"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PROJETO DE LEI TENTA ALTERAR ESTADO LAICO BRASILEIRO COMPROMETENDO LIBERDADE RELIGIOSA

Acordo entre o Governo brasileiro e a Santa Sé foi encaminhado para o Senado Federal


O Brasil está prestes a aprovar um acordo com a Santa Sé, que estabelece um Tratado Jurídico da Igreja Católica com o país. O projeto foi aprovado na noite do dia 26 de agosto pela Câmara dos Deputados e encaminhado para o Senado Federal. O documento, assinado pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva em novembro de 2008.

Entidades da sociedade civil têm se manifestado negativamente em relação à assinatura do tratado: a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), representantes de igrejas evangélicas, de entidades que defendem o ensino laico, de ateus, do movimento de mulheres, do movimento negro, entre outras. Já entre os parlamentares, tanto os favoráveis como os contrários à concordata estão pulverizados em vários partidos - nenhum assume posicionamento oficial em relação ao tema.

Outros países, (Espanha, Alemanha, Itália, Portugal) que assinaram acordos semelhantes em contextos históricos ditatoriais, não são necessariamente exemplos de conduta para o Estado brasileiro, mantendo-se ainda a França referência de laicidade. Neste aspecto, o argumento de que “o Estado é Laico, mas a nação é religiosa”, reivindicado por defensores do acordo, não se sustenta, já que o princípio da laicidade pressupõe a separação entre o Estado e a Igreja, isto é, entre assuntos públicos e privados, o que garante também que crentes de religiões minoritárias ou não crentes não sofram imposição de uma religião majoritária através do Estado, bem como permite a livre manifestação de todas as religiões, sem privilégios.

Os principais pontos problemáticos da Concordata são as normas que pretende estabelecer em relação à educação pública e ao trabalho. Educação: Estabelece o ensino confessional, dando ênfase à religião católica, quando a definição destes conteúdos compete aos sistemas de ensino, de acordo com o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira. Trabalho: Impede legalmente que quadros ou ex-quadros da igreja (padres, freiras ou outras categorias de religiosos) recorram à justiça do trabalho reivindicando direitos por serviços prestados à Igreja, separando-os, desta maneira, do acesso aos direitos da legislação trabalhista brasileira.

O acordo também envolve temas como casamento; imunidade tributária para as entidades eclesiásticas; e prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais e levanta questões como pluralismo, tolerância, limites entre o público e o privado, democracia e a corrida das igrejas pela conquista de mais e mais fiéis numa disputa ferrenha de estratégia e controle midiáticos. A Igreja Católica estaria, no fim das contas, buscando ampliar o uso dos recursos do Estado para fins de evangelização.

Se você defende o Estado Laico e é contra a assinatura da concordata Brasil – Santa Sé, participe!



http://www.ccr.org.br/a_iniciativa06_ago2009.asp


domingo, 30 de agosto de 2009

31 de agosto - DIA DO NUTRICIONISTA

NOSSO RECONHECIMENTO E HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS QUE AJUDAM A TORNAR NOSSOS HÁBITOS ALIMENTARES MAIS SAUDÁVEIS!



Alimentação equilibrada, poooode!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

GRADE CURRICULAR DE ENSINO: EM GRAVATÁ, ALUNOS APRENDEM NOÇÕES DE TURISMO NO LUGAR DE LÍNGUA PORTUGUESA!!

Durante encontro com professores municipais segunda-feira passada, uma palestrante, ladeada pelo secretário municipal de turismo, chamou a atenção dos presentes educadores para as belezas de Gravatá, e frisou a relevância da disciplina em nossa grade curricular de ensino, que por sinal, é diferente do resto do país.

Em sua fala, a palestrante, que não é gravataense, chegou a se emocionar falando do valor cultural e histórico das CASAS DE MANDACARU, um pequeno distrito desta cidade. Ela chegou a dizer, junto com o secretário de turismo do município que, fica estarrecida quando alguém da cidade diz que não tem opções de lazer no final de semana (!!)

Deveras a surpresa dos convidados! A maioria dos habitantes gravataenses, vive na linha da pobreza, sem emprego, dependendo do comércio informal ou dos bicos para sobreviver, além das "bolsas" assistencialistas do governo. Os que foram cabos eleitorais, estão com algum emprego na Prefeitura, os que não foram a favor, estão sem perspectiva alguma, vendo as empresas se instalarem nas cidades vizinhas, e o homem do campo, refazendo o percurso cantado por Luiz Gonzaga, tendo que deixar seu chão pra não morrer de fome, pela falta de políticas de valorização, que permitam-lhes viver de forma digna, em seu lugar sagrado!

Não temos dinheiro para andar a cavalo no Hotel Fazenda de Gravatá, nem para frequentar a AABB, almoçar e jantar nos restaurantes da cidade, fazer compras no pólo moveleiro, porque em breve não termos mais sequer como comprar produtos de necessidade básica em nossa cidade, porque os preços praticados aqui SÃO PARA TURISTAS, graças a lavagem cerebral que está sendo feita em nossos comerciantes.

Em Gravatá, uma calça jeans que custa R$ 150,00, na cidade vizinha, que não é turística, pode ser comprada por R$ 40,00!! Os alimentos também estão seguindo esta "tendência"!

Curiosamente, não houve qualquer menção a total DESTRUIÇÃO das nossas HISTÓRICAS PRAÇAS DA MATRIZ, PRAÇA DO SAPO (Pç. Aarão Lins, no papel) e recente PRAÇA DEZ, que está sendo nomeada pelos moradores como DES-MANTELADA.
O Blog do Castanha registrou a derrubada das árvores, a destruiçãos dos sapos, dos vasos...

Nós, melhor do que qualquer pessoa, conhecemos os valores de nossa terra, mas principalmente, as necessidades de nossa gente.
Um município que tem como maioria de sua população, gente simples, agricultores que vivem da agricultura praticada em nossa zona rural, precisa de subsídios para continuar vivendo no campo com dignidade, dever este da escola, e isso não os impede de conhecer os pontos turísticos (ainda duvidosos) não só de Gravatá, mas do resto do mundo, como Tema Transversal das outras disciplinas!

Estou certa que nesse caso, uma imagem vale mais do que mil palavras, e devido a insistência dessa senhora, apresento-lhes, a partir de hoje, GRAVATÁ, CIDADE NÃO VISTA PELO TURISTA! Divirtam-se, porque nós, estamos amargando!!





Acesso a Escola Mons. José Elias de Almeida, local está se realizando a Formação Continuada dos Professores de Gravatá. Em alguns pontos, o ônibus quase chega a deitar-se sobre as pequenas casas.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MAIS DO QUE ARTE: RESPEITO!! " SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ..."

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM GRAVATÁ: PROFESSOR DE ARTES - EMERSON PONTES- UNANIMIDADE ENTRE OS EDUCADORES!!










Dificilmente, um formador ou palestrante consegue agradar a todos o participantes de um curso, ou formação como é o caso. Durante dois dias, os professores municpais de Gravatá, de 5ª a 8ª série puderam receber intruções de um grande nome na educação, na disciplina de Artes - o Professor Emerson. O verso que apresento nesta abertura, não tem intenção de desqualificar outros profissionais, mas, exaltar a didática inovadora de um profissional, que ao participar da 3ª formação para professores, mantém a atenção da turma que acompanha, bem como, consegue despertar a sensiblidade dos professores de forma terna, autêntica e reveladora.


Não pude participar da oficina apresentada pelo professor, por encontrar-me em outra turma, mas, ao procurar registrar as atividades da formação para apresentar neste blog, tive a grata surpresa de encontrar este grande profissional, que gentilmente me recebeu e descreveu as atividades que haviam sido propostas.


Pelo resultados, conclui-se o bom proveito e todos que foram assistidos. As imagens falam por si, e a história que fizermos e contarmos de hoje em diante, certamente registrará seu nome, querido MESTRE. Parabéns!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A ELOQUENTE ARTE DE ADRIANA BARROS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM GRAVATÁ, PROMOVIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PARCERIA COM O IPAD, TROUXE NESTA SEGUNDA-FEIRA (24) A PSICÓLOGA CLÍNICA E TAMBÉM PROFESSORA UNIVERSITÁRIA ADRIANA BARROS, COM A PALESTRA: "AUTO-ESTIMA E VOCÊ: CONSTRUINDO A ARTE DE VIVER".








Durante mais de uma hora, a Psicóloga prendeu a atenção de mais de 500 pessoas, com seu dinamismo, segurança e autenticidade. Frases de efeito, música, dança e reflexões foram elementos utilizados de forma contundente e pontual. Com doçura, mas ao mesmo tempo com firmeza, a palestrante trouxe reflexões de cunho tanto pessoais quanto profissionais, levando os educadores a pensarem acerca de si mesmos e de suas práticas em sala de aula.
Diversos pensadores foram citados, como Gardner, Lao Tsé, Spencer Johnson, dentre outros. Os educadores foram convocados a sair da "zona de conforto para a zona de conflito".
Uma das grandes questões que afligem hoje a educação municipal é a nota 2,9% no IBEB, o exame nacional que mede o índice de desenvolvimento da educação pública.

Frases citadas pela palestrante:
* "Estigmas cristalizam a auto-estima".
*" Raiva é um veneno que a gente toma, esperando que o outro morra".

Ainda é cedo para dizer se a brilhante palestrante terá notícias dos frutos colhidos a partir de suas inserções, contudo sabemos que as sementes jogadas em terra fértil, flocescerão!


sábado, 22 de agosto de 2009

PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL - NILDINHO DA PARAÍBA

22 de agosto - DIA DO FOLCLORE



























UM BANHO DE CULTURA POPULAR
NO CIRCUITO DO FRIO EM GRAVATÁ



Bandas com artistas populares, como Valter Lins da cidade de Bezerros, músicos pernambucanos consagrados, como NILDINHO DA PARAÍBA com sua sanfona e o forró pé-de-serra, Bacamarteiros de Brejo da Madre de Deus, Maracatus, Blocos carnavalescos, enfim, diversas representações da Cultura Popular Pernambucana, nordestina, se apresentaram neste dia tão representativo para a história de nosso povo. Cada um, com suas peculiaridades, engrandeceram e exaltaram a identidade cultural desta tão rica nação, nascida da fusão de três povos.


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A GRIPE CONTINUA AGINDO


É Sempre Bom Se Prevenir...


A Pedido De Um Amigo De Pesquisas No Tempo Do Nosso Saudoso

E Querido Corsini, Do Qual Fui Amigo (Nos Anos 70) E Discípulo

No Começo Dos Anos 80 Em Imunologia E Genética (Unicamp),

Vou Repassar A Todos A Maneira Mais Correta E Saudável De Enfrentar

Essa Influenza A (Erroneamente Chamada De Gripe Suína).

O Melhor Que Vc Pode Fazer É Reforçar O Seu Sistema Imunológico

Através De Uma Alimentação Correta E Saudável,

No Sentido De Manipular Sua Imunidade,

Preparando Suas Células Brancas Do Sangue (Neutrófilos) E Os Linfócitos (Células T)

As Células B E Células Matadoras Naturais. Essas Células B

Produzem Anticorpos Importantes Que Correm Para Destruir Os Invasores Estranhos,

Como Vírus, Bactérias E Células De Tumores.
As Células T Controlam Inúmeras Atividades Imunólogicas E Produzem

Duas Substâncias Químicas Chamadas Interferon E Interleucina,

Essenciais Ao Combate De Infecções E De Tumores.
Bem Vamos Ao Que Interessa, Ou Seja Quais Alimentos São Importantes

(Estimulam A Ação Do Sistema Imunológico E Potencializam Seu Funcionamento).

  • Antes De Mais Nada, Tome Pelo Menos Um Litro E Meio De Água Por Dia,
  • Pois Os Vírus Vivem Melhor Em Ambientes Secos E Manter Suas Vias Aéreas Úmidas
  • Desestimulam Os Vírus. Não A Tome Gelada,
  • Sempre Preferindo Água Natural E De Preferência Água Mineral De Boa Qualidade.

  • Não Tome Leite, Principalmente Se Estiver Resfriado Ou Com Sinusite,
  • Pois Produz Muito Muco E Dificulta A Cura.

  • Use E Abuse Do Iogurte Natural, Um Excelente Alimento Do Sistema Imunológico.

  • Coloque Bastante Cebola Na Sua Alimentação.

  • Use E Abuse Do Alho Que É Excelente Para O Seu Sistema Imunológico.

  • Coloque Na Sua Alimentação Alimentos Ricos Em Caroteno
  • (Cenoura, Damasco Seco, Beterraba, Batata Doce Cozida, Espinafre Cru, Couve)
  • E Alimentos Ricos Em Zinco (Fígado De Boi E Semente De Abóbora).

  • Faça Uma Dieta Vegetariana (Vegetais E Frutas).

  • Coloque Na Sua Alimentação Salmão, Bacalhau E Sardinha,
  • Excelentes Para O Seu Sistema Imunológico.

  • O Cogumelo Shiitake Também É Um Excelente Anti-Viral,
  • Assim Como O Chá De Gengibre Que Destrói O Vírus Da Gripe.

  • Evite Ao Máximo Alimentos Ricos Em Gordura
  • (Deprimem O Sistema Imunológico),
  • Tais Como Carnes Vermelhas E Derivados.
  • Evite Óleo De Milho, De Girassol Ou De Soja Que São
  • Óleos Vegetais Poli-Insaturados.

Importante: Mantenha Suas Mãos Sempre Bem Limpas

E Use Fio Dental Para Limpar Os Dentes, Antes Da Escovação.
Com Esses Cuidados Acima E Essa Alimentação...

Os Vírus Nem Chegarão Perto De Vc.


Abraços
6 De Maio De 2009
(Uma Pequena Contribuição Para Vc Enfrentar Essa E Qualquer Gripe

Que Porventura Apareça No Seu Caminho).

Se Achar Útil Por Favor Repasse Aos Seus Amigos...


Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade De Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 Ou 36036795

__________________________
Enviado por Edson Hely Silva - Doutor em História pela USP, Pesquisador, Professor do Colégio de Aplicação da UFRPE.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

EUCLIDES DA CUNHA, A GUERRA DE CANUDOS E O BRASIL REAL

Ao Mestre Ariano Suassuna com sua Aula espetáculo: A onça malhada, a favela e o Arraial




Ariano Suassuna e a Educadora Sunamita Oliveira
Foto: Ednaldo Lourenço (Boneco)


No dia 15 de agosto, completou-se 100 anos da morte do jornalista e escritor do célebre livro “Os sertões”, dentre outros significativos títulos - Euclides da Cunha. Infelizmente, pouco se falou a respeito desta data, através da imprensa e muito menos nas escolas, em sua maioria. Pouquíssimos alunos, se indagados hoje, saberiam responder quem foi Euclides da Cunha, muito menos, a contribuição de seu trabalho para que possamos entender o Brasil.


No último dia 17, durante a aula espetáculo realizada em Gravatá, o Mestre Ariano Suassuna afirmou: “Quem não entende o que aconteceu em Canudos, não entende o Brasil”. Esta afirmação se legitima na grandiosidade da obra de Euclides da Cunha, que demonstrou a lisura de seu caráter e conduta ao mudar sua posição de mero expectador de um massacre, passando a apoiar a população vitimizada por uma guerra armada, porque a guerra da sobrevivência, eles já travavam havia tempos.


Engenheiro, jornalista, escritor e poeta, Euclides da Cunha foi o repórter enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo para cobrir a Guerra de Canudos (1896-1897). Defensor da República, Euclides acreditava, no início, que Canudos era um movimento em prol da Monarquia, mas ficou chocado com o que viu naquele cenário. Não era nada do que pensava. Tratava-se da manifestação de um povo em busca de melhores condições de vida. Vítimas da seca, da falta de perspectivas e da miséria, depois de enfrentarem por quatro vezes o exército, acabaram sucumbindo. O escritor relata tudo o que presenciou no livro Os Sertões, considerada sua grande obra.

A descrição que Euclides da Cunha faz em seu livro é magistral. Ele fala da natureza, do clima, das dificuldades do homem do sertão... É uma parte difícil, mas importante porque vai justamente esclarecer porque a população vivia naquelas condições. Enfim, em sua obra ele consegue mostrar toda a complexidade da Guerra de Canudos.

Nascido em 20 de janeiro de 1866, Euclides da Cunha envolve-se logo cedo com o jornalismo, aos 17 anos de idade, quando em conjunto com sete colegas funda o jornal O Democrata. Aos 22 anos, protagoniza o Episódio da baioneta ou Episódio do sabre. Durante desfile em homenagem ao então ministro da guerra, o conselheiro Tomás Coelho, em protesto contra a monarquia, Euclides sai da fila de cadetes e tenta quebrar sua baioneta, jogando-a depois aos pés do ministro. Euclides foi desligado do Exército, salvando-se do enforcamento graças à intervenção de seu pai junto ao Imperador D. Pedro II.

Com 31 anos de idade, já no jornal O Estado de S. Paulo, escreve dois artigos sobre Canudos. Mais tarde, em 1902 é lançada a obra Os Sertões. No ano seguinte, toma posse na Academia Brasileira de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Em 1904, com 38 anos de idade, parte para o Amazonas, como integrante da Comissão de Reconhecimento do Alto Purus. Na manhã de 15 de agosto de 1909, com 43 anos, Euclides vai armado ao subúrbio carioca da Piedade, na residência de Dilermando de Assis, amante de sua esposa. Eles trocam tiros e Euclides morre. O episódio fica conhecido como A Tragédia da Piedade.

Euclides da Cunha deve ser tema obrigatório em nossas escolas, pela grandeza da obra, e não apenas nas aulas de história. Conhecer a história do Brasil é dever moral de todos e qualquer cidadão brasileiro.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - AGRICULTURA ORGÂNICA

60 alunos da Escola John Kennedy visitam o distrito de São Severino, com sua exuberante natureza e conhecem a produção de orgânicos
















Ontem, dia 19, os alunos da 2ª C, 3ª C, 4ª B e 4ª C, visitaram o distrito de São Severino, cumprindo mais uma etapa do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na escola desde o início do ano. O Projeto, que se divide em três eixos temáticos, aborda questões pertinentes a sobrevivência da espécie humana em (des)harmonia com todo o meio.

Os eixos temáticos, ou sub-projetos são: " Sabor e Saúde", que aborda a alimentação humana no quesito quantitativo e qualitativo. "Quanto vale o que você come", apresenta e discute questões relativas aos valores nutricionais dos alimentos e, "Saber e Sabor - os saberes e sabores do Brasil", onde os alunos aprendem toda mudança ocorrida nos hábitos brasileiros a partir da colonização, com a influência dos europeus, dos nossos indígenas e dos africanos trazidos como escravos.

Uma das grandes questões do Projeto trata da valorização do homem do campo, haja vista sermos uma população de maioria rural. Nosso principal objetivo não é apenas discutir a temática ruralista, mas demonstrar que a vida nas metrópolis e nos grandes centros estão diretamente ligadas e dependentes da Zona Rural. Que sem o homem no campo, não há como existir a cidade. A vida na cidade é uma grande utopia. Precisamos tornar possível a manutenção das pessoas na zona rural, vivendo com dignidade, a fim de que se evite um colapso nas cidades.

A qualidade de vida das pessoas que moram na zona rural, a nível de poluição e estresse ésem dúvida inigualável a das pessoas que moram na zona urbana. O que falta, são políticas sérias que permitam ao homem do campo meios de produção e desenvolvimento sustentável.

É dever da escola apresentar saídas para se obter qualidade de vida, através de uma alimentação saudável, como a obtida na agricultura orgânica e familiar, que não agride o meio ambiente do qual somos parte.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails