernandofilho.net

DIVULGAÇÃO



Entidades do Recife realizam caminhada pelo Código Florestal

Manifestação, que conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, terá caixões e coroas de flores, para simbolizar a morte da legislação ambiental e do patrimônio nacional brasileiro


No próximo dia 10 de julho (sábado), das 9h às 12h, as entidades Sociedade Nordestina de Ecologia, SERTA, SURFGURU e MST realizarão uma caminhada para marcar a aprovação de mudanças catastróficas na legislação ambiental brasileira. A manifestação, que acontecerá na orla de Boa Viagem, contará com caixões e coroas de flores, simbolizando a morte do Código Florestal e também de bens fundamentais de nosso patrimônio natural, como a água, as florestas, a biodiversidade e a regulação do clima.

A Comissão Especial do Código Florestal na Câmara dos Deputados aprovou nesta semana diversas mudanças na legislação atual. As mudanças, defendidas pela bancada ruralista e pelo setor do agronegócio, haviam sido compiladas em um relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo no início de junho. O texto aprovado pela Comissão segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados, mas ainda não tem data definida para entrar em votação.

Entre as mudanças mais perigosas para o meio ambiente, estão a anistia para quem desmatou até 2008, o fim da reserva legal para propriedades de até quatro módulos, a diminuição das Áreas de Preservação Permanente e a autorização para que Estados e municípios legislem sobre o assunto.

A Fundação SOS Mata Atlântica vem acompanhando as discussões sobre o Código Florestal desde o início e em março deste ano lançou a campanha Exterminadores do Futuro, que tem por objetivo proteger a legislação ambiental brasileira, monitorando o andamento de leis e decretos e o comportamento dos parlamentares sobre temas que interfiram na proteção do bioma Mata Atlântica.


“Iniciativas como a das entidades pernambucanas são fundamentais para mostrar para a população o que está acontecendo em Brasília e como alguns deputados vem destruindo o meio ambiente e ameaçando nosso futuro”, disse Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação. “Os brasileiros estão preocupados com seu patrimônio natural e não querem ver as leis ambientais destroçadas, mas muitas vezes nem ficam sabendo o que acontece no Congresso. Por isso essas mobilizações regionais são tão importantes”.


CAMINHADA PELO CÓDIGO FLORESTAL
DATA: 10 de julho, sábado, às 9h (concentração)
LOCAL: Orla de Boa Viagem, em frente ao Ed. Acaiaca (caminhando até a Praça de Boa Viagem)

Contato: SNE, Carlos André Cavalcanti, (81) 9211-2205


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails