"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 31 de julho de 2009

DENÚNCIA: CONTRATADOS CONTINUAM OCUPANDO O LUGAR DOS CONCURSADOS

PREFEITURA MANTÉM NÚMERO EXACERBADO DE CONTRATADOS TERCEIRIZADOS A PESO DE OURO, CONTRARIANDO O EDITAL DO CONCURSO 2008 E A LEI


A realização do concurso municipal de 2008, se deu exatamente para que fossem supridas as vagas existentes nas diversas secretarias municipais. O fato é que, boa parte dos APROVADOS no concurso, contemplados pelo NÚMERO DE VAGAS disponibilizados pela prefeitura, apresentado no edital, NÃO FORAM CONVOCADOS, tendo seu lugar de DIREITO, ocupado por dezenas de contratados.
Conhecemos a necessidade do município de gerar emprego e renda, todavia, a prefeitura NÃO PODE servir de CABIDE DE EMPREGO para suprir a falta de políticas de geração de emprego, muito menos, efetuar pagamentos e acordos com fins ELEITOREIROS, descumprindo o que determina a Constituição, ferindo não só a ÉTICA e a MORAL, mas inchando a máquina pública.
O grande agravo desta conduta do poder executivo, se dá com a função descrita abaixo, apresentada no EDITAL DO CONCURSO:
CARGO: Auxiliar de Serviço Administrativo Educacional
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: realiza serviços de conservação, manutenção e limpeza em geral, recebe e entrega documentos, correspondências e objetos, encaminha pessoas aos diversos setores da instituição e executa tarefas inerentes aos serviços de merenda, selecionando alimentos preparando refeições e distribuindo-as aos alunos, incluindo as estabelecidas no Anexo III da Lei n.º 3.435/2008.
REQUISITOS: 1.ª a 4.ª série incompleto.


A Prefeitura Municipal de Gravatá CONTRATOU uma Empresa, ao custo de MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS para oferecer ao município os serviços de MERENDEIRA E NUTRICIONISTA. Além de ferir todas as LEIS TRABALHABISTAS E CONSTITUCIONAIS vigentes no país, também vem de encontro com a DENÚNCIA apresentada pelo TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, que em seu parecer do dia 07 de maio de 2009, a respeito desta empresa contratada pela prefeitura, menciona que dentre as IRREGULARIDADES está o fato deste contrato ter sido renovado e prorrogado poor várias vezes, sem que a prefeitura comprovasse quais os benefícios reais que o município adquiriu com esta ação.
NÃO É APRESENTADO PELO PODER EXECUTIVO À SOCIEDADE GRAVATAENSE, O NÚMERO DE PESSOAS CONTRATADAS POR ESTA EMPRESA, ONDE ESTÃO E O TRABALHO QUE REALIZAM. As informações que dispomos são obtidas através de colegas de trabalho, bem como da realidade da escola em que trabalho que mantém em seu quadro apenas em um horário 04 PESSOAS CONTRATADAS, das quais, 02 POR ESTA EMPRESA TERCEIRIZADA. E nas demais 71 escolas do município, quantos CONTRATOS TERCEIRIZADOS haverá??
Constatado o descumprimento da Lei, a forma como as pessoas que pagaram e foram APROVADAS no concurso estão sendo LESADAS, não sendo CONVOCADAS para desempenhar suas funções, a quem devemos recorrer?
HÁ LEIS EM GRAVATÁ? EXISTE JUSTIÇA EM ALGUMA PARTE?
COM A PALAVRA, AS AUTORIDADES COMPETENTES!
COM A AÇÃO, VOCÊ, CIDADÃO E CIDADÃ GRAVATAENSE, QUE ESTÁ SE SENTINDO LESADO E DESRESPEITADO EM SEU AMPLO DIREITO DE ASSUMIR O CARGO PARA A QUAL SE CANDIDATOU, E FOI APROVADO.

* NÃO TEMOS CONHECIMENTO ACERCA DO NÚMERO REAL DE PROFESSORES QUE FORAM BENEFICIADOS PELO ATUAL PCCR, COM A PROGRESSÃO HORINZONTAL, NA QUAL, PROFISSIONAIS COM LICENCIATURAS DIVERSAS PUDERAM ASSUMIR SUAS FUNÇÕES DE ACORDO COM SUA FORMAÇÃO NO FUNDAMENTAL II - DE 5ª A 8 ª SÉRIE, SAINDO DAS SÉRIES INICIAIS. A LISTA COM OS NOMES DESTES PROFISSIONAIS E O NÚMERO EXATO DELES NÃO FOI DISPONIBILIZADA PELO EXECUTIVO, EMBORA TENHA SIDO DITO PELO GESTOR, EM UMA RÁDIO DA CIDADE QUE O PROCESSO É TRANSPARENTE E TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSULTA PELA SOCIEDADE.


Os cargos do concurso:

1 – Grupo Ocupacional I - Técnico de Nível Superior:
CARGO
Administrador de Patrimônio
Analista de Sistema
Contador
Engenheiro Civil
Turismólogo
Arquiteto

2 – Grupo Ocupacional II - Serviço de Apoio Administrativo:
CARGO
Auxiliar de Serviços Gerais
Técnico de Informática

3 – Grupo Ocupacional V - Serviço de Vigilância:
CARGO
Guarda Municipal

4 – Grupo Ocupacional XI - Serviço de Saúde:
CARGO
Agente Comunitário de Saúde
Agente de Combate às Endemias

5 – Grupo Ocupacional XII - Serviço Educacional:
CARGO
Professor I
Professor II - Área de Letras (Português)
Professor II - Área de Biologia
Professor II - Área de Matemática
Professor II - Área de História
Professor II - Área de Geografia
Professor II - Área de Ed. Física
Psicopedagogo
Assistente Administrativo Educacional
Auxiliar de Serviço Administrativo Educacional

6 – Grupo ocupacional XIII - Auditor Municipal:
CARGO
Auditor Municipal

7 – Grupo ocupacional XIV - Técnico de Nível Superior na Área de Saúde (exceto
Médico):
CARGO
Nutricionista

8 – Grupo ocupacional XV - Técnico de Nível Superior na Área de Saúde – Médico:
CARGO
Médico Plantonista Generalista
Médico Plantonista Generalista e com
formação em Obstetrícia
Médico Plantonista Anestesista
Médico Plantonista Generalista e com
formação em Pediatra
Médico Evolucionista
Médico Auditor

quinta-feira, 30 de julho de 2009

DISCURSO EVASIVO E, DEMAGOGIAS MARCAM A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM GRAVATÁ



RELATÓRIO:


O critério estabelecido para a escolha de delegados, privilegiando cargos comissionados e pessoas ligadas ao Poder Executivo, torna o processo sem imparcialidade e lisura.

No primeiro dia tivemos de tudo: de animador de auditório, que insiste no discurso de que o segredo do sucesso da educação depende tão somente da AUTO-ESTIMA do educador, ou seja, mesmo que o educador não tenha condições mínimas de trabalho, não seja valorizado nem profissionalmente nem financeiramente, ele tem que continuar pautando suas ações na fé, na esperança, no amor! Há, o amor!! Essa palavra foi repetida com frequência, ao ponto de deixar alguns alienados, crentes de que o amor pagará suas contas no final do mês!!O amor deve permeiar todas as nossas ações, contudo, não podemos perder o princípio da racionalidade de exigir o cumprimento de nossos direitos, uma vez quem cumprimos com nossos deveres.







Após essa palestra , os debates foram encaminhados para salas separadas, com eixos temáticos distintos para serem apresentados na plenária.
Um detalhe deste ínterim, ficou com o grupo 2, do qual fiz parte, responsável por discutir ELEIÇÃO DIRETA PARA GESTOR ESCOLAR, numa sala com ampla maioria de DIRETORES MUNICIPAIS, que hoje são nomeados pelo gestor municipal. O tema não chegou a ser apresentado em plenária por este grupo, pois teve seu texto vetado. Só foi possível sua discussão, graças a outro grupo que propôs e apresentou para votação. A defesa foi realizada de forma brilhante e competente pelos professores Ricardo Vieira, Sunamita Oliveira, Prof. Lenilson Batista e Sr. Cosme, que imbuídos de esclarecimento, imparcialidade e desejo de vislumbrar avanços no sistema educacional, pautaram sua defesa, dentre outros pontos, na apropriação da democracia, em sua totalidade por parte da comunidade escolar.

Os argumentos utilizados pelas diretoras, que recebem em média um acréscimo de R$1.500,00 em seus salários, variando de escola para escola, de acordo com a quantidade de alunos, foi de que o estado optou por este modelo, mas, de acordo com elas, não deu certo.
Acredito pessoalmente que, os critérios utilizados pelo estado podem não ter sido os mais acertados, permitindo análise e reformulação. Nosso argumento continua embasado na crença de que, NÓS, enquanto sociedade DEMOCRÁTICA, apesar de todos os percalços e desvios de conduta de muitos, não nos apropriamos do direito de pleitear a volta de um sistema TOTALITÁRIO E DITATORIAL.

Nossa democracia produziu COLLORS, SARNEYS, FHC, SERRAS, dentre outros, mas isso não levanta sequer a possibilidade de um retrocesso rumo a DITADURA MILITAR.

A escola é o MODELO de sociedade que queremos. Se não partir dela os princípios e premissas da DEMOCRACIA, inclusive conscientizando nossos aluno acerca do processo de escolha de nossos gestores educacionais, como nos apropriaremos do valor do voto para escolha dos representantes da nação, em todos os seus segmentos??

Dentre os 111 subsídios apresentados para debate e análise deste mesmo grupo, reproduzirei o número 76, para que todos tomem conhecimento e, sejam informados de que este foi um ponto IGNORADO pelo grande grupo:


76. Na relação entre os sujeitos e as instâncias de participação, a organização dos conselhos necessita conselho de educação fortalecido; função normativa como a de acompanhamento e avaliação da sociedade; discussão de políticas; A COMPOSIÇÃO DEVE REFLETIR A DIVERSIDADE DOS AGENTES E SUJEITOS POLÍTICOS DO CAMPO EDUCACIONAL; MANDATOS NÃO COINCIDENTES COM O OS GESTORES; PROIBIR QUE A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO SEJA EXERCIDA POR INTEGRANTES DO PODER EXECUTIVO;desenvolvimento da capacidade e o fortalecimento da função de conselheiro; na medida do possível, vincular a representação da sociedade a um fórum permanente (municipal, estadual ou nacional ) de educação.

NOTA: TODAS AS PRESIDÊNCIAS DOS CONSELHOS MUNICIPAIS, QUE DEVEM FISCALIZAR AS AÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL, SÃO OCUPADAS POR CARGOS DE CONFIANÇA!!


A elaboração dagrade curricular também foi um tema bastante discutido, e muitos DIRETORES demonstraram tota falta de conhecimento acerca da diciplina EDUCAÇÃO FÍSICA, a qual consideram apenas como recreativa, indo e encontro inclusive com o que orienta uma Lei Federal, para a prática de atividades físicas, orientadas por PROFISSIONAL HABILITADO. O fato é que, ao longo desses 7 anos, o município não criou condições para a realização desta atividade em nossas escolas, uma vez que, NÃO HÁ QUADRAS, NÃO HÁ ESPAÇO FÍSICO NA MAIORIA DAS ESCOLAS ADEQUADOS A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, e no Ensino Fundamental I não há sequer PROFESSOR. Eu, me nego terminantente a ensinar algo que não aprendi. É o jogo do: "eu faço que ensino, e tu faz de conta que aprende"!!!

Uma outra questão pautada na elaboração da Grade Curricular de Ensino, trata do ensino da disciplina de NOÇÕES DE TURISMO, substituindo uma aula semanal de Língua Portuguesa. Além desse agravante, esta proposta fere a Lei Orgânica do município de 2005, no Art. 84 Parág. V, que orienta para a valorização do HOMEM DO CAMPO, uma característica do município, que tem a maior parte de seu território na ZONA RURAL, com o trabalho dos pais de nossos alunos abastecendo muitas de nossas mesas.

O transporte escolar, merenda escolar, adequação dos prédios e construção de escolas também fizeram parte da discussão, que em alguns momentos tornou-se bastante acalorada, estendendo-se até por volta das 19 horas quando o horário previsto para a finalização dos trabalhos seria as 17 horas.


Os demais eixos temáticos, do total de 6, apresentaremos gradativamente, bem como a proposta elaborada por cada grupo, caso tenhamos acesso ao material construído coletivamente, diferente do que aconteceu na I Conferência, que até não se sabe o resultado, muito menos o efeito.

Embora a conferência tenha sido marcada por esta mácula, cabe nosso registro de louvor aos participantes e debatedores conscientes e independentes, que não defenderam interesses de grupos políticos, mas sim, da sociedade civil. Nosso muito obrigada aos educadores: Professora Rosiane Silva, Professor Edson, Professor Lenilson Batista, Professor Ricardo Vieira.
Parabéns!!
Vocês nos fazem acreditar que ainda é possível transformar o mundo através da EDUCAÇÃO!

terça-feira, 28 de julho de 2009

GOLPE DE MESTRE: PREFEITO DECLARA QUE CONVOCARÁ 40 PROFESSORES DO CONCURSO DE GRAVATÁ


Foto: Portal da Prefeitura
, durante discurso do gestor

Neste dia 28 de julho, aconteceu na quadra da Escola Prof. Antonio Farias, a abertura da Conferência Municipal de Educação, que realizar-se até amanhã no mesmo local, onde se pretende elencar as prioridades para a elaboração das políticas públicas educacionais, do município de Gravatá.
Durante a solenidade de abertura, o atual gestor municipal Ozano Brito Valença, surpreendeu a platéia ao anunciar a convocação de aproximadamente 40 professores, dos níveis I e II, aprovados no concurso de 2008.
A decisão do gestor se deu após diversas tentativas amigáveis de negociação, a partir de uma comissão que se organizou e buscou mobilizar outras pessoas que se sentem lesadas, no seu direito, de assumirem suas funções, asseguradas pela aprovação no concurso.
Desde o mês de janeiro, a comissão buscava dialogar com o executivo, sem sucesso. Em uma das ocasiões que se falou do concurso para o gestor, sua resposta foi categórica, registrada em ata, diante da Comissão do SINPRO-PE: "Não tenho obrigação de chamar ninguém[...] não faço nada sob pressão[...] se quiser colocar na justiça, falar com promotor, pode colocar..."
Curiosamente, a decisão do gestor se dá após veiculação de um carro de som nos principais pontos da cidade, convocando as pessoas para manifestarem sua insatisfação com essa situação, e a se organizarem para reivindicar seus DIREITOS.
Cabe aqui informamos que, o gestor mencionou apenas a convocação de professores. Acerca das demais funções, o gestor informou em "off" que todas as vagas disponíveis já haviam sido convocadas, no entanto, até o dado momento, não obtivemos nenhum DOCUMENTO que comprove a ação, como por exemplo, cópia do DIÁRIO OFICIAL com a relação dos convocados.

CASO VOCÊ, LEITOR SEJA UM DOS APROVADOS, OU CONHEÇA ALGUÉM, QUE NÃO FOI CONVOCADO PARA DESEMPENHAR SUAS FUNÇÕES, COMPAREÇA AO SALÃO 3 S NESTA QUARTA (29) AS 19 HORAS, PARA RECEBER ORIENTAÇÃO JURÍDICA, CASO NECESSÁRIO, A FIM DE QUE SEUS DIREITOS SEJAM RESPEITADOS!

LEMBRE-SE: QUEM VIVE DE PROMESSA, É SANTO!! VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ASSEMBLÉIA DO SINPRO-PE MOBILIZA CATEGORIA

Professor George - diretoria do SINPRO-PE























ASSEMBLÉIA REALIZADA NESTE SÁBADO, PARA ESCOLHA DOS DELEGADOS QUE PARTICIPARÃO DA CONFERÊNCIA NACIONAL, MOBILIZA PROFESSORES DE GRAVATÁ E DE OUTROS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PERNAMBUCANO


Um grupo de professores de Gravatá, Chã-Grande, Sairé e outros municípios do agreste e zona da mata pernambucanos, participaram da Assembléia Geral, realizada no último sábado, na sede do Sindicato dos Professores de Pernambuco, para eleição dos delegados que representarão a categoria na Conferência Nacional da Educação, que acontecerá em São Paulo nos dias 28, 29 e 30 de agosto, onde será discutido diversas questões pertinentes e concernentes ao trabalho realizado nas escolas públicas e particulares do país.


Os representantes eleitos por Gravatá, são as professoras Alexandra Tenório e Sunamita Oliveira, que se juntarão a mais 13 delegados vencedores após terem sido escolhidos democraticamente, mediante a composição de duas chapas, da qual, saiu vencedora a "Renovação e luta", apresentada pela atual diretoria do SINPRO-PE.


A luta continua companheiros/as!

UM PRESENTE DE AMIGA!!


Recebi este selinho como presente delicado da amiga Nádia Mara! http://lindas-flores.blogspot.com/

sexta-feira, 24 de julho de 2009

ORGULHO DE SER NORDESTINO!

Novas do Nordestinês

Enviado por Edson Hely Silva



Nordestino não fica solteiro, ele fica solto na bagaceira!
Nordestino não vai com sede ao pote, ele vai com a bexiga lixa!
Nordestino não vai embora, ele pega o beco!
Nordestino não diz 'concordo com você', Ele diz: Né issssso, homi!!!!
Nordestino não conserta, ele imenda!




Nordestino quando se empolga, fica com a mulesta !
Nordestino não bate, ele 'senta-le' a mãozada!
Nordestino não sai pra azarar garotas... ele sai pra quengar!
Nordestino não bebe um drink, ele toma uma!

Nordestino não é sortudo, ele é cagado!
Nordestino não corre, ele dá uma carreira!
Nordestino não critica os outros, ele manga!
Nordestino não conversa, ele resenha!

Nordestino não toma água com açúcar, ele toma garapa!
Nordestino não engana, ele dá um migué!
Nordestino não percebe, ele dá fé!
Nordestino não sai apressado, ele sai desembestado!


Nordestino não aperta, ele arroxa!
Nordestino não dá volta, ele arrudeia!
Nordestino não espera um minuto, ele espera um pedacinho!
Nordestino não é distraído, ele é avoado!

Nordestino quando está irritado com alguém que fica 'botando boneco', diz:
Homi largue de fulerage!
Nordestino não fica com vergonha, ele fica todo errado!
Nordestino não ouve barulho, ele ouve zuada!

Nordestino não xinga,ele esculhamba!
Nordestino não acompanha casal de namorados, ele segura vela!
Nordestino não rega as plantas, ele 'agôa' as plantas.

Nordestino não quebra algo, ele tora!
Nordestino não é esperto, ele é desenrolado!
Nordestino não é rico, ele é um cabra estibado!
Nordestino não é homem, ele é macho!
Nordestino não chama 'seu desalmado', ele grita 'infeliz das costa ôca!'




Nordestino não pede almoço, ele pede o di cumê
Nordestino não come carne, ele come 'mistura'
Nordestino não fica satisfeito quando come, ele enche o bucho!
Nordestino não dá bronca, dá esbregue!

Nordestino não fica com raiva, ele fica murdido!
Nordestino não casa, ele se amanceba!
Nordestino não tem diarréia, tem caganeira!
Nordestino não tem mau cheiro nas axilas, ele tem suvaqueira!
Nordestino não tem perna fina, ele tem dois cambitos!


Nordestino não é mulherengo, ele é raparigueiro!
Nordestino não joga fora, ele avua no mato!
Nordestino não exagera, ele conta gomerage!
Nordestino não vigia as coisas, ele pastora!

Nordestino não se dá mal, ele se lasca todo!

Nordestino quando se espanta não diz: - Xiiii! Ele diz: Viiixi Maria! Aff maria!
Nordestino não vê coisas de outro mundo, ele vê uns malassombros!



Nordestino não é chato, é cabuloso!
Nordestino não é cheio de frescura, é chei de pantin!
Nordestino não pula, dá pinote!
Nordestino não arranja briga, arranja intriga!
Nordestina não fica grávida, fica buxuda!

Nordestino não fica bravo, fica cá gota serena!
Nordestino não é malandro, é cabra de pêia!
Nordestino não fica apaixonado, ele arrêia os quatro pneus!





A todos unceis, quero dizer:

Cê é o colírio do meu ôiu.
Cê é o chicrete gαrrado nα minhα cαrça dins.
É αs mαionese do meu pão.
É o cisco no meu ôiu (o ôtro oiu - eu ten dois).
O rechei do meus biscoito.
A mαsstumαte do meu mαcαrrão.
A pingα cumel do meu buteco.

Nossinhorα!
Gosto dimαis dα contα docê.

Cê é tamém:
O videperfume dα minhα pintiαdêrα.
O dentifriço dα minhα iscovdidente.

Ói procêis vê,
Quem tem αmigos αssim, tem um tisôru!
Eu guárdêsse tisouro, com todo cαrin.
Do Lado Esquerdupeito.
Dentro do Meu Corαção!!!

AMO OCÊ PADANÁ!!!

_____________________________
NOTA DO EDITOR:

Embora sejamos rudimente perseguidos e vítimas de discriminação por parte de alguns preconceituosos, carregamos em nosso sotaque, nessa forma peculiar de nos expressarmos, a identidade de um povo espontâneo, que sente orgulho em ser o que é: brasileiros, nordestinos e pernambucanos.
É claro que este texto tratou com humor algumas falas de nossa gente, todavia, esta linguagem muitas vezes tratada com desdém e escárnio, é a representação legítima de um povo que mantém em suas origens a essência da alma brasileira - a língua TUPI, além da forte influência da cultura africana. NÃO SOMOS ANALFABETOS, NEM CANGACEIROS, NEM APENAS SERVENTES DE PEDREIRO. Temos problemas, como em qualquer outro lugar, semelhantes aos de qualquer outro estado, aliás, alguns temos o privilégio de não ter!
Acredite:
"Nóis sofre, mais nóis goza!!!"
Inté!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ontem, GRIPE SUÍNA. Hoje, GRIPE A. E amanhã, ...


Por Ricardo Campelo*


ASPECTOS GERAIS




Devemos entender porque essa gripe não é pacífica como a maioria das gripes que conhecemos hoje. Essa doença é provocada por uma outra linhagem de vírus, o H1N1. Ela deixou de ser chamada gripe suína por ter havido uma mutação no material genético do vírus ( RNA ) e passar a invadir células humanas. Como todo vírus de RNA, esse é altamente mutante e de elevado poder de contaminação. O nosso sistema imune por conta própria não consegue se impor a tempo de evitar a morte da pessoa.


TRANSMISSÃO

O vírus causador da doença em suínos por ser adquirido pelo homem através de contato direto com esses animais ou indireto através do ambiente. Além disso H1N1 pode ser transmitido entre os seres humanos. A transmissão pode se dá em ambientes fechados e com aglomeração, se houver a presença desse vírus. O contato com o ar contaminado ( vias aéreas ) e com objetos contaminados ( via bucal ) provocam a infecção e deve obrigar as pessoas a tomarem medidas cautelares diante dessa situação.

SINTOMAS

Os sintomas são muitos parecidos com os da gripe comum ( causada pelo vírus Influenza ): febre alta, dores musculares, coriza, tosse, fraqueza e raramente afeta os pulmões. Em alguns pacientes o quadro clínico pode ser agravado com a presença de náuseas, vômitos e diarréia, de uma repercussão significativa para o mesmo. Também podem ocorrer dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.


DIAGNÓSTICO
Só se consegue a certeza da presença isolando-se o vírus influenza tipo A, analisando amostras respiratórias dos pacientes, nos primeiros 4 a 5 dias ou até 10 dias em crianças.


PREVENÇÃO

Hábitos de higiene como lavar as mãos com mais atenção, principalmente onde estão as unhas, usar máscaras ( o melhor é em pessoas infectadas ) em locais privados de circulação natural do ar, são alguns exemplos de cuidados muito bem vindos. O consumo da carne suína, desde que bem preparada ( altas temperaturas ) não oferece riscos iminentes.

Algumas drogas antivirais estão sendo usadas na prevenção da doença, tentando impedir a replicação do vírus dentro do corpo humano. O resultado é a diminuição da agressividade da infecção. Para maior eficácia, é necessário começar sua utilização nos dois primeiros dias de sintomas. Por outro lado, o uso indiscriminado desses remédios pode induzir a mais mutações e a efeitos colaterais com riscos desnecessários.


O meio mais eficaz para a prevenção dessa doença é a vacina – composto que tem a função preventiva, não curativa. Ela já existe para os porcos e está em processo de produção para os humanos. Mas a vacinação não garante a plenitude de cura, uma vez que os vírus são mutantes, é possível prevenir-se dos vírus que já existem, mas não dos que estão por surgir através de mutações – mudanças no patrimônio genético dos vírus.


TRATAMENTO

É bem verdade que não houve e não há remédios para doenças de natureza viral. Todo medicamento conhecido através de propagandas atua de maneira sintomática, quer dizer, em relação a gripe, sobre a febre, as dores, a coriza, etc. Apenas os anticorpos tem esse poder de ação em nosso organismo. Os anticorpos são proteínas especiais que atuam numa linha interna de defesa do nosso corpo. O princípio que rege a produção dessas substâncias é de natureza genética, nutricional e metabólica.


CONSIDERAÇÃO

Os dragões não “cospem” fogo mais, os gladiadores estão presos nos filmes, os impérios foram derrubados. Hoje a humanidade deve temer os inimigos microscópicos, que são eles: vírus, bactérias e fungos. As bombas biológicas, as infecções hospitalares, as epidemias, por exemplo, são os maiores rivais da nossa espécie. Somos muito vulneráveis a eles e já ficou muito evidente que nesse tipo de guerra não é interessante nem vantajosa para a nossa espécie.

Os vírus são seres que parasitam exclusivamente o interior de um tipo de célula hospedeira, utilizando toda a maquinaria celular para a sua sobrevivência. Quando entram se reproduzem e matam a célula. Podemos dizer que eles são “OS PIRATAS DAS CÉLULAS”, pois invadem, saqueiam, destroem e evadem a célula deixando-a destruída.


Os vírus chegaram aqui antes de nós e se quisermos viver ainda mais teremos que conviver com eles. Os vírus ( que em latim significa veneno ) são equivalentes a armas inteligentes uma vez que atingem células específicas, células-alvo.


Alteração no equilíbrio do globo, através da exploração predatória da natureza, a busca por um desenvolvimento “insustentável” junto com os certos hábitos, certos valores e certas práticas de vida tem sido uma combinação extremamente perigosa para a vida em nosso planeta.


Proponho aqui uma reflexão sobre esse tema dentro de um contexto mais amplo e não apenas de forma específica, pontual, isolada. Não podemos compreender as epidemias, as pandemias como fator solitário dentro da sociedade. O homem é mais um componente de complexo sistema natural, afetando e sendo afetado simultaneamente. Ele não tem o direito de alterar o equilíbrio global, buscando interesses capitalistas-consumistas em detrimento de uma harmonia vitalícia. Agradeço a atenção de todos.


_________________________

*Ricardo Campelo de Albuquerque possui graduação com especialização em Ciências Biológicas. É professor da rede pública estadual, e da rede particular há 11 anos.

CHÁ BENEFICENTE EM PROL DO SERC


Dra. Delane Lins (madrinha),Prof. Sunamita Oliveira e D. Francisca Nogueira





O Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança, que atende uma média de 300 por mês, completou 15 anos de realização do Chá Beneficente neste dia 22 de julho, e reuniu grandes nomes femininos da sociedade gravataense.
Com o intuito de arrecadar fundos para manutenção de suas atividades terapêuticas, com diversos profissionais especializados, como Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Educadores e assistentes, dentre outros, o SERC atua há 21 anos na cidade de Gravatá, transformando as diferenças em estímulo e superação.
Durante o evento, foi divulgada a Indicação do Vereador Pedro Martiniano (PRN) para implantação do Serviço de Equoterapia na cidade, que atenderá todas as crianças co SERC e de municípios vizinhos, gratuitamente, em parceria com o Villa-Hípica e a prefeitura municipal.
O Chá acontece apenas uma vez no ano, mas o SERC funciona diariamente na cidade de Gravatá e em outras extensões. Quem quiser e puder, pode fazer doações e visitar as instalações da instituição, a fim de conhecer o brilhante trabalho realizado pela equipe.


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Indígenas brasileiros à frente de Galileu Galilei e Isaac Newton‏


(Agência SBPC) – Os indígenas brasileiros fizeram uma descoberta que Galileu Galilei ignorou e Isaac Newton chegou à mesma conclusão somente quase um século depois: que a lua é a principal causadora das marés. E que a pororoca, o fenômeno provocado por elas, em que as águas bravias do mar se chocam violentamente contra as de rios, como do Amazonas, dando origem a grandes ondas, ocorre próxima às fases da lua nova e cheia, conforme hoje se sabe e eles já descreviam em seus antigos mitos.

O pioneirismo dos índios brasileiros foi descoberto pelo o astrônomo Germano Bruno Afonso, professor visitante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). O especialista abordou este assunto nesta sexta-feira, 17, em uma conferência realizada durante a 61ª Reunião da SBPC em Manaus, AM.

Segundo o astrônomo, em 1632 Galileu publicou o livro “Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo: ptolomaico e copernicano”, em que afirma que a principal causa das marés seriam os dois movimentos circulares da Terra: o de rotação em torno de seu eixo, que ocorre todos os dias, e o de translação em torno do sol, que acontece anualmente, desconsiderando a influência da Lua. Somente em 1687, Isaac Newton demonstrou que a causa das marés é a atração gravitacional do sol e, principalmente, da lua sobre a superfície da Terra.

Porém, antes da publicação da obra de Newton, em 1614, o missionário capuchinho francês Claude d’Abbeville publicou em Paris o livro “Histoire de la mission de pères capucins en l’Isle de Maragnan et terres circonvoisines”. Na publicação, d’Abbeville narra suas observações do convívio por quatro meses com índios tupinambás, da família dos tupi-guarani, no Maranhão, perto da Linha do Equador.

Uma das anotações do missionário francês diz que “os tupinambás atribuem à lua o fluxo e o refluxo do mar e distinguem muito bem as duas marés cheias que se verificam na lua cheia e na lua nova ou poucos dias depois”. O que confirma o conhecimento por esses povos da relação entre as marés e as fases da lua muito antes das teorias de Galileu e de Newton.

Descobertas – No final da década de 1970, Afonso fez seu doutorado na França, onde teve acesso ao livro de d’Abbeville, em que o capuchinho francês menciona alguns nomes de constelações em tupi, tais como, “curuçá” (cruzeiro do sul), “seichu” (plêiades), “tuibaé” (velho) e “nhandutim” (ema). Ao analisá-los mais detidamente, constatou que as constelações tinham correspondentes em guarani, hoje, embora estejam separadas pela distância – em mais de três mil quilômetros – e pelo tempo, em cerca de quatrocentos anos. Baseado nessa descoberta, começou a estudá-las em todas as regiões do Brasil.

“Em outros países, essa disciplina, a etnoastronomia, é muito estudada. Já se sabe muito sobre os incas, maias e navajos, por exemplo. Mas sobre os índios brasileiros, não se conhece nada. Só é possível ampliar o conhecimento sobre eles em trabalhos de campo, porque não existe nada nas bibliotecas”, avalia o especialista, que fez outra grande descoberta ao justamente se embrenhar em um desses trabalhos de campo.

Em 1991, arqueólogos acharam às margens do Rio Iguaçu, no Paraná, onde estava sendo construída uma hidrelétrica, um material arqueológico que não conseguiram entender seu significado. Ao estudar a rocha vertical, o pesquisador identificou que se tratava de um instrumento de observação solar, conhecido como “gnômon”. “Ele tinha quatro faces talhadas para os pontos cardeais. Fui falar com os guaranis daquela região, para ver se aquilo tinha sentido para eles, e percebi que havia. Depois, encontrei instrumentos semelhantes em diversos outros locais do Brasil”, conta.

De acordo com o pesquisador, um dos principais objetivos práticos da astronomia indígena era sua utilização na agricultura. Por meio da observação da lua, eles sabiam, por exemplo, que há uma maior incidência de mosquitos na lua cheia do que na lua nova. Dados como esses poderiam ser úteis, por exemplo, para os órgãos de saúde no Brasil combaterem, hoje, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, determinando qual o melhor período para promover ações de dedetização.

Elton Alisson, da Assessoria de Imprensa da SBPC, para a Agência SBPC

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O QUE O JORNAL DO COMMERCIO NÃO DIVULGOU!


GRAVATÁ TEM UM DOS PIORES ÍNDICES DO IDEB



Durante uma reunião, ocorrida nas escolas no último dia 18 deste mês, todos, pudemos contemplar uma tabela impressa, apresentada por diretores e supervisores, com os resultados do IDEB do município.Os números são alarmantes, se considerarmos que outros municípios, de menor porte, obtiveram notas maiores. Não vamos discutir qual o critério utilizado por município A, nem município B. Vamos aos fatos. Gravatá, há dois anos, RETIROU da grade curricular, uma aula de Língua Portuguesa, disciplina onde se registra os menores índices, e substituiu por NOÇÕES DE TURISMO. Também diminuiu uma aula de Matemática por EDUCAÇÃO FÍSICA.
Embora seja uma disciplina obrigatória, esta deve ser ministrada por professorescom habilitação para esta prática, o que não acontece, por exemplo, no ensino fundamental I, cujos professores são LEIGOS. A matéria do JORNAL DO COMMERCIO, do último sábado, apresenta apenas uma das grandes discrepâncias e inversão de valores, que estão sendo propagadas pela cidade.

Acompanhem meu raciocínio, simples:
* Lecionar Noções de Turismo, para uma população de origem rual, em sua maioria, aponta para a falta de valorização para com nosso povo, com nossa identidade. Mostra o outro como superior, por ser este quem trás renda e benefícios para a cidade. Não trato dom desdém a importância de nossos visitantes, muito pelo contrário. Aqui, todos são acolhidos de forma inigualável. Mas, o que estamos discutindo, é a conduta da educação no município, no que concerne a transmissão de valores, de conhecimento, de resgate cultural, de auto-afirmação, de identidade. As politicas públicas e educacionais que não consideram fatores concernentes a identidade de seu povo, está fadada ao colapso, mais cedo, ou mais tarde, e quem arca com as consequencias é sempre o mais fraco, ou seja, O POVO.
É sabido que os criadores destas propostas têm seus filhos estudando nas escolas mais caras do ESTADO. Assistem a aulas de Língua Portuguesa (mínimo 6), Matemática(mínimo 5), além de Ciências Biológicas e Sociais, Língua Estrangeira, desde a 1 série, aula de computação, natação. Têm na merenda um cardápio variado, e, se não comem melhor é por falta de orientação, mas não de recurso.
Das 67 escolas que temos no município, boa parte se encontra na Zona Rural, mesmo que sejam escolas de base, pequenas. Mas, elas existem, e como o próprio nome sugere, são a BASE. Delas deve partir uma polica educacional séria, justa, que permita ao atual e futuro homem do campo, continuar vivendo lá, com DIGNIDADE. Isso é papel da escola!! Mas, como difundir esses valores, ensinando TURISMO aos nossos alunos? Como avançar no IDEB, com a redução de disciplinas que são o eixo da aprendizagem?
Ouve-se muito discurso e pouca (ou nenhuma) prática. Fala-se em estimular a produção de orgânicos, no entanto nossos alunos consomem PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E REPLETOS DE AGROTÓXICOS. Um projeto que sugere a implantação de merenda orgânica no município está engavetado. Nossas escolas estão caindo aos pedaços, porque os turistas não se hospedam em escolas!!
Não há QUADRAS para prática de esportes, não refeitórios, para que se alimentem com dignidade, não brinquedos para recreação, não há material paradidático suficiente para dar suporte ao professor... E antes que você diga que essa é a realidade do país, informo-lhe que GRAVATÁ só copia boas idéias, como essa, trazida de São Paulo, segundo vociferou o ex-atual gestor, de lecionar Turismo para nossas crianças!!!

Precisamos deixar a hipocrisia e os interesses pessoais de lado. O tempo urge! Pequenas ações, acertadas, modificarão nossa vida para melhor, enquanto cidadãos, povo, gente.
Já perdemos a identidade e, consequentemente, nosso envaidecimento, quanto ao clima da cidade, que há pouco tempo, teria sido eleito como aquele que melhor nos representa. Elegemos um plágio, que por mais belo que seja seu significado, continua sendo um plágio, o símbolo do Rio de Janeiro! Ensinamos para agradar um visitante, não para nos firmarmos enquanto cidadãos, conscientes, críticos, autônomos.

Qual o propósito disso tudo?

R E A J A !!


REMÉDIO AMARGO


Por Paulo Celso Villas-Bôas

Há aqueles que não acreditam em uma Amazônia altamente sustentável, outros se mostram reticentes com as Leis, existem aqueles que são radicais, que não admitem a ocupação da Amazônia por ninguém, quanto mais por pecuaristas ou agronegócios, usinas, fabricas.

Resumo do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre MPF e frigoríficos:


1 - Os frigoríficos comprometem-se a não adquirir gado bovino de fazendas:


a) que figurem nas listas de áreas embargadas e de trabalho escravo.

c) que tenham condenação judicial de primeiro grau, e até que esta não seja reformada pelas instâncias superiores, por invasão em terras indígenas, por violência agrária, por grilagem de terra e/ou por desmatamento e outros conflitos agrários.

d) que estejam causando lesão a interesses ligados à questão indígena, a comunidades quilombolas e populações tradicionais.

Eu sempre afirmo que: A raiz de todos os problemas somos nós mesmos. Nós é que precisamos mudar como povo, estabelecendo uma conscientização renovada sobre alguns conceitos como de preservação para com a conservação, o consumismo e do lixo que produzimos. Em síntese, e o que queremos para o futuro das gerações. No centro de toda estas discussões há uma questão a ser considerada como estratégica: o que devemos deixar para o futuro: um planeta melhor para nossos descendentes? Ou descendentes capazes de construir e manter um planeta melhor?

Paulo Celso VILLAS-BÔAS

Presidente da Fundação e Expedição VILLAS-BÔAS pelo Brasil.

Confiram esta matéria do Portal www.expedicaovillasboas.com.br

20 de junho - DIA DO AMIGO!

A letra da canção já diz que "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Não poderia deixar de registrar o carinho que tenho recebido de um amigo, o TC da PM Ricardo Santos, compartilhando com meus amigos pessoais, os amigos deste blog, enfim, com todos os amigos! Obrigada pelo carinho!


Um riso como um convite


O seu riso é um convite
Para um riso despojado
Nele está o palpite
De um momento inusitado.
O riso da Monalisa
O mundo todo correu
O seu riso sinaliza
O prazer que o saber deu.
Por você fraternalmente
Tenho um grande amor
Você dizer sinceramente
Você tem a singeleza da flor.
Frágil, bela e perfuma
Com forte simbologia
Que alegra uma jornada
Com paz, amor, dedicação, sabedoria e um poço de alegria.

Ricardo Santos. TC PM


Um presente novo ganhei


O seu riso de manhã
É um grande presente de Deus
Confesso dele sou fã
E a noite outro me deu.
Quando o seu nome leio
Na tela do computador
Corro logo com anseio
Para o riso encantador.
Ele propõe alegria
Descoberta, traquinagem
Despojado com harmonia
Traz uma bela mensagem.
Amo-lhe fraternalmente
O seu sonho do saber
Vou dizer bem simplesmente
Que amo muito você.
Boa noite, sucesso e paz
Alegria e amor
E nada em você é demais
Pois, é uma linda e divina flor.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Guardiões da memória


Enviado por Noel Villas Boas




por Maria Eugênia de Menezes e Rafael Balsemão

O sobrenome não deixa dúvida. Maurício Segall, Eliza Duque Estrada, Amélia Império e Noel Villas Bôas são herdeiros de ilustres personalidades da vida nacional. Carregam no DNA histórias de um pai, de um bisavô ou de um irmão que foram expoentes das artes, das letras e da antropologia.
A quinta personagem desta história é Tarsilinha do Amaral, homônima da tia-avó modernista.
Mesmo com tal ascendência, às vezes tudo parece conspirar contra esses paulistanos obstinados. Nem sempre eles são especialistas nas coleções que herdaram, não raro precisam brigar para conseguir o apoio de entidades ou do governo. Mas costumam ser movidos pelo afeto na árdua e prazerosa tarefa de preservar e divulgar o acervo de seus parentes célebres. A Revista abriu o baú dessas famílias na reportagem a seguir.



Maria do Carmo/Folha Imagem


Noel Villas Boas - filho do ilustre Orlando Villas Boas


Legado do sertanista

O cadeado no portão faz só figuração. Basta empurrar a corrente para entrar na casa, no Alto da Lapa, onde Orlando Villas Bôas (1914-2002) passou as últimas duas décadas de vida. Ultrapassada a soleira da porta, vislumbra-se uma sala com ares de museu, tamanha é a quantidade de sinais do trabalho do sertanista.
Quadros e fotografias sobem até o teto. "Mas já tiramos muita coisa", diz Noel, 34, filho caçula de Villas Bôas e responsável pela organização do acervo.
Em armários, guarda uma infinidade de documentos e a correspondência que Orlando manteve com personalidades do século 20, como Claude Lévi-Strauss, o rei Leopoldo, da Bélgica, e o marechal Rondon. "Meu pai tinha um ciúme dessas cartas", pontua. "Dizia que o Rondon só escrevia de próprio punho para os filhos e para ele."
Nesse número indefinido de páginas, escondem-se outros itens cobiçados por estudiosos. Em oito alentados volumes, escritos à caneta tinteiro, seus diários de campo trazem relatos originais dos primeiros contatos de brancos com tribos desconhecidas da Amazônia e registros da histórica expedição Brasil Central, que começou em 1943 e desbravou o interior do país.
Só de fotos, o indigenista guardou quase 6.000 imagens. "E cada vez que mexo no acervo vou achando coisas", revela Noel, formado em direito e filosofia.
Cerâmicas, redes, esteiras e flechas ocupam um imenso salão no quintal. Dos artefatos indígenas, porém, a coleção não chega hoje a um décimo do que Orlando e seus irmãos recolheram em expedições, já que ele mesmo doou muita coisa para museus.
Fato é que muito do patrimônio se perdeu e Noel vive hoje um dilema sobre qual destino dar ao legado do pai. Não vê sentido em guardar o acervo em casa e planeja criar um instituto para que tudo esteja aberto a consulta.
Descarta, porém, doar a herança para museus brasileiros. Já recebeu sondagens de instituições estrangeiras. "Se ficar aqui, em dez anos acaba. Acho [tirar o acervo do país] terrível. Mas não é culpa minha. É o próprio país que não se interessa."


________________________________
Nota do editor:
Não posso deixar de registrar a alegria que senti ao receber um e'mail de Noel Villas Boas, filho também ilustre de uma personalidade que tem sido meu referencial como ser humano e indigenista. Para mim, é uma grande honra poder manter viva e atualizada a memória de uma das maiores expressões de nobreza do ser humano, a vida e obra de Orlando Villas Boas.
- Noel, não posso mensurar se o prazer e alegria que senti foi igual ao que seu pai sentia, ao receber as cartas do Marechal Rondon, todavia, posso te garantir, a satisfação que sinto agora é incomensurável! Muito obrigada!!


quinta-feira, 16 de julho de 2009

XV CHÁ BENEFICENTE DO SERC -SERVIÇO DE ESTIMULAÇÃO E REABILITAÇÃO DA CRIANÇA


No dia 22 de julho, acontecerá mais um grandioso evento beneficente nesta cidade, em prol de uma grande instituição, o SERC, que atende a aproximadamente 300 crianças e adolescentes portadoras de necessidades específicas.
O SERC conta hoje com o apoio de 34 profissionais, entre Fisioterapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Psicólogos e Professores, e possui, além da sede, localizada na zona urbana do município, extensões nos distritos de Uruçu- Mirim, sítio Limeira, São Severino e CAIC.
Comno toda instituição filantrópica, o SERC necessita de doações e apoio da sociedade civil organizada para manter-se atuante.
Quem tiver interesse em participar e/ou colaborar com o Chá Beneficente, favor entrar em contato com a administração do SERC, através do telefone (81) 3533-1233 - falar com Dra. Ana Borges ou Dasdores.

TENTATIVA DE BOICOTE !!

Desde que iniciei este trabalho, independente, livre e informativo, diversos fatos aconteceram. Desde recados anônimos, caracterísitica dos covardes, até boicote neste blog, em forma de alteração da configuração. Para quem acessa o blog através do WINDOWS, percebe que algumas matérias estão sendo suprimidas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

EQUOTERAPIA: BEM MAIS QUE UM SIMPLES PASSEIO



PROJETO DO VEREADOR PEDRO MARTINIANO (PRB) SOLICITA A UTILIZAÇÃO DE CAVALOS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES




A Equoterapia foi reconhecida como método terapêutico em 1997 pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional e pelo Conselho Federal de Medicina. Este serviço hoje é oferecido no Batalhão de Cavalaria da Polícia Militar de Pernambuco, e envolve uma equipe composta por 14 profissionais: fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, pedagogo, professor de educação física, instrutor de equitação, auxiliar-guia e tratador. Segundo o tenente Gustavo Frederico Farias, responsável pelo serviço, há 170 inscritos na lista de espera. "O trabalho é reconhecido e muito procurado, inclusive por pacientes de estados próximos como a Paraíba e Alagoas", informa.

Aqui em Gravatá, o vereador Pedro Martiniano apresentou uma Indicação N.096/2009, em 05 de fevereiro, solicitando apoio da Prefeitura Municipal para a implantação deste serviço, através da Secretaria de Saúde, firmando parceria com o SERC (Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança), com a Villa Hípica, que dispõe de toda estrutura física necessária e adequada para este tipo de trabalho, e ao Presidente da Federação Equestre de Pernambuco.
A Indicação recebeu o apoio dos vereadores Elson Campos e Doca da Cavalhada, que sinalizaram positivamente, prometendo empenho para que este serviço torne-se Projeto de lei e assim, beneficie diversas crianças e adolescentes portadoras de necessidades específicas, não apenas do município, mas de outras localidades, devido a carência de serviços deste porte no estado.

Passados 05 (cinco) meses da aprovação desta indicação na Câmara Municipal de Vereadores, até o momento, o serviço encontra-se apenas no papel. Não houve nenhum contato ou sinalização do executivo para com este pedido, o que fez com que o Vereador Pedro Martiniano, buscasse alternativas para implementar o serviço de equoterapia na cidade.
Negociações são importantes e necessárias, bem como, firmar parcerias. Este projeto transcende questões partidárias. Estamos falando de seres humanos, que já nasceram com seus próprios desafios, a serem superados diariamente, não precisam mais de mesquinharia e pequinês na hora de executar uma ação que minimiza seus problemas, lhes garante mais autonomia e dignidade para viver.

Algumas pessoas fazem projetos para colocar na parede, ou simplesmente para dizer que fizeram. Este não é o caso. De acordo com o vereador Pedro Martiniano, ele não medirá esforços para que este serviço passe a funcionar na cidade o quanto antes, uma demonstração de que quando se quer, tudo é possível.

De minha parte, preciso registrar o quanto apoio esta proposta, bem como, coloco-me a disposição para divulgar, buscar parcerias e apoios. Quando esta Indicação se tornar Projeto, beneficiará, dentre muitas crianças, meu filho, portador da Síndrome de Down.

Minha torcida, apoio e luta!
_______________________
Fonte:
Jornal Diário de Pernambuco
07 de junho de 2009

sábado, 11 de julho de 2009

CONTRA VENENO DE COBRA, VENENO DE COBRA


Recado do Cheida*



O Paraná despeja no ambiente 40 mil toneladas, ou 40 milhões de quilos, de agrotóxicos por ano. Este veneno vai para as plantas, o solo, o ar, a água e para dentro do resto de seus habitantes.
O Estado é o segundo consumidor nacional desta nefasta mercadoria. E talvez, não por coincidência, o primeiro em número de câncer de fígado e pâncreas.
Aqui, nas regiões que plantam fumo, e aplicam veneno associado a sais e metais, o número de câncer em crianças, a depressão psíquica e o suicídio de jovens adultos, é maior que a média estadual. Talvez, não por coincidência...
A progressiva esterilização do solo; o aparecimento de novas pragas; a ressurgência das super-pragas; a redução da piscosidade dos rios e a contaminação do leite materno, são alguns exemplos de um modelo agrícola que, para vender mais, combinou máquina, agrotóxico e adubo químico.
Já passou da hora de buscarmos um outro modelo.
Entretanto, o agricultor não aplica veneno na propriedade porque é um delinqüente ambiental. Por que é cruel. Ele o faz porque esta é a lógica do modelo. E dizer a ele que, de agora em diante, não poderá mais usar estes produtos é deixá-lo com um peso na alma porque, mesmo ciente das conseqüências, continuará impregnando sua propriedade do mesmo jeito. Porque o mercado exige!
Ora, mas se é uma questão de mercado, vamos abrir um outro mercado: veneno de cobra se combate com veneno de cobra.
O Governo do Estado compra, para a merenda escolar, mais de 1 milhão de refeições por dia. Então, que compre aquelas feitas de produtos orgânicos!
Com isso, garante-se um mercado aos agricultores que converterem suas propriedades e, ao mesmo tempo, acena-se com mais saúde para nossas crianças.
Aliás, segundo a ANVISA, o residual de agrotóxicos permitido em um ser humano é calculado levando-se em conta o organismo de um homem de 60Kg. Mulheres e crianças estão fora.
Mais um motivo para começar pelas crianças.
Para quem pensa que não há produção, nos últimos 10 anos, no Paraná:
- O número de produtores de orgânicos saltou de 300 para 5.300.
- A safra de orgânicos pulou de 450 toneladas para 107.000 toneladas. Um aumento de 2.000%. A continuar os incentivos governamentais, projeta-se para o ano 2.018 uma safra de 2 milhões de toneladas.
Por tudo isso foi que eu, e os deputados Luciana Rafagnin e Elton Welter fizemos e acabamos de aprovar, na Assembléia Legislativa, projeto de lei que institui a obrigatoriedade da Merenda Escolar Orgânica.
Tem alimento orgânico para abastecer toda merenda escolar? Não.
Mas, contrariamente ao que poderíamos pensar, isso é bom. É sinal que a produção pode crescer porque o mercado existe.
Para se ter uma idéia, todo o feijão orgânico produzido no Estado, não chega à metade da demanda da merenda escolar.
- E os rio vai ficar limpo? – canta na orelha meu pernilongo de estimação.
- Vai dá pra ver o fundo – respondo, zunindo.
- Então vai dar peixe até debaixo d´água!
Mesmo sem entender do assunto, até meu pernilongo acerta na mosca.


Um forte abraço e até sexta que vem.

___________________________
Luiz Eduardo Cheida é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, foi prefeito de Londrina, secretário de Estado do Meio Ambiente, membro titular do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- CONVOCAÇÃO

Nesta segunda-feira, a partir das 8:00h , realizar-se-á a Pré-Conferência Municipal, com intuito de realizar a escolha dos delegados.
A participação de toda sociedade é extremamente importante, a fim de que nos firmemos enquanto DEMOCRACIA!
A referida Conferência contará com a participação de 200 (duzentos) participantes,sendo 180 (cento e oitenta) delegados e 20 (vinte) observadores, abrangerá toda área geográfica do município de Gravatá e contemplará todos os segmentos que compõe o sistema municipal de educação. Abaixo, os horários das eleições para delegados:
1. Servidores de escolas públicas municipais e estaduais - 8:00h
2. Grêmios estudantis - 9:00h
3. Conselhos escolares - 9:30h
4. Sociedade civil - 10:00h
5. Escolas particulares - 10:30h
LOCAL: ESCOLA AMENAYDE FARIAS

quinta-feira, 9 de julho de 2009

SÓ É ÍNDIO QUEM OPTA POR SER!


Liana Utinguassú - Porto Alegre

Recentemente, visitei a Aldeia Sucupira, do Povo Xukuru do Ororubá, e ao retornar, postei em minha página do orkut, algumas imagens que registrei do Toré. Uma amiga fez o seguinte comentário, abaixo da foto: "Nem parecem índios de verdade"!

O comentário dessa amiga poderia ser um precedente ou excessão, mas, lamentavelmente, é mais comum do que se imagina. De acordo com o Cacique Marcos Xukuru, em entrevista ao Informativo do Deputado Isaltino Nascimento (PT - PE), "é fundamental se discutir a educação indígena nas escolas do Estado (e municípios) assim como a educação Afro-brasileira. Muita gente nem sabe que existem índios em Pernambuco".

Os livros didáticos ainda são os grandes responsáveis pela propagação dessa imagem esteriotipada do índio brasileiro, que é apresentada as crianças nas séries iniciais, muitas vezes uma imagem folclórica. Boa parte das informações são/estão desencontradas e ultrapassadas. Mas, não há tempo para chorar o "leite derramado".

Alguns profissionais da educação (nos quais me enquadro), embora não sejam "tecnicamente" índios, são mais do que simpatizantes da causa, são conscientes de que "a sabedoria milenar dos povos indígenas revela um carisma original, manifestado em outras formas de aprendizagem, da criação de brinquedos, flechas, danças, vestes, pinturas, mitos, línguas, sons, habitação, o índio, ícone da vivência holística, uma rara folhagem, manifestação das raízes mais profundas da tradição brasileira de educar, mosaico da identidade e formação da cultura nacional, da indigenidade, americana e latino-americana" (HUTTNER, E.)

A partir desta compreensão, nos empenhamos na implantação de políticas educacionais que abranjam esta temática, não apenas como tema transversal, mas como disciplina da grade curricular, a fim de que toda essa riqueza possa ser (re)conhecida, de direito, como determina a Lei Federal 11.645/08, e de fato!

Em outras matérias deste blog, já discutimos o tema miscigenação, e apresentamos aqui as constatações acerca do processo de colonização que se iniciou aqui pelo nordeste brasileiro. Nossos índios foram os primeiros a receber e perceber os impactos da chegada dos europeus.
Mas, o tempo urge, como bem diz minha amiga Liana Utinguassú. Se os livros didáticos não facilitam a grandiosidade do ser índio, buscaremos outros meios de fazer com que as informações certas cheguem até nossos estudantes.

Neste trabalho, a internet tem sido uma ferramenta muito útil. Como disse em outro texto, tive oportunidade de "conhecer" (virtualmente) muitos parentes índios, e tive uma recepção maravilhosa por parte deles. A proposta que apresentei foi aceita de por eles, de contar suas histórias e de seu povo, como protagonistas, colocando as questões da atualidade. Hoje não existem mais portugueses, holadenses e espanhóis "colonizando" o Brasil, todavia, os problemas de nossos irmãos não cessaram, muito pelo contrário. Os algozes apenas mudaram de nacionalidade e status. Os bugreiros hoje vestem paletó e gravata, andam de carro importado e são pagos, boa parte deles, com dinheiro público!

Já apresentamos a história de pelo menos 03 parentes, bem como, suas artes e o trabalho que realizam na divulgação de sua cultura.

Continuaremos essa abordagem sobre o "Ser índio", mas por ora, quero lhes apresentar MEUS PARENTES, IRMÃOS E AMIGOS.


Yamalui Bambán Meninaku - Mato Grosso (Xingu)
Marcelo Guarani Werá Djekupé - Espíto Santo - etnia Guarani


Meu querido irmão e amigo Tupã Nembo' aguaraviju (Paraná - etnia Avá Guarani - meu professor de guarani)


Leonardo Werá - Santa Catarina


Fidelis Baniwa - Amazonas


Nação Xukuru do Ororubá - Pesqueira - PE



Some-se a estes, os nomes dos amigos Txydjo Euraktan Siqueira, da etnia fulni-ô, e atualmente reside no Rio de Janeiro, divulgando seu trabalho como artista plástico, Poran (Tanielson), cuja história apresentei aqui, Bu'u Kennedy, Hutinho Parawanim, Denilson Baiwa, Mawapey Kaxinawa.
Nosso trabalho está apenas começando. Como já disse: "A história dos índios contadas pelos próprios índios. Até que enfim"!!


Até a próxima!


terça-feira, 7 de julho de 2009

COM A BOCA NO TROMBONE!!!!

CARTA DE LEITOR:

Prezada Sunamita,

Gostaria de solicitar a você como voz do povo que divulgasse o conteúdo desse e-mail. É um absurdo o que está acontecendo em relação ao concurso público 2008 que foi realizado em Gravatá pelo antigo gestor. Dia 3 de julho do corrente ano, fez 1 ano de homologação do concurso.

Eu fiz o concurso para professor e de acordo com edital foram oferecidas 36 vagas sendo 6 de imediato e 30 de cadastro de reserva. Tendo em vista que o cadastro de reserva assegura para o concursado que não haja contratações ilegais quando existiu o concurso e este ainda está em validade. O atual gestor chamou 8 pessoas e o restante ficou a ver navios mesmo existindo vários contratos. Para camuflar esta situação esses contratos estão distribuídos pela zona rural, tais como: Engenho Palmeiras, Cotunguba, Sítio Caetano, Avencas, São Severino, Limeira, Riachão do Carangueijo, Locas, Camocim e ainda na zona urbana na escola John Kennedy. Mais uma vez estamos sendo enganados. Ficou claro que concurso público, mesmo sendo a forma mais justa de ocupar um cargo público (sem nepotismo), ainda temos que lutar por direitos adquiridos com nossos méritos.


________________________

Nota do editor:

Este blog é um veículo de comunicação democrático, que sempre esteve aberto para expressar a opinião dos cidadão gravataenses ou de qualquer brasileiro (ou não!!).

Com a palavra, o gestor!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails