"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 31 de outubro de 2009

A VERGONHOSA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA EM GRAVATÁ -PE



O tempo passa, avanços tecnológicos garantem o acesso a informação por parte de um número maior de pessoas, no entanto, outras tantas, as que detém o poder, continuam acreditando na perpetuação da manipulação das massas, e oferecem espetáculos bizarros, como este da Conferência Municipal de Cultura, tal qual foi a Conferência Municipal de Educação.
Não pude participar do evento, todavia, ouvi milhares de comentários, inclusive de correligionários do atual gestor, desaprovando a desordem e falta de critério, além dos textos enviados ao Blog do Castanha, como da Sra. Vilma Monteiro, um ícone gravataense.
Além da Sra. Vilma, Paulo Taciano, Mauricio Menezes, Tavinho, Sandro Elói, Cleutin Azevedo, Adameck, entre outros grandes nomes de nossa cultura, junto-me a vocês com meu voto de repúdio. Nossa cultura tem representantes legítimos, sim, que precisam receber o valor devido.
Há certas questões que precisam ser tratadas sem hipocrisia, embora possa parecer falta de ética, contudo, é preciso chamar atenção para os desmandos que continuam acontecendo pelo atual gestor, tal qual o governo passado, como por exemplo, a gerência das políticas públicas estar sob o comando de um cidadão desprovido de capacidade no mínimo, intelectual para tal, isso para não entrar nos pormenores.
A total falta de articulação e de conhecimento é tão gritante que chega a doer. Dói mais ainda, por saber que, desastres como estes da conferência vem se repetindo, deixando a cidade sem representatividade em questões extremamente importantes para a afirmação da identidade de um povo, e nada é feito, por ninguém. Não temos defensores, não temos direito, não temos nada.
O Conselho Municipal do FUNDEB é presidido por um cargo de confiança. O Conselho Municipal de Educação, da mesma forma, os outros que estão alardeando que existem, sequer tem representatividade e, se alguém foi eleito, foi de forma manipulada, tal qual ocorreu nos outros.
É um governo que, diariamente, INVENTA eventos para poder postar fotos no site da prefeitura. Notícias enfeitadas, realidades camufladas. CIRCO, que consegue fazer rir, quem vai ao banco todo mês receber seus gordos salários, muitos sem sequer pisar no local que estão locados para trabalhar. Outros até vão, mas passam apenas UMA HORA no local, quando deveriam ficar no local, prestando serviço por pelo menos SEIS HORAS!!
Sou capaz de apostar, que os adolescentes eleitos como representantes do município, sequer saberiam responder o nome de um escritor, poeta, artista gravataense.

QUEREM DESCARACTERIZAR GRAVATÁ. NOS TRANSFORMAR EM OUTRA COISA.

E quando formos outra coisa, que identidade teremos? Quando formos a tão almejada metrópole, capitalista, cheia de arranha-céus, poluída, quais atrativos teremos?
Estamos perdendo nossa identidade. Estamos permitindo que maculem nossa história. Até quando??

NINGUÉM VIVE DE PÃO E CIRCO.

Nossas crianças NÃO precisam de pipocas e docinhos. Precisamos de ESCOLAS decentes, dignas, e não ESTÁBULOS, onde as crianças ficam amontoadas, sem ventilação e iluminação adequada.
VISITEM NOSSAS ESCOLAS, E VERÃO DO QUE FALO!

DIRIGIRAM-SE A ESCOLA JESUS PEQUENINO, DENTRE OUTRAS, E VERÃO COM OS PRÓPRIOS OLHOS.

Enquanto ALUGAM-SE PRÉDIOS com valores astronômicos (CINCO, OITO E ATÉ 14 MIL REAIS) para acomodar de forma confortável os secretários (VEJAM O LUXO DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO), nossos alunos são amontoados, tal qual animais em estábulos, comem a bolacha que é servida na merenda com o prato na mão, e ficam boa parte das aulas sob um sol escaldante.


QUE CIDADE CÃO É ESTA? TERRA DE NINGUÉM, SEM LEI, SEM DIREITOS, SEM VALORES, SEM DIGINIDADE!


O que queremos para nós, façamos a outrem!



quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MARCHA PRA JESUS EM RECIFE

EVENTO REÚNE MILHARES DE CRISTÃOS PARA PROFETIZAR BENÇÃOS SOBRE A CIDADE







No dia 24 deste mês, homens, mulheres, jovens, crianças de todas as raças e credos, foram as ruas do Recife, na Av. Boa Viagem, munidos de fé e esperança, por um mundo sem violência e repleto do amor de Deus, profetizar que O RECIFE É DO SENHOR JESUS.

Comandados por pastores de diversas igrejas evangélicas, dentre eles os meus queridos irmãos e amigos Pr. Jeconias Lisboa e Pr. Duard Lisboa, da Igreja Batista de Largo da Paz, o evento contou ainda com a presença de diversos músicos, dentre eles um guitarrista da terrinha que tem feito "sucesso santo" em Sampa - Cacau Santos.

Enquanto em alguns estados do Brasil, milhares de pessoas precisam se esconder das balas perdidas e dos tiroteios, o Recife foi bombardeado por palavras proféticas, de bençãos.
O que para alguns é "cafonice", para milhares de pessoas é o cumprimento do que escreveu o salmista Davi: "Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor"!










sábado, 24 de outubro de 2009

CULTURA INDÍGENA: NOTÍCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

CONHEÇAM UM SITE ESPECIAL, DEDICADO AOS TEMAS INDÍGENAS, TANTO DE NOSSOS PARENTES BRASILEIROS QUANTO DE OUTRAS PARTES DO PLANETA.

ACESSEM E OPINEM!!

www.recontando.ning.com


A História de nosso país, contada sob a ótica de seus veradeiros protagonistas!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ação 350 - Salve o nosso clima!‏

Praça da Matriz - dia 24/10

Salve o nosso clima!

Agora ou nunca, vamos começar a salvar o nosso clima, tanto o local como o global, numa ação agora no sábado às 8h da manhã! Na Praça Matriz em Gravatá, cidade do clima "frio", cujo frio está ameaçado pela poluição e desmatamento que nós provocamos como cidadãos. Agora é a hora de mudar, ou o mundo vai entrar em colapso! E Gravatá será um dos primeiros locais, por ser situada no semiárido.
Vamos dar aula na Praça sobre Mudanças climáticas! Venha com suas dúvidas, e venha participar na foto da gente que mandaremos aos líderes mundiais! A gente em volta do número essencial 350! Estaremos mostrando aos governadores mundiais que tem gente por aqui que se preocupa com aquecimento global, e que queremos um tratado justo e radical para que os níveis dos gases de efeito estufa baixem até nível 350ppm. Eventos no mundo todo acontecerão no mesmo dia, em mais de 4000 mil lugares, e estaremos fazendo parte desse movimento importante.
350ppm é o nível de dióxido de carbono que a atmosphera suporta, sem causar estragos irreparáveis no planeta, através de um aquecimento global.
Você sabia que o Brasil é o quarto maior emissor de gases de carbono de dioxido através das queimadas na Amazônia?!

Vamos parar carros e pedestres e falar sobre a necessidade de baixar as emissões de gases de feito estufa, através de ações pessoais e empresariais.
O planeta está começando a ferver, estamos já em 390ppm. Temos que baixar as emissões de gases de combustíveis, fábricas, queimadas etc para chegar no nível de 1992, 350 ppm. Gravatá por ser situada no agreste arrisca virar um forno de dia, e um freezer de noite. Acaba se a Caatinga, e a Mata Atlântica nos Brejos de Altitude, a água diminuirá com sérias consequências.
Venha aprender sobre práticas pro-clima e fazer parte desse movimento mundial!
Não deixe Pernambuco virar um forno, não deixe os gelos dos polos derreterem mais que já fizeram, não deixe o mar inundar Recife, João Pessoa, Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York, Buenos Aires e demais cidades costeiras!!!

Venha e seja ativo, ou só participe com sua presença. Traga um lanche, traga maquina de fotografar, traga amigos, traga o número 350 em qualquer forma (arte, cartaz, camisa) ou outra mensagem sobre as mudanças climáticas.

Entre no site www.350.org para conhecer mais sobre o assunto! Seja parceiro desse evento! Seja parceiro em baixar os
níveis de poluição no mundo.

Abraços,
Malin Torekull, vice presidente AMA GRAVATÁ.

VEREADOR ELSON CAMPOS: EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO



AUTOBIOGRAFIA RESUMIDA


Meu nome é Elson Luis Araújo Campos nasci em Águas Pretas, no interior do Estado de Pernambuco, em 16 de novembro de 1964, filho de Eduardo Campos, vaqueiro, e de Maria de Lourdes Araujo Campos, dona de casa dedicada ao lar, à educação e à exemplificação dos valores morais imperecíveis aos filhos, durante toda sua vida. Tenho 8 irmãs, Mª José, Mª Elizabete, Mª de Fátima, Joselma, Josineide, Verônica, Miriam, Mª Cicera e 6 irmãos, José Edson, Eduardo Filho, Sandro, Ronaldo, Marinaldo, Amaro. Sou casado, desde 17/07/1987, com Joelma Cassimiro Silva Campos (filha de Maria José da Silva e Claudio Cassimiro), com quem tenho duas lindas filhas, Kelly Liliane casada com Valter Bezerra da Silva e Kamilla Liliane. Tive como avós paternos: Heloe Luis Campos e Maria Virgulina Silva, ambos descendentes de famílias brasileiras. Como avós maternos: Abílio José e Celestina Maria, ambos descendentes de famílias brasileiras. Sou evangélico desde 1985 no qual fui consagrado ao Presbitério da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em 24/10/1997.

MINHA VIDA PROFISSIONAL

Tudo começou com meu Pai Sr. Eduardo Campos que era Vaqueiro, com isto comecei a gostar de animais e fui me envolvendo com a profissão, no entanto tornei-me treinador servindo ao proprietário do Haras Máster Sr°. Marcelo de Holanda Guerra. Que me deu a oportunidade de fazer vários cursos de treinamentos.

Tornei-me Campeão de varias Competições:

Multicampeão Nordestino no ano de 1988 à 1996;
Campeão Nacional no ano de 1993 – 5 Tambores;
Bicampeão do Congresso Brasileiro no ano de 1993 à 1996 – Maneabilidade/Velocidade;
Bicampeão do Congresso Brasileiro de 6 Baliza no ano de 1993;
Campeão de Apartação no Haras Guanacastro – Araçatuba – São Paulo no ano de 1993.
Campeão dos Campeões de 6 Baliza e 3 Tambores – Cavalo Principiante no ano de 2007. (Circuito Nordestino)

Obtendo como meus primeiros Alunos os filhos do Sr°. Marcelo Guerra;

Julieta Brenannd Guerra com 8 anos de idade, Campeã de Baliza e Tambor Nordestino no ano de 1993 à 1996.
Marcelo de Holanda Guerra Filho com 5 anos de idade, Campeão Nordestino de 6 Baliza e 3 Tambores no ano de 1993 à 1996.
Depois de minha saída do Haras Máster passei a Trabalhar com Deputado Federal Dr°. Ricardo Fiúza no Haras Santa Fé, com isto passei treinar seus Netos e amigos:

Maria Cecília Bandeira de Melo Fiúza com 4 anos de idade tornou-se uma das mais nova Campeã do Norte-nordeste de 6 Baliza e 3 Tambores;
Ricardo Fiúza Neto com 10 anos de idade seu irmão sendo também Campeão Nordestino de 6 Baliza e reservado 3 Tambores e logo após Campeão Brasileiro da Copa dos Campeões em Bauru São Paulo;
Campeão Nacional de 6 Baliza e 3 Tambores.

Tendo como amigo da Família Fiúza o Sr°. Guy Peixoto ex jogador da Seleção Brasileira de Basquete que confiou em minha competência como treinador e deixou seu filho Petrus Peixoto de 13 anos de idade que logo após iniciar seus treinamentos tomou gosto pelo esporte e veio a se tornar:

Bicampeão do Circuito Nordestino de 6 Baliza e 3 Tambores no ano de 2006 e 2007;
Campeão Brasileiro da A.B.Q.M no ano de 2006 à 2007;
Campeão do XVIII Congresso Brasileiro da A.B.Q.M no ano de 2008.

E não esquecendo de minha própria filha Kamilla Campos que tem me proporcionado alegrias em ter conquistado alguns títulos como por exemplo:

Campeã Nordestina de 6 Baliza e 3 Tambores no ano de 2007.

Também não posso deixar de falar de alguns alunos que treinei que foram Campeões e que hoje se tornaram Treinadores e Tratadores:

Joseildo João e Severino Gonçalo que hoje trabalham comigo no Haras Santa Fé.
Edvaldo “Jurema” que hoje é o Treinador da Fazenda Uberaba (Lagoa do Carro – PE) do Sr°. Fernando Brasileiro.

MINHA VIDA POLITÍCA

Comecei minha vida política primeiramente com despertamento de Deus, e um convite de Danilo Melo onde o mesmo me filiou no partido PMDB e logo me veio a perceber que nunca teve um representante Evangélico no Legislativo em Gravatá. Com o apoio do Pr. José Belarmino e de todo Ministério e tendo convivência o Sr°. Ricardo Fiúza Filho e outros amigos políticos como Joaquim Neto, percebi que poderia ser representante dos Evangélicos e de toda População de Gravatá.





Elson Luis Araújo Campos

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DIVULGAÇÃO

VIII FÓRUM DE LEITURA

Palestrante: Emerson Pontes

Local: Biblioteca Pública de Afogados

domingo, 18 de outubro de 2009

FATOS E FOTOS DA SEMANA

SEMANA DA CRIANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL JOHN KENNEDY CONTOU COM CRIATIVIDADE E TRABALHO EM EQUIPE




Durante uma semana inteira, os funcionários da Biblioteca Rosa da Silva Melo promoveram atividades recreativas para os alunos, da Educação Infantil à 4ª série, tanto com brincadeiras no pátio, ações educativas em forma de teatro e até atividades de artes, incluindo pintura, colagem, durante todo o dia, para as turmas da manhã e tarde. Professores readaptados como Roseli e Glaucia, juntamente com outros funcionaŕios, comandaram atividades lúdicas super-divertidas!


Investiram do próprio bolso para premiar os alunos e incentivá-los a participar das competições. Resultado: a escola produziu uma semana rica, tanto para os profissionais, que certamente lucraram muito com o trabalho em equipe, quanto para os alunos que foram premiados com atividades diversificadas. PARABÉNS A TODOS!!



DIA DO PROFESSOR COMEMORADO COM MISSA E BUFFET EM GRAVATÁ


O Dia do Professor recebeu atenção especial da Secretaria de Educação de Gravatá. Além da realização de uma missa em ação de graças, foi alugado um clube e contratado um buffet, onde foi servido um jantar, com música ao vivo de dois artistas gravataenses, que possuem repertório refinado - Tavinho e Paulo Tarciano.
Além do requintado cardápio, teve tortas, docinhos e diversos prêmios concedidos pelo comércio local, para serem sorteados entre os professores, incluindo um notebbok, tela de um pintor local talentosíssimo, agendas, jóias, dentre outros.
Comida boa, vinho, ambiente e música agradáveis... impecável.

Só falta agora: escolas pra gente trabalhar, reajuste salarial, com pagamento integral do piso salarial (eu recebo menos de dois salários mínimos, por exemplo), pagamento do retroativo... !!!

sábado, 17 de outubro de 2009

ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAVATÁ CONHECEM MUSEUS DE PERNAMBUCO



ALUNOS DA ESCOLA JOHN KENNEDY VISITAM MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, INSTITUTO RICARDO BRENNAND E PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS



Ontem, dia 16/10, os alunos da 2ª B, 3ª C e 4ª C puderam conhecer pontos importantes da História de nosso estado, especialmente no que concerne ao ciclo da cana-de-açúcar e da influência holandesa.
Os alunos já tiveram a oportunidade de conhecer a Cultura do Povo Xukuru do Ororubá em Pesqueira, e o Distrito de São Severino, local onde é desenvolvida a agricultura orgânica, graças ao apoio da secretaria de educação do município de Gravatá, particularmente na pessoa da Profª Rosa Melo - secretária de educação, que desde o início apoiou nossa proposta de trabalho.
Dessa vez, recebemos o apoio do deputado federal Edgar Moury Fernandes, que viabilizou o transporte até a cidade de Recife, para que pudéssemos dar sequência ao projeto que vem sendo vivenciado desde o início do ano, cujo principal objetivo é conhecer as influências das culturas em nossos hábitos alimentares.
Participaram da atividade a gestora da escola Denise Batista, a vice-diretora Margarida, os funcionários Gleice e Cícero e as professoras: Madalena Maria, Josefa ( que substitui a professora Ana Marta) e Sunamita Oliveira (esta que vos escreve!).



Desta vez, 43 alunos conheceram o ciclo da cana-de-açúcar, no Museu do Homem do Nordeste, que está totalmente ambientado, proporcionando uma deliciosa e instrutiva viagem por diversas manifestações culturais em nossa região (NE). Além de vídeos, peças diversas com mais de 300 anos, há fotos e som ambiente em cada espaço. As salas são climatizadas e os guias motivam os alunos a participar, tornando o trabalho bem rico e empolgante. A experiência vivenciada no museu foi ímpar. Extremamente enriquecedora.
Depois que saímos do Museu do Homem do Nordeste, fomos ao Instituto Ricardo Brennand. Os alunos ficaram encantados com a grandiosidade e magia do local, além de atônitos com o que viram. Apesar da afobação, conseguiram observar as obras de FRANS POST, um pintor holandês que representou ricamente as paisagens de Pernambuco durante 12 anos, em companhia do Conde Maurício de Nassau.
Conheceram também o Castelo de São João, que abriga milhares de armas brancas datadas do século XVIII, além de armaduras e quadros de diversos artistas modernistas.
Ainda tivemos fôlego para retornar à Praça da República a fim de conhecer o Palácio do Campo das Princesas, única frustração do passeio. Fomos impedidos de entrar pois segundo informaçõa da recepção, estávamos agendados para 14:30h e não 16:30h como informamos, e que havia sido marcado por telefone. Só pudemos fotografar o rol de entrada.
Mesmo assim, a viagem foi inesquecível, e o aprendizado com certeza ficará para toda a vida! A próxima etapa será visitarmos um ENGENHO DE CANA-DE-AÇÚCAR no sítio Carangueijo, no Engenho Jatobá.
A culminância desta viagem intelectual maravilhosa será no dia 27 de novembro em nossa Mostra Cultural: A HISTÓRIA DA COMIDA E A COMIDA FAZENDO HISTÓRIA.
É esperar pra ver!!


Mais fotos, visitem meu orkut: Profª Sunamita Oliveira Albuquerque - Gravatá
e'mail: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Alimentação um direito inviolável



16 de outubro- Dia Mundial da Alimentação

“Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.” (Artigo XXV / Declaração Universal Dos Direitos Humanos)

Estatísticas da Fome


Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mund
o, um bilhão de pessoas passando fome, 30 mil crianças morrem de fome a cada dia, 15 milhões a cada ano, um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual, 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável, 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso. Uma pessoa a cada sete padece fome no mundo. A cada dia 275 mil pessoas começam a passar fome ao redor do mundo. O Brasil é o 9º país com o maior numero de pessoas com fome, tem 15 milhões de crianças desnutridas. 45% de suas crianças, menores de cinco anos sofrem de anemia crônica. O Brasil é o 5º país do mundo em extensão territorial, ocupando metade da área do continente sul-americano. Há cerca de 20 anos, aumentaram o fornecimento de energia elétrica e o número de estradas pavimentadas, além de um enorme crescimento industrial. Nada disso, entretanto, serviu para combater a pobreza, a má nutrição e as doenças endêmicas. Em 1987, no Brasil, quase 40% da população (50 milhões de pessoas) vivia em extrema pobreza. Nos dias de hoje, um terço da população ainda é mal nutrido, 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37% do total são trabalhadores rurais sem-terras. Enquanto o consumo diário médio de calorias no mundo desenvolvido é de 3.315 calorias por habitante, no restante do globo o consume médio é de 2.180 calorias diárias por habitante. Metade dos habitantes da Terra ingere uma quantidade de alimentos inferior às suas necessidades básicas. Cerca de um terço da população do mundo ingere 65% dos alimentos produzidos. A quarta edição do Inquérito Mundial sobre Agricultura e Alimentação, patrocinado pela ONU em 1974, concluiu: "Em termos mundiais, a quantidade de alimentos disponíveis é suficiente para proporcionar a todos uma dieta adequada". O aumento dos preços dos alimentos fez o número de famintos no mundo crescer 40 milhões para 963 milhões de pessoas em 2008, ante o ano passado, de acordo com dados preliminares divulgados hoje pela ONU para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). A entidade advertiu que a crise econômica mundial pode levar ainda mais pessoas a essa condição. Levando em conta dados do US Census Bureau, departamento de estatísticas do governo norte-americano, que contam a população mundial em 6,7 bilhões de pessoas, o número de famintos representa 14,3% do total. Em 2007, no planeta havia 860 milhões de famintos; em janeiro de 2009 109 milhões mais. A metade da população africana subsahariana, por citar um exemplo dessa África crucificada, mal vive na extrema pobreza. A ladainha de violência e desgraças provocadas é interminável. No Congo há 30 mil meninos-soldados dispostos a matar e a morrer a troco de comida; 17% da floresta amazônica foram destruídos em cinco anos, entre 2000 e 2005; o gasto da América Latina e do Caribe em defesa cresceu um 91%, entre 2003 e 2008; uma dezena de empresas multinacionais controla o mercado de semente em todo o mundo. Os Objetivos do Milênio se evaporaram na retórica e em suas reuniões elitistas os países mais ricos dizem covardemente que não podem fazer mais para reverter o quadro. “Quase cem mil mortes diárias no planeta se devem à fome. Dentre elas, 30 mil são de crianças com menos de cinco anos. Mais do que três torres gêmeas por dia que se desmoronam em silêncio, sem que ninguém chore ou construa monumentos”, declarou à swissinfo Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto. Essas são algumas das estatísticas da fome que o mundo se acostumou a acompanhar de tempos em tempos. Todavia a fome segue matando de maneira endêmica em muitas regiões do globo.


Um mundo livre da fome






Nós, do Planeta Voluntários buscamos um mundo sem fome e desnutrição – um mundo no qual cada uma e todas as pessoas possam estar seguras de receber a comida que necessitam para estar bem nutridas e saudáveis. Nossa visão é a de um mundo que protege e trabalha para que haja assistência social e dignidade humana para todas os povos. Um mundo no qual cada criança pode crescer, aprender e florescer, e desenvolver-se como membro ativo da sociedade.



Por Marcio Demari PLANETA VOLUNTÁRIOS Porque ajudar faz bem ! http://www.planetavoluntarios.com.br A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!
  

sábado, 10 de outubro de 2009

3ª ETAPA DO PROJETO SABERES E SABORES DO BRASIL: O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR E INFLUÊNCIA HOLANDESA


ALUNOS DA ESCOLA JOHN KENNEDY CONHECERÃO O MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, INSTITUTO RICARDO BRENNAND E PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS

Dando sequência ao projeto iniciado em Fevereiro deste ano, os alunos da 4ª série C (5º ano) da Escola Municipal John Kennedy em Gravatá-PE, visitarão dois museus e uma obra de arquitetura holandesa na capital pernambucana - nada mais, nada menos do que a residência do Governador de Pernambuco Eduardo Campos - o Palácio do Campo das Princesas.
Acompanhando a turma do 5º ano, estarão os alunos da 2ª e 3ª séries C, que também desenvolvem projetos sobre a história dos povos que colonizaram e contribuiram com o desenvolvimento de nosso estado.
Os alunos já visitaram uma Aldeia Indígena - os Xukuru do Ororubá em Pesqueira-PE - conheceram o distrito de São Severino e a produção de orgânicos e agora seguem para o Recife, a fim de enriquecer seus conhecimentos sobre a influência da Cultura Holandesa em nosso estado, bem como todas as mudanças decorridas em nossa região desde a introdução da cana-de-açúcar.
Pelo jeito, a Mostra Cultural, com o tema: "A HISTÓRIA DA COMIDA E A COMIDA FAZENDO HISTÓRIA", promete!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CARTA DE LEITOR

DENÚNCIA: PROFESSORES DE URUÇU-MIRIM NÃO CONSEGUEM DAR PRIMEIRA AULA!

Cara professora,

Venho através pedir que a senhora divulgue esta carta, para quem sabe, ao tornar público o problema que nós, pais e alunos estamos enfrentando, possamos encontrar uma solução.
Sou responsável por um aluno da Escola Int. D. Paulo Hipólito de Souza Libório, e há bastante tempo que escuto comentários e reclamações dos alunos devido ao horário de chegada dos professores em Uruçu-Mirim, todos vindos de Gravatá.
Procurei informações sobre o motivo dos atrasos e falta dos professores, e qual não foi minha surpresa em saber que, o problema é O CARRO que está agregado, responsável por realizar o transporte dos professores, pois de acordo com várias fontes, o motorista VEM QUANDO QUER, e sai de Gravatá a hora que quer.
Indignado, procurei saber se a secretaria havia tomado conhecimento, e por qual motivo, um funcionário que não quer trabalhar continua fazendo parte do quadro. A resposta para minha pergunta é ainda mais estarrecedora: o motorista é filho de uma funcionária cargo comissionado na Secretaria de Educação.
Tenho informações seguras de que o caso já foi levado ao conhecimento da secretaria, mas por apadrinhamento, nenhuma providencia foi tomada.
A lei determina que nossos filhos tenham diariamente 4 horas de atividades em sala de aula, além de 200 dias letivos. Além de todos os pontos facultativos, temos que nos submeter a boa vontade de um motorista com carro agregado, para que nossos filhos tenham aula? E os alunos dos sítios, cujos professores também vem de Gravatá, quantas horas de aula estão tendo?
É um absurdo tamanha irresponsabilidade, e esperamos que providências sejam tomadas.
Agradeço pelo espaço.

________________________
Nota: O leitor pediu para não ser identificado por MEDO de retaliações, como é de costume acontecer na Prefeitura Municipal de Gravatá.

A DANÇA DAS CADEIRAS


A semana começou com muito burburinho em todos os setores da prefeitura de Gravata, por conta do anuncio feito pelo então gestor municipal de que iria cortar gastos, para equilibrar as contas.
Qual não foi minha surpresa diante de tal gesto, exatamente por ter sido uma das primeiras pessoas a criticar a manutenção de todos os cargos comissionados da gestão passada, alem das inúmeras contratações feitas na atual gestão, como forma possivelmente de pagar aos cabos eleitorais, pelas diversas noites que tiveram que participar de caminhadas teatrais, subir e descer as ladeiras do Bairro Novo, enfim, pelo esforço demonstrado no ultimo pleito.
A ação dos gestor poderia ate ser entendida de fato, como uma forma de tomar as rédeas do governo e, finalmente, ele começar a dar cartas. Todavia, o que já era suspeito por muitos gravataenses como eu, segue o caminho da confirmação: esta deve ser mais uma jogada politica. Uma forma apenas de tirar, quem sabe, o TC de campo. Minha suspeita ganhou força depois que escutei a declaração involuntária de um cargo comissionado, na fila do banco, que sem notar minha presença disparou: "Já esta tudo certo com Dr. Jorge (secretario de governo). A gente só vai sair de um lugar para outro".
Confesso que não me espantei com a fala da moça, ate porque, desde o inicio da gestão, o que tem ocorrido no município e uma verdadeira "dança das cadeiras".
Os secretários são os mesmos (salvo uma ou duas exceções), os assistentes, diretores,alguns apenas mudaram de endereço, mas os cargos, funções e salários foram mantidos e, em muitos locais o que sempre foi notório era a quantidade de pessoas contratadas e comissionadas.
Por curiosidade, abri um conhecido mural de recados, muito utilizado na cidade, e li o seguinte comentário: "O prefeito só esta tirando os infiltrados. Logo, logo estaremos de volta. Só vamos passar 90 dias afastados, e depois temos 04 anos para mamar..." O texto, pra variar, não esta assinado, alias, como boa parte do que e escrito por correlegionários da situação. A credibilidade da afirmação, você caro leitor, tem liberdade para julgar.
Uma pergunta quer não quer calar: Se e para cortar gastos, porque o gestor não centraliza as secretarias em um único prédio, que já custa aos cofres da Prefeitura R$ 14.000,00, de acordo com o próprio gestor, e não diminui a quantidade de prédios alugados (mais de 30 atualmente)??
Obviamente, reconheço a importância do trabalho de algumas pessoas que, ironicamente eram comissionadas e, que hoje suas ausências já afetam o bom desenvolvimento de um trabalho que vinha sendo feito, como e o caso da bailarina Jaqueline Pinheiro, que além de suas atividades na secretaria da escola John Kennedy, dava aulas de balé e esperança aos alunos da escola. Espero de todo coração que haja bom senso e critério entre os membros da comissão que irão renomear os "exonerados".
Quero deixar claro que, não seria hipócrita em afirmar que fiquei triste com a maioria das exonerações. Ainda aguardo pelo momento mais oportuno de responder a um grito de "da-lhe 14" que escutei ao entrar na secretaria de educação, três dias apos o pleito. Não julguem-me vingativa. Não sou. Um texto bíblico direciona essa postura ao TODO-PODEROSO: "Minha e a vingança, diz o Senhor dos Exércitos". Todavia, tenho sangue correndo em minhas veias.
Como disse antes, lamento apenas por uns poucos que de fato desempenham um papel importante no contexto que creio ser a proposta de todo cidadão: ver nossa cidade se desenvolver, crescer instrutivamente, dando de fato oportunidades. Aos que apenas se utilizam do conhecimento e favores políticos para ir apenas no fim do mês receber seu gordo ordenado, digo-lhes: PULA, PULA, PULA...
Não torço para que se confirme o quadro que esta desenhado, de que tudo não passa de uma jogatina. Espero sinceramente que muitas ações e posturas sejam revistas. Que injustiças sejam reparadas e os melhores profissionais possam contribuir com o tão almejado avanço para nossa cidade, em particular, para a educação, responsável direta pela qualidade de vida das pessoas.
Esperar tem sido um exercício constante na vida de quem ainda acredita que dias bem melhores virão. Cabe-me lembrar ainda que, a eleição do município de Gravata esta sob júdice. O TRE ainda não bateu o martelo para legitimar o prefeito do município. Mas, ate que isso ocorra, pelo jeito muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

UM DIA DEPOIS DE ONTEM


Embora pareça nome de um filme, na verdade, trata-se de um relato verídico, baseado em fatos reais. Um desabafo que faço, por sentir-me à vontade para tal.
Ontem, dia 05 de outubro completou um ano, daquele que passou a ser um dia que não chegou ao fim, o dia que não acabou.
No fim de semana, li no
blogdocastanha o texto do meu amigo Darita, que me fez viajar no tempo, e sentir mais uma vez toda a emoção do que foi a campanha realizada para prefeito do município de Gravatá no último pleito. Eu, fiz (e continuo) parte do grupo que foi derrotado por duvidosos 90 votos de diferença nas eleições.
No dia 04 de outubro, no entanto, trabalhei como mesária.
Após o fechamento das urnas, nos dirigimos para casa, ainda tomados pelo calor do que foi a campanha e a realização do pleito. Muitas pessoas fizeram questão de vestir vermelho, pintar as unhas e manifestar mesmo que de forma discreta, sua fé e esperança na mudança., ao se dirigirem a zona eleitoral. Vi muitos olhos brilhantes, ávidos pelo fim daquele dia, crentes que dessa vez a tão esperada e necessária MUDANÇA aconteceria. Já passava das 17 horas, e as ruas continuavam cheias em frente ao Comitê do candidato Bruno Martiniano e Régis da banca. A ansiedade era visível nos olhos das pessoas.
Não havia dormido quase nada na noite do dia 03 para o dia 04, escutando os fogos de artifício que eram estourados no Bairro Novo e na Área Verde.
Saímos do colégio eleitoral angustiados, mas corremos para casa afim de escutar a apuração dos votos através das rádios locais.
Por volta das 18 horas, a apuração começou. O candidato Bruno Martiniano abriu uma larga vantagem. Em poucas seções, a diferença não ultrapassava 12 ou 20 votos. Chegamos a apresentar uma diferença de quase 1.000 votos a frente.
De repente, por volta das 19:50, o locutor que fazia a leitura das atas, com a contagem dos votos falou:
- Voltamos daqui a pouco com a apuração. - não entendi nada, mas senti um aperto no coração.
Longos 10 minutos se passaram, com músicas do Araketu, quando o locutor volta a anunciar:
- Voltamos daqui a pouco com o resultado da apuração e TEMOS UMA SURPRESA. DAQUI A POUCO TEREMOS UMA SURPRESA.
Poucos minutos depois deste anúncio, o locutor dispara:
- OZANO BRITO É O PREFEITO.

Desabei. Não podia ser. Não tinha como ser verdade. Como? De que jeito? Como isso era possível? Estávamos com uma larga vantagem, e não era possível haver uma diferença tão pequena.
Fui deitar mais cedo que de costume, entre soluços e inconformismo. Acordei parecendo que tinha ido dormir embriagada com vinho, todavia, a única bebida que consumi foi fel - amargo fel.
O dia 05 chegou carregado, cheio de provocações, muito estardalhaço por parte daqueles que tinham a certeza de que iriam manter a TETA da prefeitura alimentando-os fartamente.
Foram uivos, gritos, carros de som no último volume passando na minha porta a cada minuto. Não saí de casa nesse dia para nada. A dor que se instalou na minha alma desse dia em diante, segue até hoje, na fé e esperança de que, o mundo ainda pode ser salvo, que a justiça não pode fazer escárnio dos valores morais que minha mãe me ensinou desde a mais tenra idade.
Desde o dia 05 de outubro de 2008 que clamo por JUSTIÇA. Que rogo para que as máscaras caiam por terra.
O dia 05 de outubro de 2008 ainda não acabou.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SOS: AJUDEM A SALVAR A VIDA DESTA CRIANÇA!!


RECEBI ESTE PEDIDO DE UM AMIGO NO ORKUT, E REPASSO COMO PEDIDO DE AJUDA E APOIO!



Pelo Amor de DEUS, ajude a passar essa foto,para o maior número de pessoas possível !!!Esta garotinha foi seqüestrada na Praia do Engenho,litoral norte de SP, ao lado de Barra do Una.Passe a foto adiante, o custo é zero e pode ajudar muito..Deus com certeza há de recompensar- te por isso.Hoje estás ajudando alguém... Amanhã tu poderás ser o ajudado.Pense nisso! Não fiques indiferente!...Que DEUS abençoe a todos quantos ajudarem!

Informações:Disque Denúncia > 0800 15 63 15 ouDEIC / DIVISÃO ANTI - SEQÜESTRO> (11)3823-5867 ou 3823-5868

Obs: poderia ser um dos nossos filhos

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRE do Ceará cassa prefeito tucano



Por compra de votos, o TRE decidiu ontem pela cassação de Chagas Mesquita, prefeito de Santa Quitéria. É o primeiro chefe de Executivo, eleito em 2008, cassado pelo TRETiago CoutinhoChagas Mesquita (PSDB), prefeito de Santa Quitéria (a 222 quilômetros de Fortaleza), foi o primeiro prefeito, eleito em 2008, cassado em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).A sentença foi definida ontem, por quatro votos contra dois, durante a sessão do TRE. A Prefeitura de Santa Quitéria, após a publicação da decisão da Corte, ficará sob os cuidados do presidente da Câmara Municipal, José Francisco de Paiva (PSDB). O TRE terá cerca de 20 a 40 dias para convocar novas eleições no Município.Chagas Mesquita teve seu mandato cassado, em primeira instância, em maio deste. O Ministério Público, em Santa Quitéria, apresentou denúncia de que o prefeito teria recorrido a compra de votos, nas vésperas das eleições municipais do ano passado.Um carro particular, com documentos de Chagas Mesquita, foi apreendido por uma blitz do TRE. Uma quantia, em espécie, de R$ 13.384 foi encontrada dentro do veículo. Havia também uma lista com nomes de eleitores e benesses que, supostamente, cada eleitor deveria receber em troca do voto.Entre os “agrados”, havia dentaduras, pneus de bicicleta e botijões de gás, além de consultas médicas e obturações dentárias. Depois da decisão em primeira instância, houve recurso ao TRE, que, ontem, decidiu pela manutenção da cassação.De acordo com o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, o prefeito ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o procurador destaca que o recurso não terá efeito suspensivo - ou seja, ele terá de recorrer fora do cargo, a não ser que consiga liminar no TSE, o que Alessander avalia como improvável.>>


O POVO tentou localizar o prefeito Chagas Mesquita (PSDB) na noite de ontem, mas não localizou seu telefone. Os telefones da Prefeitura não atendiam. O Povo.


Postado por TERROR DO NORDESTE

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM GRAVATÁ


AULAS DE ARTES COM O PROFESSOR EMERSON PONTES CONTINUAM SENDO OS EXPONENCIAIS DAS CAPACITAÇÕES















As expectativas e comentários a respeito das aulas ministradas pelo Profº Emerson Pontes, formado em Artes Plásticas, e já com especialização, mantiveram-se, mas desta vez, com um fato inusitado: alunos de outras salas, como eu. A sala ficou pequena, chegou a faltar mesas. Além dos professores de 5ª a 8ª série que lecionam a disciplina de Artes, outros colegas optaram por participar da formação oferecida pelo Profº Emerson Pontes.
A escolha não poderia ter sido mais acertada! Os dois dias passaram de forma tão doce e empolgante que sequer sentimos as horas. Diversas foram as produções, de diversos gêneros artísticos. O programa contemplou: instalação, cologravura, natureza morta, relicário e decupagem.
Foram apreciadas as obras de Iberê Camargo e Vick.
As imagens do nosso trabalho falam por si. Mais uma vez, saímos satisfeitos com o resultado e aplicabilidade do trabalho.
Parabéns MESTRE!
Parabéns a todos! Nossos alunos só tem a ganhar.
Deleitem-se!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails